1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CD-R's de Qualidade?!?!?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ednoc, 5 de Abril de 2003. (Respostas: 36; Visualizações: 2163)

1. ednoc

ednoc Power Member

Bem pessoal, acho que nunca se falou sobre este assunto mto profundamente...plo menos nunca dei por isso :P

À uns tempos andei perdido pla net a tentar saber quais os cdr's de qualidade e os que só são bons pa jogar ao disco... lol

Ter em conta que qd eu digo que marca x é má ou marca y e boa, tou a falar da capacidade de o cd durar por longos periodos
    de tempo aka anos, qualidade de impressão e acabamentos do cd lol assim como a existencia ou não de erros na superficie do cd
    após ter sido gravado ou já ter alguns anos de vida. Posso ter copiada um cd sem problemas, ir de seguida fazer um teste à
    superficie do cd e encontrar erros, mesmo tendo acabado de o gravar...são coisas que acontecem aos melhores e
    aos piores com mais frequência :P

A primeira conlusão a que cheguei, foi de que as marcas nao interessam pra nada...plo menos na maior
    parte dos casos.

O principal factor é a fabrica onde sao feitos, existem marcas por exemplo como a TDK que vendem cdr's feitos em varias fabricas.

Para verem qual o fabricante de um cdr basta executarem o CDSpeed do nero, menu extra -> CD-R info, manufacturer:.....

Depois de uma longa pesquisa cheguei a conclusao de que os melhores cdr's que o dinheiro pode comprar
    sao feitos pla japonesa Taiyo Yuden (TY). São Cyanine (superficie azul) e são facilmente identificaveis
    por terem a superficie central baça (http://www.digit-life.com/articles/cdrwtestide/tdk-reflex-24x-ty-cd.jpg) ao contrário dos outros fabricantes em que é simplesmente trasparente.
    Vi montes de pessoal em forums a dizer que cdr da marca x ou cdr da y tinha morrido, mas cdr's
    da Taiyo Yuden nunca.
    Onde encontrar então estes cdr's???
    Bem...tive a vascolhar nos meus cd's que tinha la em casa e descobri que akeles cdr's da Sentinel
    feios como tudo e velhos pa caraças eram feitos pla Taiyo Yuden lol foi um choque...tb encontrei alguns HP's
    assim como sony's (akeles todos brancos)...estão todos a workar sem problemas.

Actualmente, descobri cdr's da Sentinel 48x na office center de leiria por 60 centimos cada 1 com caixa,
    na ***** de leiria descobri TDK reflex ultra 650mb 32x tb da Taiyo Yuden por +- 170$ (bocado carotes)
    curioso o facto de os TDK reflex ultra 32x 700mb serem feitos pla propria TDK (n tao bons quanto os da TY)
    a custarem mais de 1euro (xulos!!!).
    Um outro sitio onde há cd's da TY e na ***** em lisboa, (www.*****.pt) pack de 50cds da Plextor
    por 20euros o que da 40centimos por cd. na minha opinião a escolha acertada, tendo em conta qualidade/preço.

Uma outra marca tb excelente é a Kodak, feitos pla própria Kodak, estão ao nivel da Taiyo Yuden, mas segundo consta deixaram de os fabricar
    embora inda se possam encontrar em alguns sitios, o pior e mesmo o preço, sao MTO caros.

Outra marca tb 5estrelas é a HP. Sao feitos ou eram feitos, porque ao que parece a HP deixou-se disso, mas eram do best.
    Feitos pla Taiyo Yuden, Ricoh e Mitsui, tudo fabricas reputadas...pena já não se ver disso à venda.

Uma fabrica que dá grandes dores de cabeça e a Ritek...segundo consta eram do piorio no tempo em que se gravava a menos de 16x,
    agora dizem que tá melhor, outros dizem que tá na mesma, grande confusão, pessoalmente não tenho nada a dizer visto não ter mtos cd's desta fabrica. Alguns Memorex sao feitos pla Ritek.

