Cartão Matriz - Caixa Geral Depósitos

Shelter

Power Member
Nem sabia onde colocar este tópico...

Com certeza alguma parte ou grande parte do forum tem CGD, como sabem o serviço de Caixa directa conta agora com o famoso cartão Matriz, bemm isto é cá um cartão que é qualquer coisa de fascinante.

Quando ouvi falar do cartão eu até disse cá para comigo, porreiro vai ter uma senha tipo Millennium BCP, assim ainda temos mais alguma segurança, até a senha é pequena e tal facil de decorrar e nem é preciso andar com papeis.

Quando abro a carta e vejo aquele maravilhoso um cartão, do tamanho de um cartão multibanco, eu cá penso, "cartão novo nesta altura do ano?" Quando começo a ler ve-se é o famoso cartão Matriz.

Oba, oba chegou vamos la ver como é ... quando começo a descolar o cartão da carta, e o viro, bem acho que voltei uns anos atrás ou acho que ganhei o euromilhões, não é que o famoso cartão matriz não é nada mais que uma matriz 8*9!!!!!

Ora bem 72 códigos diferentes, nada mau.
Ao que agradeço á CGD pelo cartão, afinal em vez de decorar uma senha prai de 7 digitos vou ter que usar um cartão 8*9 (EDITED: 8*9*3 = 216 [parece que sei fazer contas :007:]), para fazer as operações normais que se costuma fazer.

Eu pergunto não fica mais inseguro assim? Se perder o cartão como é a segunda via?

Além de outras perguntas... estas pessoas além de facilitar complicam

:kfold:
 
Talvez ficasse melhor no geral

Mas um dia destes tava aqui na boa quando o meu Pai me diz que chegou uma carta da CGD que devia ser o cartão matriz...e eu do género WTF? nem sabia que ia mudar.

Tenho ali bem guardadinho.. não sei se isto é paranóia deles ou que é.. quer dizer já deve ser bem díficil entrar na tua conta e depois adivinhar 2 dígitos à toa do número de contribuinte(para realizar quase todas as operações)??! Para mim era mais do que seguro..

Agora um cartão todo pipi.. com códigos personalizados, bem deve ser mais seguro de certeza.. mas não havia grande necessidade IMHO

E essa questão da segunda via.. também me interrogo o mesmo..

Cumps
 
este tem uma segurança muito superior, partindo do principio que conseguiam fazer o log in, o mais fácil seria arranjar o nº de contribuinte (digo eu... há pessoas que até o deixam espalhado pela net em curriculos e coisas assim...)

segunda via não me parece que haja, se perderes eles devem emitir logo um diferente e muda os códigos todos
 
acho q convinha era leres tudo até ao fim. o cartão só serve para fazer a validação que fazias anteriormente com o nipc. acho que será mais dificil alguem ter acesso ao cartão matriz do que ao nipc. ou não será??
além disso eu pergunto: com dezenas de bancos em portugal, porque não experimentam outros em vez de estar sempre a bater no ceguinho. e ás vezes o ceguinho até vê mais que muita gente que não o é...
 
acho q convinha era leres tudo até ao fim. o cartão só serve para fazer a validação que fazias anteriormente com o nipc. acho que será mais dificil alguem ter acesso ao cartão matriz do que ao nipc. ou não será??
além disso eu pergunto: com dezenas de bancos em portugal, porque não experimentam outros em vez de estar sempre a bater no ceguinho. e ás vezes o ceguinho até vê mais que muita gente que não o é...

lá está, onde é que usas o numero de contribuinte?
Em quase tudo, pelo menos a meu ver uso em tudo, ou para transferir, ou carregar telemovel, ou efectuar pagamento.
Acho que te devias de informar melhor:joker:
 
Realmente, até gostaria de saber quais são os bancos melhores, de uma forma geral e para clientes particulares, que a CGD. Só se for para pagar taxas por tudo e por nada.
Mas tenho de admitir que a Caixa já foi melhor em algumas situações.
 
lá está, onde é que usas o numero de contribuinte?
Em quase tudo, pelo menos a meu ver uso em tudo, ou para transferir, ou carregar telemovel, ou efectuar pagamento.
Acho que te devias de informar melhor:joker:

sinceramente, ou é da hora e eu não percebo nada do que dizes ou tu não percebes nada do que eu digo. então tu reclamas que o sistema do cartão não te segurança e afinal andas a dar o teu nº de nipc aí por todo o lado. achas que validação pelo nipc é seguro que pelo cartão matriz que só serve para aquilo mesmo e não tens que o dar a ninguém para mais nada?
 
