Mega Drive Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

jabun

Power Member


Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, conhecido no Japão como I Love Mickey Mouse: Great Mysterious Castle Adventure é um jogo de plataformas side-scroling desenvolvido pela Sega e lançado para Mega Drive no final de 1990. Uma versão 8-bit do jogo foi mais tarde lançada para Master System e Game Gear, mas foi a versão de 16 Bits que transformou Castle of Illusion num dos jogos mais adorados do início dos anos 90, dando inicio a uma fantástica parceria entre a Sega e a Disney, com a gigante nipónica a servir-se dos célebres personagens Disney para criarem alguns dos melhores jogos de plataformas de sempre.



Neste jogo, Mickey Mouse está numa missão para salvar Minnie Mouse das garras da malvada bruxa Mizrabel, que quer roubar a juventude da amada do rato mais famoso do planeta. Para isso, Mickey tem de ultrapassar diversos níveis, com um level design simplesmente genial, havendo desde florestas, a casas de brinquedos, um nível feito de doces, etc.

O principal método de ataque é a realização de um salto em que o ratinho acerta com a sua bunda nos inimigos, que pode inclusive ajudar a chegar a áreas mais altas. Mickey pode também atirar projéteis aos inimigos, como maçãs e doces. Existem também vários itens que concedem pontos de bónus, vidas extras e itens que recuperam a saúde do personagem.



Cada nível termina numa tradicional batalha contra os capangas de Mizrabel, sendo este mais um dos pontos em que o jogo brilha, pois todos os bosses são excelentes e com mecânicas bastante intuitivas e criativas. No final de cada boss, Mickey recolhe uma joia. Terminados todos os seis níveis e com todas as joias recuperadas, abre-se um caminho para a sala do trono da bruxa, onde enfrentamos o boss final: uma versão gigante e jovem de Mizrabel.



Graficamente o jogo é fantástico, apresentado animações soberbas, uma palete de cores viva e backgrounds excelentes. Este facto é ainda mais notável se tivermos em conta que estamos perante um jogo dos primórdios da Mega Drive, e que ainda hoje em dia apresenta um grafismo excelente. Também espetacular é a OST, que apresenta temas que quem os ouviu em 1990, ainda hoje e passados 24 anos (!) se lembra perfeitamente deles.
Pontos fracos? Talvez ser demasiado curto e simples. Mas numa época e que os jogos eram espremidos até ao tutano e que eram terminados vezes sem conta, este não é um aspeto que prejudique Castle of Illusion.



O jogo teve um sucesso enorme, quer junto da crítica, quer junto dos jogadores, por isso não é de estranhar que a Sega produzisse mais jogos com a chancela Disney. Assim, em 1992 é lançado a sequela direta do jogo, Land of Illusion Starring Mickey Mouse, para a Master System e para a Game Gear. No mesmo ano chega World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck para a Mega Drive e que veio revolucionário o multiplayer cooperativo. Em 1994, Legend of Illusion Starring Mickey Mouse foi lançado em exclusivo para a Game Gear, fechando com chave de ouro o quarteto de jogos Illusion.



Aproveitando a onda retro e saudosista que este meio vive atualmente, um remake do jogo foi desenvolvido pela Sega Studios Australia, tendo sido lançado para PlayStation Network, Xbox Live Arcade e PC em setembro de 2013. O jogo apresenta jogabilidade 2.5D com gráficos 3D. Foi desenvolvido sob a supervisão do diretor do jogo original, Emiko Yamamoto, com a banda sonora a ser reinventada por Grant Kirkhope (embora seja possível jogar com a OST original).


http//i.imgur.com/RPvU8M3.jpg[/img]']http://i.imgur.com/RPvU8M3.jpg[/img]']http://i.imgur.com/RPvU8M3.jpg[/img]']

Castle of Illusion é mais um dos grandes jogos de plataformas da geração 16 Bits, e um dos melhores jogos disponíveis na vasta biblioteca da Mega Drive. A Sega demonstrou que, nesta época, tudo aquilo em que tocava era ouro e felizmente o tratamento dado a Mickey só veio confirmar esta teoria. Castle of Illusion é o jogo típico de uma época que não volta mais, em que a diversão e o prazer em ter um comando na mão era o mais importante.



Let's All Play: Castle of Illusion, Retro Gamer nº 65

L7LUDc3.jpg


tXPzqqY.jpg


p9POhe8.jpg


uKNUUiF.jpg


Castle of Illusion Review Retrospective (Sega Genesis Mega-Drive)
 
Última edição:
Terminei-o há uns tempos. Não é mau, mas fica muito longe dos melhores do género desta era. Ainda tenho de experimentar o World of Illusion, que tem co-op.
 
Nunca acabei este título, apenas o world of illusion. O Castle of illusion só o comprei há uns 3 anos para a minha colecção, contudo o tempo não abunda. Mas adoro a colecção Disney da Sega!

Tenho muita pena em ver a SEGA a definhar devido à crise do COVID :'(
 
Nunca joguei este jogo mas tenho curiosidade pois falam muito deste e eu até gostei imenso dos outros jogos Mickey na Mega Drive. Tive quando era miúdo o World Of Illusion e um amigo meu tinha o Mickey Mania. De facto a Mega Drive tem excelentes jogos de plataformas e muitos deles são da Disney.
 
Um dos jogos mais marcantes que joguei na vida... Muita gente não imagina a qualidade deste jogo. Este e o World of Illusion são jogos quase perfeitos ainda hoje.
 
A minha filha tem uma obsessão com o remake deste jogo (aquele que saiu há uns 10 anos atrás). Já tentei encamilhá-la para este, tanto a versão de megadrive como a de Master System mas nada feito.
 
Back
Topo