Em relação aqueles cd-r's do tipo Sky sem nada escrito no cd...epá...usem isso so mesmo pa desenrrascar numa situação em que n têm mais nada.
    Esses cd's são mto maus, falo por experiencia propria.
    Tanto os da Sky como da Mitsai sao feitos pla MultiMedia Masters & Machinery aka 4M ou MMM&M, sao mesmo mto maus acreditem...
    Uma outra fabrica que tb não é la muito bem vista é a CMC Magnetics, segundo consta tb sao mto maus, embora pessoalmente não posso dizer mto, visto não ter mtos desta fabrica.

Princo, Prodisc, MPO, Moser Baer India e Acer pertemcem à classe média que tanto se podem tornar em cdr's mto bons como em autenticos pesadelos,
    garantidamente melhores que os da 4M mas comparalos com a TY, HP ou Kodak ja é abuso...n me arrisco a usalos para coisas importantes.

Uma marca que ultimamente tem dado problemas é a Sony. Em testes que vi na net, verificavam-se erros à velocidade anunciada na caixa (32x).
    Sao feitos pla propria Sony o que n acontecia antigamente. Para alem de caros, mto caros...tanto podem n dar problemas
    como serem uma desgraça, por isso não vale a pena o risco nem mto menos o $$$$...

Espero ter ajudado, e gostaria de deixar bem claro que isto não se trata de nenhuma investigação com base cientifica lol
    apenas tentei recolher da net o maior numero de informação possivel baseando-me na avaliaçao de pessoal em forums e na minha propria
    avaliação como é obvio, acerca das principais marcas de cd-r's assim como das fabricas. Posso estar enganado em relação a alguma marca
    ou fabrica, ou a minha opiniao não ser exactamente a mesma que a vossa, mas é pra isso que cá estamos :P

Numa coisa tenho quase a certeza...

TY, Kodak e HP rulam
    Sky, Mitsai e derivados da 4M sux

Actualmente 90% das gravações que faço são em cd-r's da Taiyo Yuden independentemente da marca.

http://www.cdr-forum.de/index_cdrohlinge_e.php <- grande lista de cdr's...

PS: não comprem cdr's audio. são a mesma coisa que os cdr's normais mas mais caros porque uma % vai para a industria discografica.

Boas Gravaçoes...

Peace!!!

2. Dentall

Dentall Power Member

FUK YU

obviamente tudo o que disseste deve ser tomado com baldes e baldes de sal.

bons cd's = verbatim e imation

adivinha, fui verificar a origem de cds destas duas marcas pois tenho aqui varios e são precisamente da 4M (verbatim) e CMC (imation).

3. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

os verbatim sao dos melhores sim senhor, mas digo uma coisa, todos os cds se estragam por isso, **** it, uso os k calhar, os mais baratos...

por acaso agora ando a usar uns MAM da Mitsui Tec... sao coloridos e 0,38? cada...

4. Baía

Baía Power Member

epá, o ednoc não obrigou ng a usar aqueles CD-R's... vcs só os usam se quiserem, a verdade é que eu só usava CD's da HP e actualmente TY e nunca tive um único problema com eles, nem umzinho!

5. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Eu já usei várias marcas: HP, LeadData, Mmore, Verbatin, Platinum, TDK, Sky, DataTrack, EMTEC, Plextor, Sony, Budget, SilverCircle, VivaStar, Mittsui, Intenso, etc..

Por ordem de qualidade (mau, mediocre, bom, mto bom):

- Sky, Mittsui e Intenso são n são nada de jeito, um bocadinho de humidade e puf lá vão eles.

- SilverCircle, Platinum, EMTEC, Mmore, Sony (mtos dos cd's da Sony n gravam em gravadores Sony), VivaStar e Budget têm uma qualidade mediana.

- LeadData e TDK e HP são bons mas um bocado caros.

- Verbatin e Plextor, sem dúvida os melhores.

:003: :003:

Última edição: 5 de Abril de 2003
  6. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

SimpleFriend: Os Lead Data não são nada de especial, depende muito da superficie de gravação, mas andam entre o mediucre e o mau, para gravações que se pertendam de longa duração, para ter durante muitos e bons anos, não os recomendo.

