Discussão Casa grande. Só internet. 4G ou Fibra?

ruimpinho

Power Member
Olá a todos!

Vou mudar-me para uma nova casa e tenho de aderir um serviço de internet em breve.
Existe fibra no local da MEO. Sem certezas em relação aos outros ISP's. A cobertura 4G é boa.

- Não dou qualquer valor aos canais de televisão, os 4 nacionais chegam perfeitamente. Ou seja, estava a ponderar aderir ao pacote de fibra mais básico.
- 20-30mbps é mais do que suficiente para mim portanto os pacotes mais básicos são mais que suficientes.
- Como a casa é grande, se colocar um router na sala, apanha na cozinha mas no quarto já não.

Posto isto e após uma análise inicial minha, tenho duas possíveis soluções (há outras melhores que recomendem?):
- Meo fibra 22€ mês 30/30 mbps com o risco de não ter wifi na casa toda. Será que uns repetidores de sinal aftermarket resolvem o assunto?
- Internet 4g da NOS 23,35€ 20/20 mbps com router de ligar à ficha e possibilidade de ligar onde quiser, levar de férias etc.

Há alguma melhor opção que estas? Eu sei que a MEO oferece um pacote por ~35€ com router para a casa toda, mas tendo a opção da NOS a 23,35€, não sei.

Qual seria a vossa escolha? Obrigado! :)
 
Olá a todos!

Vou mudar-me para uma nova casa e tenho de aderir um serviço de internet em breve.
Existe fibra no local da MEO. Sem certezas em relação aos outros ISP's. A cobertura 4G é boa.

- Não dou qualquer valor aos canais de televisão, os 4 nacionais chegam perfeitamente. Ou seja, estava a ponderar aderir ao pacote de fibra mais básico.
- 20-30mbps é mais do que suficiente para mim portanto os pacotes mais básicos são mais que suficientes.
- Como a casa é grande, se colocar um router na sala, apanha na cozinha mas no quarto já não.

Posto isto e após uma análise inicial minha, tenho duas possíveis soluções (há outras melhores que recomendem?):
- Meo fibra 22€ mês 30/30 mbps com o risco de não ter wifi na casa toda. Será que uns repetidores de sinal aftermarket resolvem o assunto?
- Internet 4g da NOS 23,35€ 20/20 mbps com router de ligar à ficha e possibilidade de ligar onde quiser, levar de férias etc.

Há alguma melhor opção que estas? Eu sei que a MEO oferece um pacote por ~35€ com router para a casa toda, mas tendo a opção da NOS a 23,35€, não sei.

Qual seria a vossa escolha? Obrigado! :)

Essas duas opções, segundo o panorama do mercado nacional, parecem-me as melhores...

Não se pode comparar um serviço de 4G com um serviço de Fibra... A fibra é mais estável e tem um ping muito menor que o 4G...

Eu escolheria a Fibra, e comprava uns repetidores que se ligam à tomada e funcionam através do WPS do router do operador, para as restantes divisões...
 
Na NOS nunca ias ter 20/20 em 4G. A cobertura pode ser excelente, mas se as Antenas estiverem saturadas, as velocidades são quase 0.
Fibra é a melhor solução!
 
A casa tem uma rede elétrica antiga (+40 anos), será que as velocidades no powerline serão severamente afetadas (com um pacote de fibra mais barato)?
A distância do router à divisão mais distante (quartos, escritório) é de aproximadamente 20-25m. :)
Desde que o ping ande abaixo dos 100ms, é-me suficiente.
 
A qualidade e o número de fases da rede eléctrica são dos factores que mais influencia.

Agora, depende do estado da rede.

O ideal seria conseguires testar e dar para devolver caso não seja satisfatório, seja em velocidade ou estabilidade.
 
Back
Topo