Cat5e ou Cat6

tonimakinen

Power Member
Viva pessoal

Tenho uma dúvida
O meu ISP é a Vodafone, e na altura em que instalaram o serviço eu tinha o PC diretamente ligado ao router, mas agora tive de passar o PC para a sala. Tive de colocar um Switch ao lado da BOx da Vodafone, liguei o cabo de rede que ligava a box ao switch e do switch passei um cabo para a TV outro para a Box e outro para o PC. O PC uso maioritariamente para gaming e agora com o confinamento a maior parte das vezes estou a jogar e a minha mulher a ver televisão. Ás vezes denoto um certo lag no jogos mas se a box estiver desligada fica normal. O cabo que colocaram é Cat5e, será que trocar para Cat6 resolverá este lag.
A minha net é 200/100

Obrigado
 
Última edição:
Em teoria deveria ser igual. Se estiveres ligado por Wifi notas essa Lag com a box ligada (assumindo que tens rede wifi com boa qualidade)?

O problema pode ser pelo switch não ter IGMP Snooping v3 (A switch will, by default, flood multicast traffic to all the ports in a broadcast domain - https://en.wikipedia.org/wiki/IGMP_snooping). Isto faz sentido, pelo que a porta de rede da tua LAN do PC leva com o multicast quando a box está ligada, logo fica mais lento.
 
Em teoria deveria ser igual. Se estiveres ligado por Wifi notas essa Lag com a box ligada (assumindo que tens rede wifi com boa qualidade)?

O problema pode ser pelo switch não ter IGMP Snooping v3 (A switch will, by default, flood multicast traffic to all the ports in a broadcast domain - https://en.wikipedia.org/wiki/IGMP_snooping). Isto faz sentido, pelo que a porta de rede da tua LAN do PC leva com o multicast quando a box está ligada, logo fica mais lento.
O meu switch tem snooping é o TP-Link TL-SG108E.
 
Viva pessoal

Tenho uma dúvida
O meu ISP é a Vodafone, e na altura em que instalaram o serviço eu tinha o PC diretamente ligado ao router, mas agora tive de passar o PC para a sala. Tive de colocar um Switch ao lado da BOx da Vodafone, liguei o cabo de rede que ligava a box ao switch e do switch passei um cabo para a TV outro para a Box e outro para o PC. O PC uso maioritariamente para gaming e agora com o confinamento a maior parte das vezes estou a jogar e a minha mulher a ver televisão. Ás vezes denoto um certo lag no jogos mas se a box estiver desligada fica normal. O cabo que colocaram é Cat5e, será que trocar para Cat6 resolverá este lag.
A minha net é 200/100

Obrigado

O router que adquiriste tem portas de 1gb???

E que router e que tens do teu operador?

Troca de cabo para CAT6, em princípio não levara a nada.
Tens a certeza que os cabos estão bem cravados???

Edit...
Esquece, o router e quase igual ao meu...
( o meu não tem o "E" no final, mas tenho duas box ligadas a ele e funciona perfeitamente às boxes Harris VIP 1002ESL e a STB-3112 CDA)

Assim o problema pode estar no router do operador será que tens ligado o segundo router a uma porta giga ???
Ou apenas uma ponta de 100 megas?

teste de novo liga e desliga tudo deita a net abaixo, e reinicia tudo se é que ainda não fizeste
 
Última edição:
O router que adquiriste tem portas de 1gb???

E que router e que tens do teu operador?

Troca de cabo para CAT6, em princípio não levara a nada.
Tens a certeza que os cabos estão bem cravados???

Edit...
Esquece, o router e quase igual ao meu...
( o meu não tem o "E" no final, mas tenho duas box ligadas a ele e funciona perfeitamente às boxes Harris VIP 1002ESL e a STB-3112 CDA)

Assim o problema pode estar no router do operador será que tens ligado o segundo router a uma porta giga ???
Ou apenas uma ponta de 100 megas?

teste de novo liga e desliga tudo deita a net abaixo, e reinicia tudo se é que ainda não fizeste
Só tenho o router da Vodafone, é o smart router antigo não o 2.0, e as portas são todas de giga. Os cabos são os que já usava antes a não ser o do PC que comprei na pcdi..... porte tem deter 7 metros.
 
@tonimakinen
Tens este router, certo?



vai a 192.168.1.1 e mete o user e pass
vodafone
vodafone
(casoi nao a tenha mudado)


vai a : Informações do sistema

e depois: Portas Ethernet


nao sei se tens a fibra a entrar directamente no Router, ou se tens ONT + Router
(no 2º caso, a porta LAN4 esta reservada para entrada do serviço vindo do ont e certamente estara como :Full-duplex 1000 M b i t / s )

- a PORTA ONDE LIGA A BOX estara Full-duplex 100 M b i t / s
- A PORTA ONDE LIGA O PC deveria de estar Full-duplex 1000 M b i t / s

na eventualidade mde ligares a um 2º router, aparecera 100 ou 1000 M b i t / s consoante as portas do router de destino suportarem apenas 100 megas, ou 1 giga.
 
@tonimakinen
Tens este router, certo?



vai a 192.168.1.1 e mete o user e pass
vodafone
vodafone
(casoi nao a tenha mudado)


vai a : Informações do sistema

e depois: Portas Ethernet


nao sei se tens a fibra a entrar directamente no Router, ou se tens ONT + Router
(no 2º caso, a porta LAN4 esta reservada para entrada do serviço vindo do ont e certamente estara como :Full-duplex 1000 M b i t / s )

- a PORTA ONDE LIGA A BOX estara Full-duplex 100 M b i t / s
- A PORTA ONDE LIGA O PC deveria de estar Full-duplex 1000 M b i t / s

na eventualidade mde ligares a um 2º router, aparecera 100 ou 1000 M b i t / s consoante as portas do router de destino suportarem apenas 100 megas, ou 1 giga.
Sim é esse mesmo.
A ligação é esta:
img_20150330_155053-jpg.42998

Desta caixa a fibra liga directamente ao router.
 
e na velocidade apanhas 200/100 ou quanto apanhas?

vai a
h t t p : / / acesso.vodafone.pt

e tenta fazer o teste de velocidade
ou vai directamente ao speedtest.net



7 mts de cabo é na boa,se fosse para o lado dos 100 metros e que era pior!
Eeu tenho uns 20 e tal e 5 estrelas a velocidade:

10982603272.png
 
Última edição:
Back
Topo