Viva pessoal Tenho uma dúvida O meu ISP é a Vodafone, e na altura em que instalaram o serviço eu tinha o PC diretamente ligado ao router, mas agora tive de passar o PC para a sala. Tive de colocar um Switch ao lado da BOx da Vodafone, liguei o cabo de rede que ligava a box ao switch e do switch passei um cabo para a TV outro para a Box e outro para o PC. O PC uso maioritariamente para gaming e agora com o confinamento a maior parte das vezes estou a jogar e a minha mulher a ver televisão. Ás vezes denoto um certo lag no jogos mas se a box estiver desligada fica normal. O cabo que colocaram é Cat5e, será que trocar para Cat6 resolverá este lag. A minha net é 200/100 Obrigado
Em teoria deveria ser igual. Se estiveres ligado por Wifi notas essa Lag com a box ligada (assumindo que tens rede wifi com boa qualidade)? O problema pode ser pelo switch não ter IGMP Snooping v3 (A switch will, by default, flood multicast traffic to all the ports in a broadcast domain - https://en.wikipedia.org/wiki/IGMP_snooping). Isto faz sentido, pelo que a porta de rede da tua LAN do PC leva com o multicast quando a box está ligada, logo fica mais lento.
O router que adquiriste tem portas de 1gb??? E que router e que tens do teu operador? Troca de cabo para CAT6, em princípio não levara a nada. Tens a certeza que os cabos estão bem cravados??? Edit... Esquece, o router e quase igual ao meu... ( o meu não tem o "E" no final, mas tenho duas box ligadas a ele e funciona perfeitamente às boxes Harris VIP 1002ESL e a STB-3112 CDA) Assim o problema pode estar no router do operador será que tens ligado o segundo router a uma porta giga ??? Ou apenas uma ponta de 100 megas? teste de novo liga e desliga tudo deita a net abaixo, e reinicia tudo se é que ainda não fizeste
Só tenho o router da Vodafone, é o smart router antigo não o 2.0, e as portas são todas de giga. Os cabos são os que já usava antes a não ser o do PC que comprei na pcdi..... porte tem deter 7 metros.
@tonimakinen Tens este router, certo? vai a 192.168.1.1 e mete o user e pass vodafone vodafone (casoi nao a tenha mudado) vai a : Informações do sistema e depois: Portas Ethernet nao sei se tens a fibra a entrar directamente no Router, ou se tens ONT + Router (no 2º caso, a porta LAN4 esta reservada para entrada do serviço vindo do ont e certamente estara como :Full-duplex 1000 M b i t / s ) - a PORTA ONDE LIGA A BOX estara Full-duplex 100 M b i t / s - A PORTA ONDE LIGA O PC deveria de estar Full-duplex 1000 M b i t / s na eventualidade mde ligares a um 2º router, aparecera 100 ou 1000 M b i t / s consoante as portas do router de destino suportarem apenas 100 megas, ou 1 giga.
e na velocidade apanhas 200/100 ou quanto apanhas? vai a h t t p : / / acesso.vodafone.pt e tenta fazer o teste de velocidade ou vai directamente ao speedtest.net 7 mts de cabo é na boa,se fosse para o lado dos 100 metros e que era pior! Eeu tenho uns 20 e tal e 5 estrelas a velocidade: