Carro - Robot

AlmaMater

Power Member
Boas.. apenas para partilhar o projecto que me deu para fazer :D

Trata-se de um carro comandando através do computador... nesta fase vai ser através de um cabo USB e com uma placa (com um PIC) e futuramente queria implementar RF com os módulos da Telecontrolli:

Placa que vai controlar os Motores:
IMG_1977.jpg


Chassis depois de cortado, fiz neste formato:
IMG_1978.jpg

IMG_1979.jpg


A testar a posição das coisas:
IMG_1980.jpg

IMG_1981.jpg

IMG_1982.jpg

IMG_1983.jpg

IMG_1984.jpg


Fiz estes suportes para colocar a placa USB e vai levar mais uma por baixo para fazer as ligações dos fios todos:
IMG_1986.jpg


IMG_1989.jpg


Mais recente até agora:
IMG_1990.jpg


Abraço
 
parabens! tas a andar bem :D

um conselho, nao compres os modulos da tellecontroli! eu comprei uns (30 e tal euros) e passado uns tempos simplesmente deixaram de funcionar....depois comprei outros que fazem exatamente a mesma coisa por menos de 10€

no entanto, caso tenhas € para isso, aconselhava-te os xbee :) sao mais caros....mas valem a pena :)

cumps
 
um bocadinho lento (penso eu....:D)

mas tás a andar bem ;)

lol está só a 4.5v senão os motores n duram muito segundo a Tamiya e tem tb a ver com a placa que o ideal seriam 6v.. mas para já está assim!


P.S. A velocidade estava a metade! Posso sempre meter no máximo :) e anda mais! foi apenas para testar, agora tenho de fazer a minha aplicação para o controlar como deve de ser :)


Thanks
 
Última edição:
Boas!

Antes de mais, está muito bom! :)

Podes dizer-me que placa é que usas para controlar os motores? É uma arduino? Consegues programa-la ou apenas recebe e processa os sinais que mandas do pc?

Desde já obrigado.
 
Boas!

Antes de mais, está muito bom! :)

Podes dizer-me que placa é que usas para controlar os motores? É uma arduino? Consegues programa-la ou apenas recebe e processa os sinais que mandas do pc?

Desde já obrigado.

Exacto.. apenas processa.. Não é a arduino. Esta tem um PIC embutido e recebe os sinais.. pode tb enviar e receber sinais digitais (util para sensores por exemplo) :)
 
Para controlar via wireless aconselho os xbee sao e um pouco caros mas compensam sao muitos bons tambem os uso para trasmisao de dados :)
 
Pois, já tive a ver umas coisas sobre isso... no entanto tenho praqui uns da Telecontrolli mas sinceramente não sei ainda como se ligam
Bem esses supostamente devem ser igual ao xbee assim por alto o que estou a utilizar e para enviar dados e receber e assim ligo o modulo da xbee atraves de portas seriees onde ligo depois a uma memoria num outra placa a parte e dificil explicar :(
 
os da telecontroli tem um mal, nao sao "transceivers", ou seja....nao sao emissor e receptor no mesmo modulo tal como os xbee...

tinha uns da telecontroli mas deixaram de funcionar de um momento para o outro...agora vou comprar uns RFM12-868D da HOPERF que sao transceivers tal como os xbee, mas muito mais baratos...até mais baratos que os da telecontrolli ;)
 
e passado tanto tempo resolvi testar isto com o módulos da telecontrolli:

[video=youtube;onAr4orPLtM]http://www.youtube.com/watch?v=onAr4orPLtM[/video]

é mesmo só para testar os módulos, os motores usados são mesmo barulhentos e nada de especial, pois 1 anda mais do que o outro :| mas consegui fazer o queria
 
Back
Topo