1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Carro solar

Discussão em 'Electrónica' iniciada por tommy v., 22 de Setembro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 9047)

1. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Bem estou agora no 12º ano e em Area projecto uma das coisas que vou ter de fazer e um carro movido a energia solar.

O que temos é o seguinte
    Um motor de uma carro telecomandado que funciona com 4pilhas AAA

E agora precisamos de células fotovoltaicas, mas o problema e onde comprar a a potencia que e necessária.
    Se o motor anda "ligado" a 4 pilhas um painel de 12v chega?

E entre o painel e o motor precisa de haver algum conversor de corrente ou pode-se ligar directamente?

Cumps:)

2. BigPT

BigPT Power Member

4 pilhas a 1,5V cada dá 6V. Precisas apenas de um painel solar de 6V ou converter o de 12V para 6V.

3. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Então se tivermos um painel solar de 12v e 200Ma basta ligar a um conversor para 6v e ligar ao motor?

Já agora se usarmos um painel de 6v, podemos em vez do conversor usar só diodos?

4. timber

timber Zwame Advisor

Diodos constituem um conversor. Além disso para que quererias os diodos? Os diodos geralmente servem para rectificação e aí a tua fonte de energia já era contínua.

5. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

A ideia dos diodos veio de um site onde tinham um projecto semelhante e o material deles foi o painel o motor e 2 diodos.

Então se o painel for de 6v, pode ser ligado directamente ao motor, e se for de 12 iríamos precisar de um conversor?

E outro problema e que não sabemos a potencia do motor, mas em principio deve rondar os 2v pelo que tenho visto na net.Mas como ele funcionava com 4 pilhas não sei se é correcto dizer que é de 6V

Pelas contas da formula P=I*V, se o painel fosse de 12v e 200Ma iríamos ter 2.4W, o suficiente para o carro.

Ja agora, que lojas recomendam para comprar este material, andei a ver pela leiritronica mas se souberem mais digam sff.

edit: se pusermos um adaptador destes e em vez do isqueiro ligássemos o painel? Daria para regular para 6V um painel de 12?

Edit2:

Se as 4 pilhas são 1.5v e se forem de 2000Ma a potencia do motor vai ser 3w? O que acontece se por exemplo receber 4? Há risco de queimar?

Última edição: 23 de Setembro de 2008
  6. BigPT

BigPT Power Member

Se o carro é de 6V tem de ser ligado a essa tensão senão corres o risco de o queimar. O adaptador que falas até dá para o que pretendes, mas não seria mais facil procurares um esquema para fazer essa conversão?
    O painel solar em questão é de origem 12V ou vais montar um por células solares individuais?

7. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

O painel vai ser de 12V com 200Ma de tensão, andamos é em duvida entre as lojas em que comprar.

E agora andamos com ideias de dividir isto por 2 motores:D

Eu não percebo nada de electrónica:D, mas esse esquema que falas é o que?

8. olá nós somos um grupo de área de projecto do 12º ano. o nosso projecto consiste em meter um carro (do tamnho de um carro telecomandado) movido a energia solar. Estamos com os seguintes problemas:

- existem painéis fotovoltaicos de 12v?
    - onde se compram?
    - caso não existam painéis de 12v,tendo 3 motores de 12v quantos painéis serão precisos para mover o carro?
    - caso existam os tais painéis quais as suas dimensões?

Agradeciamos uma resposta pois estamos a precisar de ajuda..obrigado

9. BigPT

BigPT Power Member

Os paineis solares normalmente são constituídos por varias células. As células juntas formam um de 12v. Que esquema necessitas?

- Existem varios tipos de paineis, existem de 12v.
    - Eu comprei uns a uns anos pelo ebay.
    - 3 motores de 12v, precisas apenas 1 de 12v(isto se os motores tiverem em paralelo.), pode é nao fornecer potencia suficiente, depois podem sempre por mais de 12v e ligar em paralelo.
    - O tamanho depende da potencia que precisas ter 12v de varios tamanhos.

10. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Isso não vai funcionar, se tiverem exclusimante um painel e um motor...

Tenho aqui um motor minorca de 12V e muitos rpm (3500 acho) de 2cm de diametro e 3cm de comprimento que puxa 0.8A quando está parado e 300mA com uma roda em cima duma mesa, e o motor a andar as voltas...

Para este motor tinha que ter um painel de 3.6W, com um condensador para dar os 0.8A no inicio, e estar sob a luz solar directa.

