CD programaslivres- Uma compilação de programas livres em download nacional

Óptima "idéia" (pus "ideia" entre aspas pois não é a primeira vez que se faz algo do género, há o OpenCD, entre outros. Mas tenho umas quantas dúvidas / opiniões... posso?

* Todos os programas contidos no CD estão traduzidos para PT_pt ou PT_br?

* Não acham que nos dias em que vivemos, em que a internet está praticamente ao alcançe de qualquer um, e onde há pen's e similares aos molhos (conheço gente que não tem PC, mas tem Pens...), que fazer um CD com programas é um bocado erm... estranho?
Novas versões dos mesmos (e sendo eles open-source, que presumo que seja o que se quer, ainda mais?) estão a ser lançadas "todos os dias", o que torna um CD que guardamos se torne desactualizado a um curto prazo de tempo, assim como muitos daqueles CD's de "oferta" que vêm nas revistas da especialidade.

Dou muito mais valor à componente "site" do projecto, do que ao CD em si, pois o primeiro pode servir como ponto de referência para software livre e actualizado (pelo menos mais facilmente que a ISO) em Portugal.

Agora caso nem sequer o software esteja ou tenha uma tradução disponível para português, não seria mais fácil um mirror do TheOpenCD ?

Antes de mais nada queria agredecer a tuas sugestões.

Os programas estão na grande maioria em português ou com o idioma português disponível. Poderá ter faltado alguns ou por esquecimento ou porque simplesmente não existe.
Penso que não deves ter experimentado a iso antes de dizer isso. Se quiseres o opencd em mirror português também se arranja. Alias é vizinho do programaslivres no mirror da FEUP

E tenho uma pen de 1GB e uso ainda muito os CDs. Mas se as pessoas quiserem usar a PEN pode simplesmente abrir a iso com o daemon tools e copiar os programas para a pen ou simplesmente descompactar a iso e pronto ja pode usar numa pen. Pretendo na medida do possível publicar actualizações frequentes do cd com novos programa e actualizações de outros. E repara que novas versões estáveis não aparecem assim com tanta frequência. Nesta primeira versão optamos por incluir todos os programas analisados, numa próximas versões poderemos cortar alguns, diminuir o tamanho, ou aumenta-lo. Enfim tudo esta em aberto.Vamos aguardar o feedback deste CD.
O CD serve para ajudar as pessoas a não fazerem 50 downloads diferentes. Com apenas um download e numa hora ou duas (se tiver bom download) conseguem ter cerca de 50 programas seleccionados por nos. O CD tem uma outra função essencial que é a promoção dos programas livres/open source e só por isso já valia a pena fazê-lo.
Relativamente a dares mais importância ao sítio/projecto do programaslivres.net então já somos dois. O CD é um sub projecto. O objectivo principal do sítio é a divulgação dos programas livres/open source
 
Última edição:
Back
Topo