Cartões de Memória

SimpleFriend

Power Member
Boas

Preciso de saber quais as características de cada cartão de memória, não tem mto interesse, mas pronto, é algo que necessito de saber.
Tipo máquinas específias que os utilizam, se há alguma diferença de qualiade, no modo de armazenamento ou compressão, no preço, algo mais técnico...
Vou colocar os que conheço, e dp vou acrescentando as características.
_________________________________________________________________________________

Elaborei estes textos (baseados em dois sites) que penso ser esclarecedores.


Embora sejam baseados em tecnologias semelhantes, existem cerca de dez tipos de cartões de memória. O motivo desta quantidade baseia-se no facto de os fabricantes de cartões de memória não terem chegado a acordo para trabalharem com um padrão único.


MMC (Multimedia Card) / SD (Secure Digital)
O cartão de memória MMC foi lançado em 1997, através de uma parceria entre a SanDisk e a Siemens.
O cartão de memória SD foi lançado em 2001 pela Toshiba. Concebido com a inclusão de uma patilha de segurança que impede a gravação ou eliminação acidental de informação.
Os cartões de memória MMC e SD são os mais populares do mercado, pela sua pequena dimensão e baixo consumo energético. Têm uma capacidade de armazenamento entre 16 MB e 2 GB.
São fisicamente idênticos, mas tecnicamente diferentes. Nem todos os dispositivos que suportam SD são compatíveis com MMC. Os cartões SD são muito mais rápidos que os MMC, os mais lentos transferem dados a 2 Mb/s, e os High Speed ou Ultra High Speed transferem dados entre 8 a 10 Mb/s, factor essencial para gravações de vídeo desde
30 fps (frames por segundo) e áudio.
Esse tipo de cartões foi desenvolvido inicialmente para telemóveis,
MP3 Players e PalmTops, tendo a designação MiniSD. Utilizam a mesma interface, incluindo as especificações de segurança CPRM (Content Protection Rights Management).


xD-Picture (eXtreme Digital)
O cartão de memória xD-Picture foi disponibilizado em 2002 por uma parceria entre a Fujifilm e a Olympus, sendo utilizado praticamente só em cameras digitais digitais das duas marcas. Foi criado com o intuito de armazenar conteúdos multimédia de alta resolução. É fabricado pela Toshiba, o que representa um custo elevado.
Possui a dimensão menor do mercado, e a sua capacidade de armazenamente encontra-se entre os 16MB a 8 GB. A sua enorme capacidade deve-se à tecnologia MLC (Multi-Level Cell), que duplica o espaço de armazenamento.
Visto como um substituto do SmartMedia, o xD-Picture não tem circuitos internos de controlo, o que significa que equipamentos mais antigos não são capazes de o reconhecer com as novas capacidades. Por não ser muito popular, as empresas envolvidas no xD-Picture tiveram que desenvolver adaptadores para que este possa ser lido em interfaces PC-Card (PCMCIA) e Compact Flash.


MS (MemoryStick)
O cartão de memória MemoryStick foi desenvolvido pela Sony e é utilizado principalmente em cameras digitais fotográficas e de filmar.
Embora a sua dimensão seja menor que a dos CompactFlash e SmartMedia, não faz parte do lote dos mais pequenos.
O MemoryStick tem também protecção contra gravação ou eliminação acidental de arquivos, mas apenas na versão MagicGate.
Pode ser utilizado como ROM (Read Only Memory), ou seja, o seu conteúdo pode ser apenas de leitura, sem possibilidade de eliminação. Este recurso despertou o interessante de algumas empresas de software.
Tem uma capacidade de armazenamento de até 128 MB. A versão mais popular no mercado, o MemoryStick Pro tem uma capaciade de armazenamento de 256 MB a 2 GB.
Existe ainda a versão MemoryStick Duo, lançada em 2001. Tem como principal vantagem uma dimensão menor que qualquer MemoryStick convencional. Existe um adaptador para Memory Stick Duo, mas mesmo assim, não é compatível com alguns equipamentos mais antigos.
Qualquer MemoryStick pode ter as características MagicGate e Pro, sendo a versão mais completa o MemoryStick Pro Duo MagicGate.


CF (Compact Flash)
O cartão de memória CompactFlash foi desenvolvido pela empresa SanDisk em 1994, sendo o primeiro cartão de memória presente no mercado. É por isso, a par dos SD, o cartão mais utilizado em cameras digitais.
Trata-se de um cartão de uma dimensão não muito pequena, mas com uma capacidade de armazenamento até 8 GB. Acima de 2 GB utilizam o sistema de ficheiros FAT 32.
Os catões Compact Flash possuem um controlador de memória Flash e também uma interface IDE semelhante à utilizada nos discos rígidos. Têm o suporte da CompactFlash Association e a sua tecnologia de construção também é aplicada em cartões Wi-Fi, modems, entre outros.
Existem dois tipos de CompactFlash, o tipo I com 3.3mm de espessura e o tipo II com 5mm de espessura. As cameras que requerem o tipo I não têm suporte para o tipo II, enquanto que as outras têm suporte para os dois tipos.


SM (SmartMedia)
O cartão de memória SmartMedia, cujo nome original é SSFDC (Solid State Floppy Disk Card) chama á atenção por ter uma dimensão semelhante a um cartão de crédito.
Lançado pela Toshiba em 1995, este tipo de cartão de memória detém uma grande dimensão. Os seus métodos de fabrico são simples quando comparados com as tecnologias utilizadas nos cartões de memória recentes. Esta característica deve-se ao facto do cartão não possuir circuitos de controlo, reduzindo assim o seu custo. Por esta razão, as funções de controlo tiveram que ser inseridas nos equipamentos que trabalham com SmartMedia. Isto representa desvantagens na questão do aumento de capacidade de armazenamento, pois estes equipamentos não reconhecem cartões que armazenam mais dados do que o programado nos seus circuitos.
Como consequência, os cartões SmartMedia comuns possuem uma capacidade máxima de 128 MB.
A Fujifilm, a Olympus e a Toshiba, foram as empresas que fizeram uso desta tecnologia, exclusivamente em cameras digitais.
A partir de 2001, todas as cameras com capacidade de armazenamento superior a 128MB não são compatíveis com este tipo de cartão. Por esta razão, foi desenvolvido o xD-Picture, que substituio os cartões SmartMedia.


Equipamentos de leitura de cartões de memória
Para permitir que os cartões de memória possam ser lidos directamente em computadores, alguns fabricantes criaram equipamentos de leitura. Geralmente, estes produtos são compatíveis com os formatos mais populares de cartões.


Obrigado pela vossa ajuda

Cumps
 
Última edição:
Os cartões xD são carissimos...queria comprar um para uma Olympus e até revirei os olhos kdo vi o preço!!

MMCs funcionam bem na NGAGE!
 
Os cartões CF são usados em câmaras de todas as marcas especialmente para Mpix altos porque são os mais baratos e com mais capacidades e velocidades disponíveis. desde DSLR da Canon, Nikon, Pentax, Olympus, Sigma.
As marcas que usam cartões tipicamente foleiros e caros (como os xD e os MS) como a Olympus e a Sony também os usam nas máquinas P&S melhores como a Oly 8080 ou a Sony F828
Os CF II são apenas CF mais espessos para permitir capacidades ainda maiores. A esmagadora maioria das máquinas que usam CF (para não dizer todas) são CF I/II ou seja leem os dois.
Os SD no futuro talvez venham a substituir os CF desde que evoluam um pouco mais em termos de capacidades.
 
Última edição:
Back
Topo