EDIT: um painel de 3.6W mede praí 20*20cm...

Cumps

11. darkbullet

darkbullet Power Member

uma pequena correcção, o vosso carro usa 4 pilhas de 1,5V mas não são 6V!!! vocês têm as coisas na mão podias medi-las em vez de atirar postas ao ar... se têm o carro na mão porque não pegem num multimetro e medem a tensão aos terminais do suporte das pilhas?

o carro é alimentado a 3V, pois aspilhas estao ligados em serie e em paralelo para aumentar a autonimia, e nao apenas em serie.

e como é claro se queremligar as celolas fotovoltaicas não vao alimentar apenas o motor, logo a tensão do motor nao interessa, o que interessa é tirar as pilhas fora, soldar os fios e alimentar o carro a 3V, e corrente ser pelo menos a minima necessaria para o carro funcionar, mais uma vez, nada como pegar no carro por umas pilhas e medir a corrente que consome...

12. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Ok obrigado pela explicação. Vamos então arranjar um multímetro e medir.

Só não percebi o que queres dizer com "não vao alimentar apenas o motor, logo a tensão do motor nao interessa",

Segundo o que dizes apenas precisamos de fornecer 3v,(ou o que for medido com o multímetro), ao motor?

13. Pedro82

Pedro82 Power Member

Vou meter aqui a minha "colherada", sendo um leigo em electrónica, mas que sempre apreciou os amigos que faziam brincadeiras com ela :)

A minha proposta (talvez seja mais questão...) é:

Não é possível usar as pilhas como baterias de automóvel que seriam recarregadas pelo painel solar? Assim a potencia fornecida ao motor seria constante e o carro poderia andar à sombra sem perder potência...

Peço desculpa se estou a dizer alguma asneira :)

14. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Isso de facto funciona. Mas é preciso carregar decentemente as pilhas, senão elas estragam-se.

Cumps

15. antes de mais queriamos agradecer a resposta que nos foi dada, mas mesmo assim ficamos com algumas dúvidas:
    - qual o tamanho mais pequeno de 12v?
    - se não for incomodo queriamos tambem saber por quanto rondam os preços dos paineis solares de 12v(dos mais pequenos, visto que para o nosso carro nao convem que sejam muito grandes..
    mais uma vez obrigada ficamos a espera de resposta

16. boas, o meu grupo tambem tem um projecto similar, já que alguns querem seguir carreira nas energias alternativas enquanto outros na possibilidade de ir para engenheiros mecanicos. em base queriamos exactamente fazer o mesmo, comprar um painel solar, mas tambem tivemos outra ideia, porque nao usar os paineis solares daqueles candeeiros de jardim pequenos? nao ficariam mais em conta? serao faceis de intregrar num carro telecomandado?

sao algumas das nossas questoes que gostariamos que se alguem soubesse nos informar ficariamos agradecidos

Cumps

17. Mach4_PT

Mach4_PT Power Member

Tens de medir a tensão em circuito aberto e a corrente em curto circuito desses paineis solares para veres se te dão energia suficiente para por o carro a andar.

18. Boas!

Estou pela primira vez aqui no fórum.

Estou a dar uma ajuda a uns míúdos que estão a iniciar um projecto semelhante, com o carro a ser construído em roofmate, para se tornar leve.

Vão utilizar motores de 2v e painéis também de 2v e 500ma.

Estão a pensar ligar directamente os panéis ao motor, será que resulta?

Já se sabe que dessa forma não há armazenamento, será produzir/consumir.

Têm mais que um painel solar, saerá que podem acopular mais que um para melhor resultar o andamento do motor? Se sim, como ligar os painéis entre si?

Ressalvo que não percebo nada de electrónica.

Caso interesse a alguém, posso saber onde foram comprados motores e painéis. Sei que foi em Braga e enviaram à cobrança. Posso saber o nome da loja.

19. WindWalker

WindWalker Power Member

E qual é a corrente nominal/rotor parado dos motores?

O melhor é medir a tensão em circuito aberto ("sem nada ligado") e a corrente de curto circuito (curto-circuito directo com um multímetro que suporte a corrente de curto circuito)

Depende da intensidade solar e das características/carga dos motores.

Depende de se a necessidade for de mais tensão (ligação dos painéis em série) ou de mais corrente (ligação em paralelo). E para saber isso é preciso conhecer as características dos motores e dos painéis.

20. Obrigado pela ajuda.

Amanhã vou tentar trazer esses dados sobre motores e painéis

Partilhar esta Página