Nao percebo sinceramente qual e o stress deste pessoal

Tambem tenho conta na caixa o cartao matriz a meu ver e uma segurança acrescida alia nem o levo na carteira, se estou na rua posso fazer tudo por multibanco porque raio hei-de levar o cartao comigo?

A nivel de segurança e excelente e dá mto geito mesmo, por isso nao compliquem se pensarem bem veem nao e assim tao mau alias ate tornou o sistema ainda mais seguro´

E tem outra coisa so usa quem quer, se nao quiserem teem um menu para o desactivar e continuam como antigamente o que querem mais?
 
Não é stress nenhum, estamos simplesmente a discutir isto :)

E se dá para desactivar e voltar ao sistema antigo (nem sabia), óptimo então

Cumps
 
Nem sabia onde colocar este tópico...
Ora bem Shelter, quando li teu tópico pensei k tivesses alguma duvida, afinal não, vieste á zona errada ter um desabafo, GERAL, poderia ter sido um sitio onde colocar esta threath, contudo dizes coisas engraçadas.

Com certeza alguma parte ou grande parte do forum tem CGD, como sabem o serviço de Caixa directa conta agora com o famoso cartão Matriz, bemm isto é cá um cartão que é qualquer coisa de fascinante.
Por acaso é fascinante.. falando ao nivel de segurança...

Eu pergunto não fica mais inseguro assim? Se perder o cartão como é a segunda via?
Inseguro? tu proprio falas em 8*9*3 = 216 digito, como falas em insegurança?
Se pensares bem, quando fizeres uma operação, teras que introduzir o NIF (como fazias), e ainda teras que completar 3 dígitos. 3 em 216.
Custa-me que haja algum hacker k consiga efectuar algum pagamento com o teu cartão assim, visto que terá que completar 3 digitos e tera 10*10*10=1000 combinaçoes possiveis.
Com a agravante k só terá duas hipoteses...


Além de outras perguntas... estas pessoas além de facilitar complicam
Não vejo onde tá a complicação, podes deixar a tua conta apenas com um nivel de segurança...(NIF), mas depois quando te desaparecer uns trocos, não venhas cá criticar que o sistemas é facil de violar...
Tanto quanto sei, o CGD foi a primeira e unica plataforma bankink electronica portguesa considerada a mais segura da europa, e até ao momento nunca ouvimos falar de pessoas lesadas..

O mesmo já não acontece com o milenium onde só tens uma senha facil de decorar..


Fica bem, e pensa, não es obrigado a andares com o cartão sempre atras, tas na rua, usa o MB, tas em casa, tens a tua "matriz" perto do pc.

Se perderes o cartão, podes sempre pedir outro, não te enviarão uma segunda via, mas sim um novo cartão onde teras de proceder à sua activação depois.
 
aparentemente aind nao usaste o cartao, eles nao pedem um codigo linha coluna, eles pedem tipo o 3º digito da linha 2 coluna B, 1º digito da linha 1 coluna D, 2º digito da linha 4 coluna A.

Dao mts mais combinacoes possiveis...
 
aparentemente aind nao usaste o cartao, eles nao pedem um codigo linha coluna, eles pedem tipo o 3º digito da linha 2 coluna B, 1º digito da linha 1 coluna D, 2º digito da linha 4 coluna A.

Dao mts mais combinacoes possiveis...

Já usei o cartão sim...
pensa...
3 espaços para colocar 1 digito. logo tens 3 digitos de 0 a 9

logo 10*10*10
 
Última edição:
o cartao matriz veio substituir a confirmacao k era feita pelos digitos do cartao de contribuinte, numero k e facilmente descoberto visto k o usas em todo lado!

e facil concluir k a seguranca aumentou...
 
Há muito que me perguntava sobre o porquê da CGD não ter cartão matriz, e até que enfim que o fizeram :)

Só ainda não percebi se um cartão dá para várias contas, é que tenho 3 contas e só me enviaram um cartão :S
 
Viva.

Ora um tema delicado, este do 'home banking' nacional.

Os bancos além de lutarem contra o 'phishing' têm o
problema acrescido de combater aqueles clientes, que
têm o eterno problema informático que está entre o
teclado e a cadeira.

