Cartões de memória.

Pierreon

Power Member
Bons dias a todos.

Sou iniciado nisto. Comprei um cartão de memória de 2gb (lexer)SD para maquina digital a 6€ na worten. Minha questão é: os cartões de memória influenciam a qualidade de imagem final ou têm só o efeito de maior ou menor processamento de gravação e durabilidade, isto é, existe alguma durabilidade nos cartões após apagar imagens e videos muitas vezes?
Gostaria que algum de vós pudesse dar esta informação.
Obrigado pessoal.
 
nos cartões flash a questão da durabilidade não é relevante, já que não há nenhuma mecânica associada. o desgaste normal dos pinos, do tirar e repor na maquina, ai sim, é mais complicado.

depois, a qualidade de imagem não tem nada a ver com a qualidade do cartão, apenas com o sensor da máquina (de forma simplista); o que se põe aqui em causa é a velocidade de escrita/leitura do cartão.
 
Por falar nisso...

Qual é a velocidade de escrita recomendada para gravação de um cartão para que a CANON 1000D possa gravar as 3 fotos por segundo em modo contínuo. Tenho dois cartões de 2Gb - 60x. Será sufciciente?
 
Por falar nisso...

Qual é a velocidade de escrita recomendada para gravação de um cartão para que a CANON 1000D possa gravar as 3 fotos por segundo em modo contínuo. Tenho dois cartões de 2Gb - 60x. Será sufciciente?

Podes ser tu a analisar os cartões :D
Certamente que tens um microfone, pegas num programa tipo Audacity, metes a gravar e disparas a maquina em modo continuo. Depois é só ir a gravação e contar os picos ;) Assim ficas a saber com toda a certeza se esses cartões que tens dão para extrair toda a potencialidade da máquina.
 
Não dão.. O aconselhavel seria talvez 9 mb/s de escrita, se puderes até mais, devido que esses consigam fornecer isso.. Aconselho a que coloques os cartoes no pc, e coloques um ficheiro de 30 megas a descarregar para o cartao, ou até mesmo 60 megas. Se tiveres o Windows Vista, ves a taxa. Se não, usa o Sisoft Sandra ou o HDtach
 
Por falar nisso...

Qual é a velocidade de escrita recomendada para gravação de um cartão para que a CANON 1000D possa gravar as 3 fotos por segundo em modo contínuo. Tenho dois cartões de 2Gb - 60x. Será sufciciente?
se 1 foto ocupar 4mb, para 3 foto por segundos precisavas de um cartao com velocidade de escrita de 3*4=12mb/sec

1x speed = 150 KB/s

12*1024kb(1mb)=12288 KB / 150 KB/s=82x

precisas de 1 cartao k escreva a pelo menos 82x para conseguir 3 fotos (de 4mb) por segundo.

para complicar um pouco as coisas, a velocidade dos cartoes em 9999x representa a velocidade máxima de leitura, nada e dito sobre a velocidade minima de escrita, k 99% das vezes é inferior a de leitura.

ja os cartoes SDHC apresenta os valores em classe X, essa classe é a velocidade minima de escrita por segundo em mb, ou seja necessitavas de 1 cartao classe 12. (nas lojas so encontras ate classe 6, mas existem cartoes mais rapidos k isso embora tenham escrito classe 6 que e o maximo da norma)
 
Recentemente comprei um Sandisk Extreme III (Classe 6), que garantem uma velocidade mínima de 6 Mb/sec. Nos SDHC a indicação da classe apenas garante a velocidade mínima, que é importantes para vídeo, de forma a garantir um filme sem saltos.

Mas este cartão em particular tem na caixa a indicação que a velocidade é 20 Mb/sec. Se não me engano também já vi versões que indicavam 30 Mb/s, portanto fica atento à embalagem. Tanto quanto sei a Sandisk é das poucas marcas que refere outra velocidade (máxima?) para além da velocidade mínima nos cartões SDHC.
 
Última edição:
Por falar nisso...

Qual é a velocidade de escrita recomendada para gravação de um cartão para que a CANON 1000D possa gravar as 3 fotos por segundo em modo contínuo. Tenho dois cartões de 2Gb - 60x. Será sufciciente?

