Cartão SDHC - qual escolher?

zephirus

Power Member
Olá a todos,

Tenho uma dúvida sobre qual cartão comprar. Tem de ser de 4Gb e estou indeciso entre estes 2:

- http://www.*****.com/pt/pt/628516/art/*****/cartao-de-memoria-sdhc-4.html
- http://www.*****.com/pt/pt/531476/art/sandisk/cartao-de-memoria-sdhc-ul.html

O primeiro é class 6:

Classe 6
Velocidade de leitura: até 18 MB/s
Velocidade de escrita: até 12 MB/s

O segundo tem velocidade de transferência 66x, ou seja 10MB/s

Qual o melhor?

 
Eu por acaso tenho algumas duvidas desses cartões baratos de marcas deconhecidas. Pelo menos em termos de fiabilidade. E um tipo vir de férias com 1000 fotos e ter o cartão corrompido é lixado.
 
Eu por acaso tenho algumas duvidas desses cartões baratos de marcas deconhecidas. Pelo menos em termos de fiabilidade. E um tipo vir de férias com 1000 fotos e ter o cartão corrompido é lixado.
epah precisas dum cartao gigantesco ou de uma makina de 1mp para conseguires por 1000 fotos num unico cartao...

de ***** modo madam as boas regras k compres varios cartoes de tamanho razoavel e nao 1 cartao gigantesco ja por causa disso, se avariar n perdes td duma vez...

i.e, comprem 2x 4gb em vez de 1x8gb ou 2x2gb em vez de 1x4gb...

penso k entre 200 a 300 fotos por cartao seja ideal...
 
É para uma Canon s5IS.

Se não é para uma SLR, compra cartões de 1 ou 2Gb. Deve-se sempre evitar cartões grandes, tanto pelo desempenho deles, como pelo número de fotos armazenadas. Deve-se ter no mínimo dois cartões, embora o ideal seja 4 cartões. Assim vai-se trocando de cartão a cada X fotos e aconteça o que acontecer, não se perdem todas.
 
epah precisas dum cartao gigantesco ou de uma makina de 1mp para conseguires por 1000 fotos num unico cartao...

de ***** modo madam as boas regras k compres varios cartoes de tamanho razoavel e nao 1 cartao gigantesco ja por causa disso, se avariar n perdes td duma vez...

i.e, comprem 2x 4gb em vez de 1x8gb ou 2x2gb em vez de 1x4gb...

penso k entre 200 a 300 fotos por cartao seja ideal...

Na minha Canon 40D, uso um cartão Sandisk Ducati de 4Gb e meto 1000 fotos no cartão à qualidade máxima de JPEG (não uso RAW).
E prefiro isso a andar com 2 ou 3 cartões.
 
na minha 450D c/ cartao e 4gb ponho 200 e poucas fotos ;)

compras uma 40D e dps usas jpg? e bem... *not*

se achas k e preferivel perder 1000 fotos c/ erro no cartao do k 200 ou 300... cada um sabe da sua vida, mas em td o lado recomendam o oposto do k fazes.
 
na minha 450D c/ cartao e 4gb ponho 200 e poucas fotos ;)

compras uma 40D e dps usas jpg? e bem... *not*

se achas k e preferivel perder 1000 fotos c/ erro no cartao do k 200 ou 300... cada um sabe da sua vida, mas em td o lado recomendam o oposto do k fazes.

Em RAW concerteza.
E eu não sou fotografo. Sou um amador que gosta de fotografar, gostei da 40D e comprei. Não é obrigatório ter que fotografar em RAW, ou é ??? Nem uso proramas de edição de imagem.
Tal como uso uma objectiva todo o terreno (Sigma 18-200 OS) e também sei que todos me chamam maluco, porque deveria usar uma 17-50 2.8. Mas para mim a qualidade óptica da Sigma chega bem.
Em relação ao cartão. Tenho total confiança nestes cartões da Sandisk. Claro que azares acontecem, mas sei que tenho milhentas vezes menos probabilidades de isso me acontecer neste cartão que num desses de marca estranha.
Jogo pelo seguro. Prefiro dar 60 euros por um Ducati de 4Gb que 30 por um da Team.
 
a kestao e k podias comprar 4 da team pelo mesmo preco, e a probablidade de os 4 avariarem ja deve ser menor que o ducati avariar ;)

kanto mais n seja pq cada cartao vai ter menos ciclos de escritas.
 
Acredito. Mas o problema é que eu andar com 4 cartões atrás, a probabilidade de os perder era muito maior que a do Ducati avariar.
E um CF team com velocidade parecida não deve custar 15 euros. Deve ser mais.
 
certo, depende de como transportas a makina, mts mochilas/malas teem sitios especiais para guardar cartoes, tipo carteira, nao saem do sitio, so mm perdendo durante a troca.

axo e k tb nao precisas de velocidade tao elevada se estas a usar jpg, a makina tem buffer para 75 jpgs...

mas claro k depende da utilizacao k das a makina, so tu podes saber kandas vezes encheste o buffer ;)
 
Na minha Canon 40D, uso um cartão Sandisk Ducati de 4Gb e meto 1000 fotos no cartão à qualidade máxima de JPEG (não uso RAW).
E prefiro isso a andar com 2 ou 3 cartões.

E depois há a questão: Quantas vezes fazes isso sem teres tempo de trocar de cartão? Se for preciso as 1000 fotos que tiras, nem as tiras todas no mesmo dia...

Ora, tens uma 40D, usas JPEG, não fazes processamento. Usas uma lente All In One. Usas um cartão que dê para todas as fotos sem teres que trocar.

Sinceramente a única conclusão que tiro disso é que, ou és preguiçoso, ou tiras muita foto em situações extremas. E não me parece que seja a segunda hipótese.

Mas é a tal coisa, cada um é como é. Se preferes ter um cartão grande só por não ter o trabalho de o trocares, é contigo. Agora que isso não é bom, não tenhas a mínima dúvida que não é.
 
Epá, não se chateiem. Cada um dá o uso que dá à sua máquina e ter uma máquina boa não quer dizer que se seja profissional ou que se use todas as funções. Eu quando compro uma coisa prefiro pagar um pouco mais e ficar com um produto um pouco melhor mesmo que depois não use todas as funções. Isto em relação ao RAW. Quanto à capacidade dos cartões, no meu caso, comprei um de 4Gb (chegou hoje) porque quero poder usar a função de vídeo da minha máquina. Talvez compre depois mais 1 ou 2 de 2Gb, logo se vê.


Obrigado a todos pelas dicas e informação.
 
Bom, entretanto tudo corria bem mas lá tive o azar do costume. Quando pus o cartão na máquina, ele não faz aquele click o que implica que para tirar também não posso empurrar para dentro para ele sair mas sim puxá-lo. É melhor trocar isto certo? Ou não há problema? Com o antigo que vinha na máquina funciona bem :mad:
 
Back
Topo