CCleaner

A partir do momento em que um engenheiro da microsoft veio alegar para ter cuidado com "programas como o ccleaner" quando o viu instalado num computador, instalou-se a confusão. É muito inconveniência para a microsoft que existam programas que limpam um bocadinho mais do que aquilo que eles estão dispostos a limpar pois há certas coisas que lhes fazem falta que o ccleaner acha que não fazem falta ao utilizador e ao desempenho do sistema. Sempre utilizei o ccleaner e vou continuar a utilizar. Os resultados continuam a deixar-me satisfeito. Não utilizo a opção de limpeza de registry por ser muito arriscado modificar/apagar conjuntos de chaves.
 
Última edição:
Agora a questão será o registo do Windows (...)

Existem aplicações que tiram uma "foto de sistema" antes e depois da instalação de um determinado programa, caso se pretenda remover todas as chaves geradas pela instalação, faz-se a comparação entre as duas imagens.
Prefiro usar este tipo de aplicação ao CCleaner.

De resto, quase tudo o que o CCleaner faz já está ao dispor do utilizador. A falta de informação leva a que se procure por aplicações deste género.

Exemplo: no waterfox (que tenho estado a usar) ou firefox, em opções de privacidade encontram definições de historico de navegação, descargas, pesquisa, cookies e cache no encerramento do browser.
Recomendo 2 extensões para o Waterfox/Firefox: Adguard Blocker e o Disconnect.
Também instalei o Locale Switcher porque pretendia colocar o Waterfox em Português, quem usa firefox não precisa da extensão.

A1lVqHO.png


kWYKzCk.png
 
Última edição:
Deve-se usar sempre um desinstalador (revo, geek, iobit, etc) sempre que for para remover programas e um cleaner pouco intrusivo (ccleaner, glary, etc). Eles nao aumentam a performance de nada mas limpam muito lixo que o windows deixa espalhado (historico, lixo das desinstalaçoes, windows update, ficheiros inuteis e ainda apagam chaves antigas no registo de programas desinstalados). Quem diz que nao é necessario utilizar cleaners no windows 10 diz a verdade, nao é preciso mas o windows por sí nao limpa nada e em pouco tempo fica carregado de lixo espalhado por todo o lado...
 
Mas o uso desses software é conforme cada um e aquilo que faça.
No meu caso apenas tenho instalado os programas que uso nunca instalo saladas de programas só porque sim como algumas pessoas fazem dai que realmente não preciso porque nunca desinstalo nada porque preciso daquilo que tenho. :)

O CCleaner é conforme cada um o programa em si não faz mal a ninguém e é compatível com o windows 10 como vem indicado no site deles.
 
Eu sempre utilizei e vou continuar a usar o ccleaner e recomendo a quem me perguntar.

Aviso sempre é para ter atenção ao que fazem com ele, porque há certas opções que podem ter "efeitos secundários".

Mas se for só para eliminar histórico, ficheiros temporários e afins, sem stress. É certo que se pode fazer isso através do browser/windows, mas torna-se mais prático tudo numa aplicação.
 
Eu sempre utilizei e vou continuar a usar o ccleaner e recomendo a quem me perguntar.

Aviso sempre é para ter atenção ao que fazem com ele, porque há certas opções que podem ter "efeitos secundários".

Mas se for só para eliminar histórico, ficheiros temporários e afins, sem stress. É certo que se pode fazer isso através do browser/windows, mas torna-se mais prático tudo numa aplicação.[/QUOTE]
O Windows 10 já faz isto tudo em 2 aplicações, Microsoft Edge é a segunda, não dá esforço algim dai que usar outro software externo não se justifica.

Já agora, certas opções do CCleanner que podem ter efeitos secundários nem lá deviam estar ou deviam ser melhoradas de forma a serem totalmente seguras porque muita gente não sabe o que pode acontecer e depois admiramse....
 
Boa noite

Fiquei sem Windows após a limpeza do Windows.old com o CCleaner. Não inicia, da sempre bluescreen. Tinha acabado de restaurar o computador para limpar os discos e lixeira. Nenhum método de recuperação funciona. Dá para fazer download do Windows pela Microsoft? É que esta licença é do Dreamspark e já não a consigo voltar a sacar. Suponho que a chave este gravada na mobo.
 
Não devias ter usado o CCleaner para limpar a Windows.old nem para outra coisas alguma...
Para limpar a pasta, devias ter usado a Limpeza do disco...
Podes fazer download do Windows 10 daqui. Aquando da instalação, não insiras nenhuma chave de produto que ele, assim que ele tiver ligado à Internet, ativar-se-á automaticamente.
 
Qualquer dia ainda me dou ao trabalho de fazer um apanhado dos tópicos com os utilizadores que danificaram o sistema a usar o ccleaner.
 
uso o ccleaner á anos e nunca me arrebentou o sistema operativo do meu portátil, desde o windows 7 ao 10
eu acho que a malta faz asneira e depois toca a culpar o programa.
 
também uso Ccleaner no windows 10 e versões anteriores, mas lá está, há que saber o que se está a fazer, se não é pior a emenda que o soneto, a limpeza é tão bem feita que deixa tudo de funcionar...

o Mu7e tem razão no que diz, se formos procurar já existe por ai pelo forum uma serie de tópicos de situações semelhantes a esta...

agora para o que ele pretendia fazer nem sequer precisava do Ccleaner para rigorosamente nada, mas perder tempo a pesquisar como fazer as coisas, não vale apena, é mais rápido ir logo pela via mais fácil e depois upps, deixou tudo de funcionar, e no fim é que vem para um forum perguntar como resolver a situação, típico...
 
Esta deve ser das questões mais polémicas de sempre que me lembro desde que me iniciei no mundo dos computadores.

Uns dizem que o Ccleaner dá cabo do windows e outros que muito pelo contrário.

Eu pessoalmente uso-o desde o Windows XP e nunca tive problemas.

Mas dou o benefício da dúvida,uma vez que não existem verdade universais com a informática.E como já lá dizia o outro: " Eu não acredito em bruxas mas que as há há"
 
Para mim, quanto menos porcaria instalada, melhor. Deixei de usar o Ccleaner desde o Windows XP. Quando algo corre mal, reinstalo a última cópia integral feira com a versão gratuita do Macrium Reflect. Ainda há dias, ao instalar um programa, o meu antivírus detectou e apagou os ficheiros infetados. Mesmo assim não confiei e reinstalei uma cópia. Como dizem os mafiosos: "Ele não vai dar com a língua nos dentes, mas para quê arriscar...".
 
Offtopic:

Aproveitando o que @news_js disse.

Será que é possível criar uma espécie de ficheiro que pode ser metido num disco rígido que no caso de necessitar de formatar o pc não tenha que estar novamente a instalar o software todo e actualizações etc?

Isto é: fazia uma cópia integral de como está o meu sistema operativo com todo o seu software,definições.Depois era só arrancar o sistema que estava tudo prontinho.
 
Offtopic:

Aproveitando o que @news_jsIsto é: fazia uma cópia integral de como está o meu sistema operativo com todo o seu software,definições.Depois era só arrancar o sistema que estava tudo prontinho.

Há muito software que faz isso. Eu uso o Macrium Reflect Free, por tradição. Crias uma partição no disco e gravas lá a cópia integral. Depois tens de criar um CD ou PEN de Recuperação a partir do Macrium Reflect. Quando quiseres repor o sistema, arrancas o sistema com esse CD ou PEN e vais buscar a cópia a reinstalar à tal partição. Em 15 minutos está tudo pronto.

http://www.macrium.com/reflectfree.aspx

 
O sistema tem essa opção mas convém, tal como qualquer outra aplicação de backup, testar a reposição.
Pessoalmente uso outra opção que não interessa referir mas foi comprada.

8Q9vFll.png


vtL0d3Z.png


Soluções de backup pagas existem muitas tais como:
 
Última edição:
Sinceramente não compreendo a necessidade de ter isso instalado, é como malta que actualmente instala anti-vírus em android.
No windows xp talvez fizesse sentido.

--edit

A máquina onde estou agora tem o windows 10 home x64

a dir windows ocupa isto:

KZbrrHl.png


FseQdBL.png
 
Última edição:
Back
Topo