Dúvidas Cat5 UTP

Jorge Tuna

Power Member
boas, estou aqui com uma dúvida.

Conheço o cabo RJ11 para telefone/fax e RJ45 para rede (ethernet).
Que cabo é "CAT5 UTP" que vem com o meu router wireless que serve ligar o modem ao router? Aparentemente é um cabo de rede pelo menos tem servido como tal. Que diferença tem em relação ao RJ45?

Obrigado!
 
O RJ45 autêntico tem outra disposição de cabos dentro do cabo diferente do RJ45 que estamos habituados que se deveria chamar 8P8C.

Incorrectamente chamamos RJ45 ao cabo que conheces para RDIS e Ethernet. Os dois cabos que falas são iguais, não há nenhuma diferença entre eles.

Esta é a parte que te esclarece:
O cabo Ethernet, 8P8C, tembém usado para RDIS, vulgarmente chamado RJ45, divide-se em várias categorias CAT (Category).
CAT1, 2, 3, 5, ... Podes ver nesta página uma tabela das várias categorias.
Lendo CAT5 UTP já se sabe que é Ethernet sendo a sua categoria 6.
 
RJ45 é a ficha (ponta de plástico) CAT5 UTP é a categoria e o tipo de cabo Unshielded twisted pair ou UTP.

Quanto ás categorias

Categoria 1: Utilizado em instalações telefónicas, porém inadequado para transmissão de dados.

Categoria 2: Outro tipo de cabo obsoleto. Permite transmissão de dados a até 2.5 megabits e era usado nas antigas redes Arcnet.

Categoria 3: Era o cabo de par trançado sem blindagem mais usado em redes há uma década. Pode se estender por até 100 metros e permite transmissão de dados a até 10 Mbps. A principal diferença do cabo de categoria 3 para os obsoletos cabos de categoria 1 e 2 é o entrançamento dos pares de cabos.

Enquanto nos cabos 1 e 2 não existe um padrão definido, os cabos de categoria 3 (assim como os de categoria 4 e 5) possuem pelo menos 24 tranças por metro e, por isso, são muito mais resistentes a ruídos externos. Cada par de cabos tem um número diferente de tranças por metro, o que atenua as interferências entre os pares de cabos. Praticamente não existe a possibilidade de dois pares de cabos terem exatamente a mesma disposição de tranças.

Categoria 4: Cabos com uma qualidade um pouco melhor que os cabos de categoria 3. Este tipo de cabo foi muito usado em redes Token Ring de 16 megabits. Em teoria podem ser usados também em redes Ethernet de 100 megabits, mas na prática isso é incomum, simplesmente porque estes cabos não são mais fabricados.

Categoria 5: A grande vantagem desta categoria de cabo sobre as anteriores é a taxa de transferência: eles podem ser usados tanto em redes de 100 megabits, quanto em redes de 1 gigabit.

Categoria 5e: Os cabos de categoria 5e são os mais comuns atualmente, com uma qualidade um pouco superior aos cat 5. Eles oferecem uma taxa de atenuação de sinal mais baixa, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos. Estão disponíveis tanto cabos blindados, quantos cabos sem blindagem, os mais baratos e comuns.

Além destes, temos os cabos de categoria 6 e 7, que ainda estão em fase de popularização:

Categoria 6: Utiliza cabos de 4 pares, semelhantes aos cabos de categoria 5 e 5e. Este padrão não está completamente estabelecido, mas o objetivo é usá-lo (assim como os 5e) nas redes Gigabit Ethernet. Já é possível encontrar cabos deste padrão à venda em algumas lojas.

Categoria 7: Os cabos cat 7 também utilizam 4 pares de fios, porém usam conectores mais sofisticados e são muito mais caros. Tanto a freqüência máxima suportada, quanto a atenuação de sinal são melhores do que nos cabos categoria 6. Está em desenvolvimento um padrão de 10 Gigabit Ethernet que utilizará cabos de categoria 6 e 7.

Sobre o tipo de cabo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Twisted_pair


Cumprimentos
 
Back
Topo