Cartão SD ou MicroSD?

Imaginemos um cartão com um mínimo de 10Mb e um máximo de até 90Mb. Se necessário, a escrita será feita a mais de 10Mb? É isso que quer dizer "até 90"? Ou arriscamos a que a escrita seja feita a 10Mb e nesse caso é melhor comprar logo um cartão com um mínimo de 30Mb, que foi o que me disseram se velocidade mínima aconselhável?

A questão inicial da discussão sobre os adaptadores SD e Micro SD vai ser complementada por esta. Assim, vou puder escolher tudo o que tenha determinada velocidade, seja SD ou Micro.
 
O problema é que a classe de velocidade é sempre um valor muito conservador e o que os fabricantes anunciam é muito otimista. A velocidade "real" está algures no meio.

Se diz "class 10" ou "(1)UHS" o fabricante só "garante" 10 MB/s. Se disser "(3)UHS", garante 30 MB/s. Mesmo assim, estas velocidades são ambas insuficientes para, por exemplo, vídeo 1080p 60fps numa Nikon D3300 (que tem um bitrate de 38 MB/s).

Muito mais importante do que a classe, a velocidade máxima que o fabricante anuncia, ou o tipo de cartão (CF, SD, microSD) são as benchmarks feitas aos cartões na máquina específcia em que este irá ser usado. Isto porque por vezes há cartões que são rápidos na máquina X, mas lentos na máquina Y.

Eu para evitar complicações compro sempre Sandisk Extreme ou Extreme Pro, seja em que formato for. Normalmente têm bom preço, boas prestações e boa compatibilidade.
 
Obrigado pela resposta. Isso permitiu-me efectuar uma procura mais abrangente.

Agora sem querer fugir ao tópico, devo comprar este
SanDisk MicroSDXC UHS-I U3 64GB c/Adap (SDSQXNE-064G-GN6AA)
  • Capacidade: 64GB
  • Desempenho: Velocidade de leitura de até 90MB/s
  • Classe: Classe 10 e UHS Speed Class 3 (U3) para vídeo 4K Ultra HD (3840x2160p) e Full HD (1920x1080p)
  • Proteção: À prova d'água, à prova de choque e à prova de raio X
  • Dimensões do cartão: 14,99 mm x 10,92 mm x 1,02 mm
 
Obrigado pela resposta. Isso permitiu-me efectuar uma procura mais abrangente.

Agora sem querer fugir ao tópico, devo comprar este
SanDisk MicroSDXC UHS-I U3 64GB c/Adap (SDSQXNE-064G-GN6AA)
  • Capacidade: 64GB
  • Desempenho: Velocidade de leitura de até 90MB/s
  • Classe: Classe 10 e UHS Speed Class 3 (U3) para vídeo 4K Ultra HD (3840x2160p) e Full HD (1920x1080p)
  • Proteção: À prova d'água, à prova de choque e à prova de raio X
  • Dimensões do cartão: 14,99 mm x 10,92 mm x 1,02 mm

Recomendo que compres mais que um e de baixa capacidade, apenas por uma questão de segurança.
Eu em vez de ter um de grande capacidade, tenho uns 4 extreme pro de 16GB, isto porque me aconteceu uma vez á uns 3 anos um cartao de 32gb ficar com dados corrompidos, e as fotos que la tinha perdi quase tudo, entao agora utilizo menos capacidade e assim "obriga-me" a fazer backup mais frequente para os cartoes nao encherem tao rapido.
 
Já vi que o microsd que tenho não vai ser lá grande coisa para filmar 1080p a 60 fps na d3300 então. Nos testes de write speed não passa dos 27/28. Provavelmente irei comprar um Sandisk extreme.
 
Isso é igual, eu escolhia microsd, com o adaptador tens a vantagem de poder usar em câmaras que usam SD e microSD...

Isso dos adaptadores perderem velocidade é porque os cartões que usam são manhosos... Eu uso Samsung EVO e Remax e qualquer um deles a 100mbs e 200mbs na gh4 não se queixam.

Os Remax 64GB estão agora a ~15€: http://j.mp/1NTVEGj

Boas
Sabes-me dizer as write speeds desse Remax? A esse preço 64gb é bem apetecível.
 
Para a próxima semana já te digo que já tenho um, algum teste em específico que queiras ver?
Apenas queria saber se é suficiente para aguentar o vídeo de uma D3300 a 1080p a 60 fps que dizem ter 38mb/s de bitrate. A máquina chega-me para a semana e ainda ando à procura de um cartão. Estava a pensar num Sandisk Extreme 32gb na amazon mas esses são 64 gb por pouco mais € e se servir posso vir a comprar um.
 
Apenas queria saber se é suficiente para aguentar o vídeo de uma D3300 a 1080p a 60 fps que dizem ter 38mb/s de bitrate. A máquina chega-me para a semana e ainda ando à procura de um cartão. Estava a pensar num Sandisk Extreme 32gb na amazon mas esses são 64 gb por pouco mais € e se servir posso vir a comprar um.
Tenho quase a certeza que dá mas depois vou testar numa Panasonic lx100 a 4k 100mbs para ver como se aguenta. Posso também testar com algum programa de velocidade de armazenamento.
 
