Cartões de memória

O que acham do Compact Flash Card Kingston 16Gb 133x Elite Pro é bom ou mau e não é nada caro 35eur.

Péssima opção. Excepto profissionais em áreas específicas, ninguém tira mais de 200 fotos sem poder trocar de cartão. E na maioria das SLRs actuais, 200 fotos não vão além dos 4Gb, por isso acho um erro andar a comprar cartões de capacidades tão elevadas. Até porque por razões de segurança, é preferível ter vários cartões e ir trocando, para em caso de acidente, avaria ou roubo, não irem todas as fotos à vida.
A juntar a isto, é um cartão bastante lento. Se com um de 4Gb já o evito usar porque me esgota a paciência, nem quero imaginar se tivesse que transferir 16Gb.

Acabas por gastar num só cartão lento, com uma capacidade que provavelmente nem precisas, praticamente o mesmo que gastarias em dois bons cartões com capacidade suficiente.

Por exemplo:
CF Kingston 16Gb 133x Elite Pro - 36€ (16Gb 133x)

2x CF Lexar Pro 4Gb 233x - 45€ (8Gb 233x)
2x Hama 4Gb 200x HighSpeed Pro - 38€ (8Gb 200x)

Hama 8Gb 200x HighSpeed Pro - 24€ (8Gb 200x)
Hama 16Gb 200x HighSpeed Pro - 41€ (16Gb 200x)

Acho que o primeiro e os dois últimos, só se estiveres desesperado por altas capacidades e não tiveres mesmo dinheiro para mais nada. Mas ainda assim, optava por um dos dois últimos, que ao menos já não são tão lentos.
 
É só de mim ou existem SDs Sandisk Extreme III de várias velocidades? Isto é, no amazon encontro-o tanto a 20MBps como a 30MBps, pelo menos é o que diz no nome dele e na imagem. Além disso o preço também é diferente. Isto porque está esgotado há uns dias na *****.
Por outras palavras, onde é que se arranja esse cartão de 30MBps disponivel e barato?
 
Última edição pelo moderador:
É só de mim ou existem SDs Sandisk Extreme III de várias velocidades? Isto é, no amazon encontro-o tanto a 20MBps como a 30MBps, pelo menos é o que diz no nome dele e na imagem. Além disso o preço também é diferente. Isto porque está esgotado há uns dias na *****.
Por outras palavras, onde é que se arranja esse cartão de 30MBps disponivel e barato?

Sim, tens pelo menos duas versões, uma de 20 e outra de 30. Tenho ideia de ver as duas versões no El Corte Inglés, mas pelos preços que habitualmente praticam duvido que compense.
 
Vale mesmo a pena o que custa a mais um de 30MBps? Segundo uma review faz 20MBps na D90, que é o que me interessa. Os normais (20MBps) fazem menos 5MBps e custam um pouco menos. É que o de 8GB 20MBps custa 34£ e o de 4GB 30MBps custa 25£. É mais caro 10£ mas tem o dobro da capacidade...
 
Vale mesmo a pena o que custa a mais um de 30MBps? Segundo uma review faz 20MBps na D90, que é o que me interessa. Os normais (20MBps) fazem menos 5MBps e custam um pouco menos. É que o de 8GB 20MBps custa 34£ e o de 4GB 30MBps custa 25£. É mais caro 10£ mas tem o dobro da capacidade...

Tens de fazer contas para veres o que precisas. Vês quantos fps tem a tua máquina em RAW (ou JPEG se fotografares apenas nesse formato), multiplicas pelo tamanho médio de uma fotografia e ficas com a velocidade que precisas por segundo.

Exemplo:

A Canon 450D faz 3.5 fps e um RAW deve andar por volta dos 14Mb, pelo que por segundo em teoria precisarias de 49Mb para ficares indefinidamente em disparo contínuo. Na práctica tendo em conta o buffer da máquina e o tempo que normalmente se dispara em rajada, não precisas de uma velocidade tão alta. Aliás com cartões SD nem sei se consegues alguma vez essa velocidade.
 
Última edição:
a juntar a isso tens ainda limitações de largura de banda na propria maquina, mas geralmente o bottleneck é o cartao, pelo menos nas makinas mais recentes.
 
A máquina em questão é a D90 e faz em média 11MB por RAW (que é o que me interessa) a uma velocidade de 4,5fps o que também vai dar perto dos 50MBps. Ou por outras palavras, 2,7fps assumindo que o cartão faz os 30MBps. No entanto em testes que se vêm esse cartão nem nesta máquina nem em vários leitores de cartões atinge esses 30MBps. Na maioria dos casos fica-se por 20MBps. Já o de 20MBps fica-se nos 15Mbps. Ou seja, na prática, entre os dois cartões, a diferença era de 1,8fps para 1,3fps.
Eu sei que há diferenças, mas a o preço também é outro. Se fossem voces, para o cartão do dia-a-dia, o que usavam?

A parte engraçada é que acabei de ler em dois sites diferentes e textos diferentes que a sandisk trabalhou com a nikon e esta d90 será a primeira a tirar maior proveito deste cartão 30MBps. Sim, o mais provavel é ser markting.
 
Última edição:
Mandei vir um cartão Sandisk Extreme III 30MB/s edition. Tinha apenas um de 4GB e bastava emprestar o cartão com umas fotos que ficava apenas com um de 512MB super lento para o desenrasca. Vamos ver como corre.
 
Não sabia que foi pelo ebay e, sendo assim, prefiro não arriscar lol. Até porque por esse preço encontro na amazon. Que máquina tens?
 
Não sabia que foi pelo ebay e, sendo assim, prefiro não arriscar lol. Até porque por esse preço encontro na amazon. Que máquina tens?

Arriscar? O grande problema poderá ser o facto de vir poder ter de pagar o iva à chegada. A minha máquina é uma 1000D. Na Amazon não vi a este preço e ainda faltavam os portes, e o meu já tem portes, mas claro não tens problemas com a alfândega se vier do sitio certo.
 
Pois, dei um pouco mais (por causa de portes) mas sei que é original e que não tenho alfandega. Mas isso sou eu que costumo ter azar com essas coisas. No entanto mandei vir 2 (outro para outra pessoa) o que tornou os portes mais em conta.
 
Back
Topo