Cartões de memória

twisted_psp

Power Member
Boaz pessoal, desculpem se tou a meter agua outra vez, mas não encontrei nenhum topico que fala-se disto. Adiante...:)

Que tipo de cartões usam nas vossas maquinas? Há algum tipo de cartões que sejam melhor para fotografia?

Obrigado, cumpz...
 
Todas as maquinas tem os seus tipos de cartões..

Actualmente acho (e peço desculpa se tiver a dizer alguma bacorada) que os mais utilizados são os SD e os CF.
Depois dentro desses cartões tens várias classes que, quanto maior, mais rapidos (e caros são). Por exemplo, nos SD, os melhores são os SDHC class 6..

Há maquinas que usam também xD mas os mais utilizados são os CF e os SD.
 
Obrigado pela resposta, a minha maquina utiliza os SD e comprei um Kingston SDHC de 4Gb, é suficiente ou preciso de algo melhor, tenho uma Nikon D40?
 
Obrigado pela resposta, a minha maquina utiliza os SD e comprei um Kingston SDHC de 4Gb, é suficiente ou preciso de algo melhor, tenho uma Nikon D40?

É mais do que suficiente, apenas sugiro que compre mais um de 2 ou então de 4Gb para backup pois nunca se sabe quando um cartão dá o badagaio.
 
Boas,

Aproveito o tópico para não estar a abrir um novo:
http://www.*****.co.uk/SD-Cards/Memory2Go/Memory2Go-2GB-SD-Card---Value-6-Pack

Estes cartões são uma boa oportunidade, ou são fracos demais?
São para acompanhar a 1000D :)
 
São de marca branca, por isso não há muito que se possa dizer quanto à qualidade. A nível de velocidade devem ser suficientes para uso generalista:
- Up to 20MB/sec. read speed
- Up to 9MB/sec. write speed
 
Os melhores cartões que por aí andam são os Sandisk e Lexar! Para a comum dos mortais um sandisk ultra 2 é mais que suficiente! Para quem fotografa em RAW e usa ficheiros maiores os Extreme III ou IV são preferiveis! Mas isto já é mais para uso profissional!

Quanto á capacidade...mais vale ter mais com menos capacidade do que menos com mais capacidade pois se avariar lá se vai as fotos todas! Ou seja prefiro ter vários de 2 gb do que apenas 1 de 4 gb!
 
Os melhores cartões que por aí andam são os Sandisk e Lexar!
Há mais marcas boas no mercado. O que destaca a Sandisk e a Lexar é a aposta que fazem em cartões de alta velocidade, direccionados principalmente ao mercado profissional de fotografia. O que não significa que sejam os melhores, em termos de qualidade.
 
Estou a falar a nivel de fiabilidade e não de velocidade! Esperimentem outros..depois não digam que por vezes lá vêm ficheiros danificados...! Eu falo por experiencia própria e não pelo que vem nas revistas em que dizem que os Lacor por exemplo são 5*...! É só a minha opinião baseada na experiencia com cartões! Cada um é que sabe...!
 
Eu também estava a falar de fiabilidade. Tens outros cartões tão ou mais fiáveis que esses, não têm é o mesmo desempenho e por isso no mercado da fotografia são deixados para trás. E também não estou a falar do que vem nas revistas.
 
A minha opnião sobre cartões:

Compra os mais baratos que encontrares no máximo até 2Gb, para que no caso de acontecer algum azar não perderes muita informação...

A minha experiencia: tenho 2 cartoes comprados na ***** de 2gb. Cada um custou 3,99 EUR (agora talvez por menos). Funcionam que é uma maravilha.
Agora antes de ir de férias resolvi comprar um Lexar 150x que me custou 10 EUR. Comprei-o basicamente para poder aproveitar a funcionalidade de disparo contínuo na minha 1000 D. Resultado: A sequência de disparos é bastante lenta e por exemplo ao tentar apanhar um mergulho para uma piscina, a primeira foto sai com o mergulhador em pé e a segunda já ele está debaixo de água...

Compra os mais baratos, desde que tenham garantia claro

Por exempl
 
Agora antes de ir de férias resolvi comprar um Lexar 150x que me custou 10 EUR. Comprei-o basicamente para poder aproveitar a funcionalidade de disparo contínuo na minha 1000 D. Resultado: A sequência de disparos é bastante lenta e por exemplo ao tentar apanhar um mergulho para uma piscina, a primeira foto sai com o mergulhador em pé e a segunda já ele está debaixo de água...

Mas também 150x é bastante lento. E a 1000D não tem um buffer propriamente grande. Na 1000D isso é coisa que pede JPEG, quer para não encher logo o buffer, quer para teres os 3fps.
 
o problema dos SD e esse mesmo, indica a velocidade maxima de leitura.

ja a classe dos SDHC indica a velocidade minima de escrita. kanto a mim foi bem mudado.
 
Pois, eu disse aquilo porque eu tenho um cartão de 133x (20Mb/s Read/Write) e acho estupidamente lento, ao ponto de por vezes conseguir esgotar o buffer sem precisar de disparo contínuo. Claro que eu uso sempre RAW, mas também tenho um buffer muito maior. Com os outros (200x, 30Mb/s Read/Write) isso já não me acontece.
Também já vi testes mostrar cartões de 80x a efectivamente serem mais rápidos que outros de 150x e afins, por isso também não digo nada.
 
lá está estamos a falar de velocidades máximas de leitura.

o cartao pode ter um pico de leitura de 20mb/s nos primeiros 100mb do cartao e fica logo com o carimbo de 133x...nos restantes Gb pode ter velocidade de escrita de apenas 1mb/s que não interessa...

por isso e k acho k a classe do cartao e mais interessante (para fotografia), ja k um cartao classe 6, faz garantidamente mais de 6mb/s de escrita em todo o seu espaco.

so e pena terem feito a norma so ate à classe 6...

um cartao k faça 20mb/s é na mesma classe 6, temos de andar a procura na embalagem se e mais rapido, e mesmo isso nao e garantido, por ja nao ser norma o vendedor pode "mentir" (da mesma forma k tens cartoes de 133x mais lentos k de 80x :P)
 
Última edição:
Neste caso concreto, estou a falar de escrita. O de 133x vi na loja, mas os de 200x dizem mesmo que é 200x tanto para leitura como para escrita.
No entanto, eu não uso cartões SD, por isso não consigo verificar isto em relação a esses, mas tenho ideia de que os cartões para fotografia por norma conseguem velocidades de escrita superiores às classes, mesmo que não atinjam o anunciado.

PS: Estou agora a escrever ficheiros para um Extreme III (200x 30Mb/s) e anda nos 15Mb/s constantes. A ler aguenta-se bem nos ~23Mb/s.
Edit: Acabou de encher o cartão com 4Gb de fotos, nunca desceu dos 14Mb/s.

Btw, estou deserto para mandar vir um Lexar Pro 4Gb UDMA 300x. :D
 
Última edição:
Back
Topo