Case Chilling

Live

Power Member
Tive a testar uma forma de baixar as temps. dentro da caixa , tornando assim o sistema mais estavel , mais overclockavel e com menos humidade relativa dentro da caixa ...
Aplicando um radiador c/ duas fans e ligando o ao meu sistema de wc (o anti congelante está a -20cº ), fico com um mini ar condicionado !!!! Ja tive a testar fora da caixa e as temps. a que o ar fica são mto frias, alem de ser um ar "seco"!!! Agora estava a pensar onde aplicar o radiador, no fundo da caixa debaixo dos discos ou entao vou fazer um furo na tampa de forma a caber o radiador....... espero baixar dos 30cº (temp. da mb) para uns 10cº alem de baixar os niveis de humidade e de temperatura dentro da caixa evitando assim a acumulação de condensados no socket do cpu e no proprio wb ....
 

Anexos

  • 0011.jpg
    0011.jpg
    26,2 KB · Visualizações: 151
ah ... ja agora aki vai uma foto dos desgraçados que entraram pra Eng. Informatica e de sistemas em coimbra ....

:D
 

Anexos

  • 0008.jpg
    0008.jpg
    39,2 KB · Visualizações: 152
Live, essa tua ideia parece interessante. Mas explica lá melhor como mantens o sistema a essa temperatura baixa.
Pelo que percebi a tua ideia é usar o radiador ao contrário, ou seja, fazendo circular 1 liquido dentro deste a uma temperatura bastante baixa para arrefecer o ar circundante ao radiador, certo? Mas de certeza q isso diminui a humidade do ar circundante?
Eu por acaso já tinha tido uma ideia parecida de criar uma espécie de circulação de ar frio pra dentro da caixa, mas ainda na arranjei algo para arrefecer o ar (o ideal mesmo era um miniarcondicionado :D )...
Explica aí melhor o q prentendes fazer, e corrige-me se percebi mal a tua ideia.
 
Live,

Eu isolava térmica e hermeticamente a caixa e metia-lhe esse novo radiador lá dentro. Ou seja, transformar a caixa num autêntico frigorífico.

Tens é de ter cuidado porque se tens o interior da caixa a para aí 10ºC e de repente abres a porta, forma-se lá dentro uma névoa de condensação como acontece quando se abre um frigorífico/arca :)





Btw, essa ideia é porreira, já tinha pensado nisso como solução para um sistema completamente 0-fan não começar a aquecer demasiado no interior.
 
yeap Strakata isso ficava porreiro mas smp k kisesse abrir a caixa...era chato no minimo!este ppl anda cheio de ideias (felizmente) vamos la ver como eh po.las em pratica! eh k parecendo k nao ja temos bons coolings em PT, bem k dava pa fazer uma page cos projectos k se fazem por cá!
 
Tive a ver ....
e a humidade baixa ate pk tenho uma cena pra medir a humidade e a temp. e neste caso a humidade baixou pros 30% (vento que sai do radiador) ... o problema e que tenho que arranjar um "prato" para apanhar os condensados que escorrem do radiador e tb mantem a temp. estavel pois nao pode ser mto baixa senão cria um diferencial de temp. mto grande ... mas pelo menos um diferencial de 10 / 15 cº pode ser atingido sem problemas ... dps dou mais noticias...
d_only_1 ... a ideia é essa ja que tenho a agua a temps. mto baixas aproveito .....
 

Anexos

  • 0015.jpg
    0015.jpg
    26,2 KB · Visualizações: 96
Já agora, como arrefeces a água a essa temp?
Pois, realmente o problema da condensação é sempre um perigo... é como diz o Strakata, se de repente entrasse ar húmido e à temp ambiente lá pa dentro...era um desastre. Isso tinha q ser bem selado. Bem, cada vez q fosse necessário abrir a caixa tinha q ser tudo desligado, até a temp interior voltar ao normal.
 
Se a temp. da caixa for pros 10cº/15cº não há problemas .... e nota que o sistema de arrefecimento so trabalha quando o pc esta a funcionar (sistema c/ relé) .... se eu por acaso quizer abrir a tampa abro quando o pc tiver desligado pra uma maior segurança... ao mesmo tempo tenho uma janela de acrilico para ver o que se passa no interior ... a humidade da caixa tb pode ser controlada via sensor de humidade .... penso não irei ter mtos problemas se a temperatura nao for pra niveis mto baixos.
Alias ate penso que a condensação que se poderia formar no socket irá ser ainda mais dificil de se formar !


P.S.-Comprei um condensador e uma ventoinha de 5watts .... daki a pouco meto fotos !
 
Back
Topo