Isso é igual, eu escolhia microsd, com o adaptador tens a vantagem de poder usar em câmaras que usam SD e microSD...

Isso dos adaptadores perderem velocidade é porque os cartões que usam são manhosos... Eu uso Samsung EVO e Remax e qualquer um deles a 100mbs e 200mbs na gh4 não se queixam.

Os Remax 64GB estão agora a ~15€: http://j.mp/1NTVEGj
Para a próxima semana já te digo que já tenho um, algum teste em específico que queiras ver?

Como é mesmo?

Aqui é só recomendações com base nos trocos que se ganha em referrals...
 
Eu nao tenho problemas nenhuns com referals, se ele pesquisou, comprou, testou e ajuda a malta a poupar uns trocos, ate me podia quase era fazer um filho, que eu nao gosto de gastar dinheiro sem necessidade..
 
Num print http://img.*****.com/customers_images/large/2015112510213828-1007023.png

Baseado nos comments:

  • Item as described. Tested capacity 64GB. Read 60MByte/s, write 34MByte/s. Real SDXC card. Very good value for the price. Fast shipping. Most recommended seller!
  • Comments(0)Helpful?(1)(0)

  • Good price, good speed, full capacity
    By:lyou021 2015-12-23 04:00:52
  • Card is the full 64GB that it reports as, I was able to fill it all the way up. Speed for me was between 30 and 40 MB/s (via USB3.0 Card reader) which isn't too bad. Very happy as this is a good price for this size and performance.
  • Comments(0)Helpful?(1)(0)


  • Micro SD di eccellente qualità
    By:cicio71 2015-12-22 12:48:03
  • prodotto eccellente. velocità di lettura e scrittura provata di : read 64; write 29. un affare
 
Última edição:
O link foi copiado do rcgroups. Aqui neste fórum o que se faz melhor é criticar... Arranja lá melhor negócio por um preço mais barato que todos agradecem... Agora criticar é fácil e todos fazem... Enfim espírito tuga no seu melhor...
Desculpem lá o desabafo... Enfim.
 
Num print http://img.*****.com/customers_images/large/2015112510213828-1007023.png

Baseado nos comments:

  • Item as described. Tested capacity 64GB. Read 60MByte/s, write 34MByte/s. Real SDXC card. Very good value for the price. Fast shipping. Most recommended seller!
  • Comments(0)Helpful?(1)(0)

  • Good price, good speed, full capacity
    By:lyou021 2015-12-23 04:00:52
  • Card is the full 64GB that it reports as, I was able to fill it all the way up. Speed for me was between 30 and 40 MB/s (via USB3.0 Card reader) which isn't too bad. Very happy as this is a good price for this size and performance.
  • Comments(0)Helpful?(1)(0)


  • Micro SD di eccellente qualità
    By:cicio71 2015-12-22 12:48:03
  • prodotto eccellente. velocità di lettura e scrittura provata di : read 64; write 29. un affare
Para a semana já meto os testes que quiserem que já estou em casa onde tenho o meu. ;)
Acabam-se logo as dúvidas.
Quem quiser algum teste em específico deixe aqui o pedido.
Vou fazer testes com adaptador USB 3.0 para não limitar a velocidade.
 
cuidado com os cartoes que compram para fotografia, se há algo em que devemos investir é em cartoes fiaveis em que estamos a trabalhar e sabemos que o trabalho no final esta garantido a 99%, nao em cartoes que sao super rapidos super baratos e podem deixar ficar mal, pois o vosso trabalho esta la gravado e de nada vale o cartao ser rapido se nao for fiavel.

Há casos e casos mas neste penso que a marca paga-se e com razao pois esta a dar confiança e a garantir o vosso trabalho.
Nao estou a criticar marcas nem a dizer que nao podem investir nesses cartoes, o dinheiro é vosso assim como o trabalho, mas em cerca de 14 anos que tenho de fotografia tive apenas 1 cartao que me deixou ficar mal, e com isso foram perdidas algumas fotos que ficaram corrompidas, e por vezes perde-se fotos em que aquele momento ja nao é recuperavel e na foto estava a lembrança dele.

Esse cartao ja tem uns 4 ou 5 anos e agora anda no carro com musicas e volta e meia ate as musicas vao ficando corrompidas e deixa de dar, nao é um cartao para ter algo importante pois nao posso confiar nele.
Nao faz sentido investir 500/1000/2000€ em material fotografico e poupar 10€ no "rolo" eu utilizo sandisk desde sempre e ja experimentei tambem lexar, desses dois nao tenho razao de queixa de nenhum, na altura que apareceu os de 32gb comprei um marca branca barato e como ja disse anteriormente, fui ao barato mas no trabalho ficou-me caro...
Fica a dica.
 
Ninguém disse o contrário... Aí está é que a marca Remax não é uma marca barata, muito menos os Samsung evo que recomendei...
Vai lá ver qual é a marca que a maioria dos servidores web usam nos discos, Sandisk não é. ;)
Samsung é uma das melhores marcas em memórias senão a melhor.
 
Back
Topo