Nem sei até que ponto o cartão é relevante. A minha faz-me 6.5fps em RAW até com um cartão de 133x que tenho. Só faço é cerca de 15 fotos antes de morrer de tédio à espera que ela descarregue.
No caso da 1000D não sei qual será o limite do buffer, mas em JPEG deve ser elevado não?
 
tenho uma dúvida sobre a velocidade dos cartões...à partida, quanto mais x mais rápida a velocidade (e assim um cartão de 133x seria mais rápido que um de 80x) porém ao analisar alguns specs, verifico que não é bem assim:

o ***** PRO 16Gb CF tem uma velocidade de 133x mas aparece como 'Up to 20MB/sec. read rate and up to 9MB/sec write rate' [£ 17.99] enquanto que o

Kingston 133x Elite PRO 16Gb também tem velocidade de 133x mas '25MB/sec. read, 20MB/sec. write' [£20.99]

o que é uma diferença vertiginosa...é a Kingston a ser generosa a mais ou a ***** escrupulosa a mais? (ou os cartões são de facto diferentes na velocidade embora ambos a 133x)?
 
Ou então estão ambos correctos, mas a ***** indica 133x referindo-se à velocidade de leitura (20MB/s), para iludir a malta, enquanto a Kingston indica 133x referindo-se à velocidade de escrita (20MB/s), que é aquilo que realmente interessa para a máquina.
 
e claro k em ambos essa velocidade por apenas ser conseguida kando o cartao esta completamente vazio e degradar a medida k vai enchendo.
 
no manual da Canon 30D (página 82, português) diz que em modo de disparo contínuo a câmara grava primeiro as fotografias para a memória interna e só depois as transfere para o cartão CF. mas isto não faz abrandar a velocidade de transferência? mesmo que o buffer para o CF estivesse ocupado em transferência directa aí sim a memória interna podia ocupar-se disso...ou não?
 
pensava que se mal tirasse uma foto esta começasse a ser enviada para o cartão libertava mais interna para ir processando, e não esperar que a interna ficasse cheia para ser transferida para o cartão...my bad

já agora, acham que há melhor deal que um CF Kingston 16Gb 133x (20Mb/s) a £20.99 no *****? (portes incluídos) ou basta o ***** 16Gb 133x (9Mb/s) a £17.99?
 
e pensavas bem, a maquina grava as fotos para a memoria interna, e paralelamente vai transferindo do buffer para o cartao. sao 2 processos paralelos.

o bottleneck e sempre o cartao, por mais rapido k seja, por isso compra o mais rapido caso tiras mts fotos em modo continuo.
 
já agora, acham que há melhor deal que um CF Kingston 16Gb 133x (20Mb/s) a £20.99 no *****? (portes incluídos) ou basta o ***** 16Gb 133x (9Mb/s) a £17.99?

Claro que há melhor deal... Acho que qualquer um desses cartões é uma péssima opção. Nem vejo a mínima razão para se olhar para eles sequer.

São demasiado grandes, é muita foto num só cartão e se tens um azar com esse cartão, perdes as fotos todas. É sempre preferível usar vários cartões.
E se o problema fosse perder tempo a trocar cartões, também não tinhas tempo para usar cartões assim tão lentos, logo continuava a ser o cartão errado.

A única razão para alguém comprar um cartão desses seria a necessidade de muito espaço a baixo custo. Mas 16Gb são +1000 fotos em RAW, o que é absurdo visto que muito dificilmente alguém tira essa quantidade de fotos sem pelo meio poder descarregar para um PC. Já para não falar que descarregar 16Gb de um cartão com essa velocidade demora uma eternidade.
 
20Mb/s de escrita e 25Mb/s de leitura é uma velocidade baixa?

o facto de eu querer comprar um de 16Gb é que tendo em conta que o de 8 Gb é £15.99 (Kingston) parecia-me mais lógico comprar o de 16Gb e depois comprar um outro mais tarde...além do mais por vezes numa viagem não se pode levar o pc, e isso resolver-me-ia qualquer stress...de maneira alguma vou gastar um balúrdio num cartão com uma velocidade infernal mas a €100. primeiro porque uma velocidade a 20Mb/s dá perfeitamente a não ser que se esteja constantemente a disparar em modo contínuo! certo?
 
ola boa tarde

para nao estar abrir outro topico vou colocar neste uma questao.
tenho um cartao da marca transcend de 8gb ontem fiz umas fotos, e hoje ao transferir para o pc, o cartao parou aos 80% depois deu erro e diz que o cartao nao esta formatado, ou seja tanto na maquina como no pc diz para formatar o cf haverá alguma hipoteses de recoperar as fotos? ou vou mesmo perder tudo? obrigado.

nelolopes

entao ninguem me dá uma ajuda nisto? nunca aconteceu igual a ninguem?

nelolopes
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo