CD/DVD vs. USB Flash

K0mA

Power Member
Cópias de segurança > CD/DVD vs. USB flash(pen drives)

Imaginem que pretendo fazer cópias uns ficheiros do word e excel (meia dúzia de megaytes) que serão actualizados/modificados anualmente.
Até aqui tenho usado um CD, o qual formato com o NEROinCD que me permite usar a drive de CD como uma drive normal.
Mas este sistema para além de poder não ser o mais fiável, também dá um bocado de trabalho com o inCD etc.

Tenho andado a pensar em comprar uma 'pen drive' daquelas mais baratas para guardar estes ficheiros, será mais fiável guardar num CD ou a 'pen' oferece maior fiabilidade?

Reparem que esta questão não é a trivial cópia de segurança que se costuma fazer, porque os dados são modificados anualmente.

Alguém usa um sistema alternativo que eu desconheça?

Em caso de necessidade de fazer alterações num ficheiro constantemente, que sistema usam para fazer uma cópia de segurança?

Gostava de ouvir opiniões.
 
Última edição:
... dados são modificados anualmente ...

experimenta não ligar uma pen durante um ano ... podes ter uma surpresa ..
ao preço que estão os cd's, é preferível gravar isso em 2 cd's (mais vale prevenir), gastas 2 cd por ano.
 
E porque não alojar os dados também online? Tipo mandar para o gmail com uma extensão que existe, etc....
CDS também não é a coisa mais fiável do mundo, mas acho que copiaria para cds (e para pen também para fazer redundância).
 
Eu cá não confiava muito no NERO inCD nem imaginas a barraca que le já tem dado, sei disso por experência própia, era mais segura gravar em Multisessões. Mas segue os concelhos acima :)
 
Redundância mesmo. Devo dizer q uso o gmail como backup de documentos...nunca falha, além disso em todos os discos rígidos mantenho cópias de documentos...e tb em dvd. ufa......
 
Back
Topo