Cartão SDHC - qual escolher?

E depois há a questão: Quantas vezes fazes isso sem teres tempo de trocar de cartão? Se for preciso as 1000 fotos que tiras, nem as tiras todas no mesmo dia...

Ora, tens uma 40D, usas JPEG, não fazes processamento. Usas uma lente All In One. Usas um cartão que dê para todas as fotos sem teres que trocar.

Sinceramente a única conclusão que tiro disso é que, ou és preguiçoso, ou tiras muita foto em situações extremas. E não me parece que seja a segunda hipótese.

Mas é a tal coisa, cada um é como é. Se preferes ter um cartão grande só por não ter o trabalho de o trocares, é contigo. Agora que isso não é bom, não tenhas a mínima dúvida que não é.


É mais a primeira hipótese mesmo. Sou preguiçoso. Chateia-me trocar de lente e de cartões.
E a qualidade deixa-me satisfeito.
Normalmente só em grandes passeios encho o cartão.
Fui 8 dias à Eurodisney e enchi o cartão (980 fotos).
Para a semana vou a Sevilha e devo trazer metade do cartão cheio.
De resto pouco uso mais dou à máquina.
Aceito que está muito sub-utilizada. Mas gostei muito dela e tive uma boa oportunidade de trocar a minha 400D por esta.
 
E já viste que se te acontece alguma coisa ao cartão, perdes as fotos todas das tuas férias?

Eu tenho um amigo com uma loja, não imaginas a quantidade de pessoas que, nesta altura, aparece lá a pedir para lhes salvarem as fotos.
Ou porque o cartão berrou, ou porque alguém se enganou no botão e formatou o cartão, ou porque estavam a passar as fotos para o PC e o cabo desligou-se da máquina, etc... Fora aqueles que perdem os cartões ou que são roubados.

Penso que o ideal seja mesmo ter um cartão na máquina, outro no bolso e outro na mochila. E trocar a cada 100 fotos ou cada vez que se faça uma pausa, para que as fotos fiquem distribuídas pelos vários cartões.
 
Mais uma razao para ter um leitor de cartoes assim sempre se pode aceder facilmente a eles com programas de recuperaçao de dados de acontecer algo inesperado, erros, formatacao sem querer etc.

Numa volta que dei de carro a parte da europa(6paises) gastei 10giga com a 350D mas na altura usava um disco externo com leitor de cartoes incorporado.
Como na altura um cartaod e 1 giga custou me uns +-90€ e o disco de 40giga 150€ foi a melhor hipotese mas ao preço que estao agora mais vale comprar cartoes...Comprei um de 8giga 150x por 25€(SD)!!
 
ainda no consegui perceber se um cartao 133x (ou 155x) e melhor compra k um SDHC class 6

SD 133x e a velocidade maxima de leitura
SDHC class 6 e a velocidade minima de escrita (em mb)

agora o problema e k la por ser rapido a ler n ker dizer k seja rapido a escrever :(
 
Isso também são coisas que mudam de marca para marca.
Há marcas que anunciam a velocidade de escrita, outras a de leitura e outras nem dizem nada.
É uma questão de se verificar a que velocidade eles se referem.

Por acaso tenho um SD da Team e um CF da Sandisk e ambos dizem a velocidade de escrita.
 
Eu comprei um kingstom com garantia vitalicia de 4GB de classe 4, ou seja a velocidade de escrita minima é de 4GB, o que para mim chega e sobra.
Ja nao me lembro do preço, mas eu n achei caro...

Edit: Está aqui:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=15809
 
Eu comprei um kingstom com garantia vitalicia de 4GB de classe 4, ou seja a velocidade de escrita minima é de 4GB, o que para mim chega e sobra.
Ja nao me lembro do preço, mas eu n achei caro...

Edit: Está aqui:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=15809

oi?
velocidade de escrita 4gb?

edit: barretada de cartão. pelo mm preço compravas um team 150x
 
Última edição:
um class4 faz 4mb/s
a maioria das máquinas escreve a menos dessa velocidade e as slr tem o buffer

teoricamente um 150x escreve a 22mb/s
vamos assumir que na pior das hipoteses faz 15mb/s. é mais que suficiente para qq camera.

na minha opinião para uso comum qq cartão de 66/80x serve.
essas mariquices de class4 e class6 é só para ingles ver

quem precisa de cartoes rápidos usa UltraX e Ultimate's
 
nao rapaz, estas redondamente enganado.

150x e a velocidade maxima de leitura, nada e dito sobre a escrita, k e o mais importante neste caso
classe x e a velocidade minima de escrita, na pior das hipoteses, cartao cheio e totalmente fragmentado, ele escreve a essa velocidade.

dou-te o exemplo da minha pen de 4gb k le a uns optimos 20mb/s (~150X) mas so escreve a 3mb/s (classe 2 ja k nao chega a 4)!

na 5f passada perguntei numa loja k velocidade de escrita faziam os team 150x, disseram-me entre os 2mb e os 3mb, o suficiente para nao o ter levado :P

prefiro 1 cartao k faca 6mb/s escrita e leitura k um cartao k faca 20mb/s de leitura e 2mb/s de escrita
 
Última edição:
TYPE Secure Digital
b.gif
CAPACITY 2GB
b.gif
SPEED RATING 150x Speed
b.gif
TRANSFER RATES Up to 20MB/sec.
read rate Up to 17MB/sec. write rate

http://www.memoryc.com/flashmemorycards/sdsecuredigital/2gbteam150xspeed.html

n querendo ateimar com ng esta é a info que tenho sobre os team
relativamente à tua pergunta na loja... se for algum funcionário tipo o que se le na thread das anedotas dos funcionários...
 
informacao essa k nem e oficial (site da team).

o problema e mm esse "up to" so mesmo pegando nele e exprimentando...eu fikei de pe atras kando me disseram akilo, estav indeciso entre esse e um team class 6 (2€ mais barato), mas como estava esgotado acabei p/ n levar nenhum.

pois n sei, ele disse k tinha um e k era os valores k lhe davam, n sei...

podem existir sempre oscilacoes, tipo isto: http://www.memoryc.com/flashmemorycards/sdsecuredigital/4gbtranscendhccl6.html

a minha pen drive (http://www.corsairmemory.com/products/voyager.aspx) e prova disso mesmo

e por exemplo o meu "el cheapo" SDHC class 4 faz 12mb leitura e 4mb de escrita...
 
so mesmo pegando nele e exprimentando...

Eu já comparei o meu Team SD 4Gb 150x ao Lexar 4Gb Class 6. Nada de muito rigoroso, simplesmente copiei um ficheiro grande do PC para os dois cartões, mas mesmo assim foi bastante clara a vantagem do Team.

Em relação à velocidade anunciada, no caso dos XXXx, é sempre a máxima, mas nem sempre é a de leitura. Há cartões que na caixa dizem as duas (penso que até é o caso dos Sandisk).

Após alguma pesquisa, o cartão da Lexar de acordo com a ***** só escreve a 9Mb/s.
 
Última edição:
epah se calhar vou arriscar... o problema e k cm akilo vem nakelas embalagens de plastico nao me devem trocar caso n fike satisfeito :(
 
Pois, isso é que já não te sei dizer, mas é uma questão de perguntares se trocam. De qualquer forma, também tens que contar que é um risco, visto que os cartões SD de 4Gb fogem às normas e podem não ser reconhecidos por todos os aparelhos SD.
 
Back
Topo