1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Carro - Robot

Discussão em 'Electrónica' iniciada por AlmaMater, 19 de Março de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 3961)

1. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Boas.. apenas para partilhar o projecto que me deu para fazer :D

Trata-se de um carro comandando através do computador... nesta fase vai ser através de um cabo USB e com uma placa (com um PIC) e futuramente queria implementar RF com os módulos da Telecontrolli:

Placa que vai controlar os Motores:

Chassis depois de cortado, fiz neste formato:

A testar a posição das coisas:

Fiz estes suportes para colocar a placa USB e vai levar mais uma por baixo para fazer as ligações dos fios todos:

Mais recente até agora:

Abraço

2. dj_fifas

dj_fifas Power Member

parabens! tas a andar bem :D

um conselho, nao compres os modulos da tellecontroli! eu comprei uns (30 e tal euros) e passado uns tempos simplesmente deixaram de funcionar....depois comprei outros que fazem exatamente a mesma coisa por menos de 10€

no entanto, caso tenhas € para isso, aconselhava-te os xbee :) sao mais caros....mas valem a pena :)

cumps

3. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Última edição: 21 de Março de 2009
  4. vieguinhax

vieguinhax Power Member

Está brutal, agora tens de avançar para a segunda parte, que é remoto :p

Ah, onde é que esta gente vai buscar tantos conhecimentos :rolleyes: ?

5. dj_fifas

dj_fifas Power Member

um bocadinho lento (penso eu....:D)

mas tás a andar bem ;)

6. AlmaMater

AlmaMater Power Member

lol está só a 4.5v senão os motores n duram muito segundo a Tamiya e tem tb a ver com a placa que o ideal seriam 6v.. mas para já está assim!

P.S. A velocidade estava a metade! Posso sempre meter no máximo :) e anda mais! foi apenas para testar, agora tenho de fazer a minha aplicação para o controlar como deve de ser :)

Thanks

Última edição: 23 de Março de 2009
  7. VR1

VR1 Power Member

Boas!

Antes de mais, está muito bom! :)

Podes dizer-me que placa é que usas para controlar os motores? É uma arduino? Consegues programa-la ou apenas recebe e processa os sinais que mandas do pc?

Desde já obrigado.

8. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Exacto.. apenas processa.. Não é a arduino. Esta tem um PIC embutido e recebe os sinais.. pode tb enviar e receber sinais digitais (util para sensores por exemplo) :)

9. fabiomelo

fabiomelo Power Member

Para controlar via wireless aconselho os xbee sao e um pouco caros mas compensam sao muitos bons tambem os uso para trasmisao de dados :)

10. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Pois, já tive a ver umas coisas sobre isso... no entanto tenho praqui uns da Telecontrolli mas sinceramente não sei ainda como se ligam

11. fabiomelo

fabiomelo Power Member

Bem esses supostamente devem ser igual ao xbee assim por alto o que estou a utilizar e para enviar dados e receber e assim ligo o modulo da xbee atraves de portas seriees onde ligo depois a uma memoria num outra placa a parte e dificil explicar :(

12. dj_fifas

dj_fifas Power Member

os da telecontroli tem um mal, nao sao "transceivers", ou seja....nao sao emissor e receptor no mesmo modulo tal como os xbee...

tinha uns da telecontroli mas deixaram de funcionar de um momento para o outro...agora vou comprar uns RFM12-868D da HOPERF que sao transceivers tal como os xbee, mas muito mais baratos...até mais baratos que os da telecontrolli ;)

13. AlmaMater

AlmaMater Power Member

e passado tanto tempo resolvi testar isto com o módulos da telecontrolli:

[video=youtube;onAr4orPLtM]http://www.youtube.com/watch?v=onAr4orPLtM[/video]

é mesmo só para testar os módulos, os motores usados são mesmo barulhentos e nada de especial, pois 1 anda mais do que o outro :| mas consegui fazer o queria

14. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Este é o meu mais recente projecto.. o GR2:

[video=youtube;pGsZp1Bmp0U]http://www.youtube.com/watch?v=pGsZp1Bmp0U[/video]

Partilhar esta Página