Graças a esses clientes (e não só por isso), a banca
(quase toda) criou esses maravilhosos cartões com
numeros (mas que não são para decorar) para dificultar
a vida aos 'gray hat'.

A segurança que hoje em dia temos como garantida
tem como tudo as suas falhas, algumas delas bem graves.
O sistema de 'banking' nacional é seguro, quem quebra
essa segurança é sempre o cliente.
Ora por coisas e 'lixo' que tem instalado no pc, que
abrem «brechas» por tudo o que é sitio, são portas,
protocolos, routers mal configurados... etc...etc...

Aqui sim está o verdadeiro problema, nos pc's dos
clientes que acedem ao banco.

E quanto a saber se tal banco já foi 'carimbado' ou não
(atenção, que quando digo banco a minha referência
é sempre ao cliente desse banco, não á instituição em si)
é muito dificil, pois quando existe estes casos, por norma
são 'abafados' e o banco assume a responsabilidade.

Acredito que cerca de 30% dos clientes de HB têm pelo
menos uma falha de segurança, felizmente para o cliente
e o banco que ninguém ainda se lembrou de a 'explorar',
quer por falta de conhecimento, ou por não ter as 'tools'
correctas, e pior, a banca sabe disto, mas nada pode fazer.

Mais uma vez, a segurança somos nos que a fazemos,
não os sistemas em si.



Gu@rdian
 
eu recebi o meu esta semana mas ainda nem vi ao certo como funciona ou sequer o activei!

tenho que ver isso! a unica coisa que incomoda é ter que andar sempre com o cartão atrás nada mais.. :p
 
sinceramente, ou é da hora e eu não percebo nada do que dizes ou tu não percebes nada do que eu digo. então tu reclamas que o sistema do cartão não te segurança e afinal andas a dar o teu nº de nipc aí por todo o lado. achas que validação pelo nipc é seguro que pelo cartão matriz que só serve para aquilo mesmo e não tens que o dar a ninguém para mais nada?

Não o que estou a dizer é que te podiam dar um codigo mais pequeno tipo 7 digitos o que já chega muito bem para home banking!
Como já disseram aqui e é verdade, a maior insegurança é dos utilizadores dos home bankings não do próprio banco.

Um a parte estava no outro dia a carregar o telemovel pelo millenniumbcp quando não foi o meu espanto, para o serviço se realizar eles enviam um codigo para o telemovel e só temos que o espetar lá para terminar a operação, acho que é uma ideia muito mais prática!


agora tantos codigos possiveis, ainda para mais andar com um cartão, por favor, mal os bancos nos dão o codigo pin do cartão que é 4 digitos, já dizem que é para o decorar e destruir, e agora tenhos que andar com um cartão Matriz!

Continuo a achar que é uma má escolha, mas cada um tem a sua visão de segurança
 
Ora bem Shelter, quando li teu tópico pensei k tivesses alguma duvida, afinal não, vieste á zona errada ter um desabafo, GERAL, poderia ter sido um sitio onde colocar esta threath, contudo dizes coisas engraçadas.


Por acaso é fascinante.. falando ao nivel de segurança...


Inseguro? tu proprio falas em 8*9*3 = 216 digito, como falas em insegurança?
Se pensares bem, quando fizeres uma operação, teras que introduzir o NIF (como fazias), e ainda teras que completar 3 dígitos. 3 em 216.
Custa-me que haja algum hacker k consiga efectuar algum pagamento com o teu cartão assim, visto que terá que completar 3 digitos e tera 10*10*10=1000 combinaçoes possiveis.
Com a agravante k só terá duas hipoteses...



Não vejo onde tá a complicação, podes deixar a tua conta apenas com um nivel de segurança...(NIF), mas depois quando te desaparecer uns trocos, não venhas cá criticar que o sistemas é facil de violar...
Tanto quanto sei, o CGD foi a primeira e unica plataforma bankink electronica portguesa considerada a mais segura da europa, e até ao momento nunca ouvimos falar de pessoas lesadas..

O mesmo já não acontece com o milenium onde só tens uma senha facil de decorar..



Fica bem, e pensa, não es obrigado a andares com o cartão sempre atras, tas na rua, usa o MB, tas em casa, tens a tua "matriz" perto do pc.

Se perderes o cartão, podes sempre pedir outro, não te enviarão uma segunda via, mas sim um novo cartão onde teras de proceder à sua activação depois.

Lá está, se dá para usar o sistema antigo porreiro :beerchug:
 
Back
Topo