7. kazuza

kazuza Power Member

Memorex Black > Lambem o chão, escorregas neles, passas-lhes com um X-acto...

NADA! Sempre impecável... por apenas 2,5€ a unidade...

8. jfbbms

jfbbms Power Member

esses cds sao impecaveis, so axo bastantes caros tendo em conta k isso é o preco de um dvd virgem :(

9. JCmendes

JCmendes Power Member

o que é para vcs anos de duração?

Eu dou um exemplo: faço um backup de um jogo num CD SKY

FAço 3 ou 4 instalações e guado o CD numa caixa ou numa bolsa própria.

Do que poderá estragar-se o CD? da falta de uso? ..lol..

Daqui a 6 anos vou pegar no CD e estará estragado? Estragado do quê ?

Sinceramente só notei diferença nuns CD´s de fundo AZUL a dar
    para o escura (não os claros) da SKY. Havia dificuldade em lê-los.

De resto, mesmo estes actuais da SKY, rulam a bem Rular, eu pelo
    menos ainda n notei problema algum.

10. Biruno

Biruno Power Member

Pela experiencia que tenho, os cds Sky e Mitsai são uma boa bosta....são quase trasnparentes...o meu gravador (Sony 24x) n passa das 12x a gravar com um desses.

Gosto muito dos Lead Data pretos, nunca experimentei raspa-los no chão:P :P :P ..mas que tem qualidade têm!!!!

Pra quem quiser, acabei de comprar 2 pack de 50 cds da Verbatim por 19 euros cada na Fnac.

Considerando ke são cds de grande qualidade e a custar 38 cts por cd acho que vale a pena.

Fikem bem

11. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Mendes não leves a mal, mas nota-se plo que dizes que tens uma enorme falta de conhecimentos sobre cdr's, o que importa é a qualidade do material da superficie de gravação, plo que deve ser uma superficie boa e ter uma grande reflectividade, para puder ser bem gravado e lido em todos os leitores onde usares o cd e os SKY e MITSAI (entre outras marcas) tem uma superficie de gravação muito fraca, quase transparente, logo a sua reflectividade é pessima, é < 15%, secalhar até mais baixo que isso, e < 15% já é baixo pra um cdr !
    Já pra não falar que os SKY não trazem nenhuma superficie pra proteger a camada onde estão gravados os dados e de vez em quando a tinta estala e la se foi o cd !
    Quanto á forma de eles se estragarem mesmo que não os uses e tenhas guardado numa simples caixa, é bastante simples, basta que apanhes um inverno bastante humido ou um verão com muito muito calor, ou seja com muita humidade no ar ou muito seco e quente e o cd pode simplesmente estragar-se sem tu dares por isso e sem apresentar nenhum dano fisico visivel a olho nu !
    Espero que te tenha elucidado meu amigo. :)
    BTW: Se quiseres cdr's virgens de qualidade e mais baratos que esses SKY fala comigo ! ;)

12. Meqif

Meqif Power Member

Epá, 38 CONTOS CADA!?!!? :eek:

Acho que querias dizer 38 cêntimos, não? :-D :P

Só vos digo uma coisa: eu prefiro os cds do LIDL, os Octron, aos Sony. Tenho gravado aquelas "porcarias" de cds de 24x da Octron a 48x sem problemas nenhuns e até agora têm-se todos aguentado lindamente, mesmo caindo ao chão bué vezes e estando num quarto mais húmido e quente que os restantes da casa ;) Sou um assassino de cds e ainda tão todos vivos...

[]'s :004:

13. Biruno

Biruno Power Member

Cds a 38 contos......BOLAS...nem o Bill Gates fazia copias!!!

Claro que são a 38 centimos!!!:-D

Qto custam esses cds do LIdl? São trasnparentes?

Fiquem bem

14. SimpleFriend

Tive uma altura em q só os usava e acredita q nunca tive qq problema, já foi há alguns anos e tão em bom estado, daí eu dizer q são bons. Alguns tão fartos de cair e de se riscar e no entanto tão a funcionaram como novos.
    Mas admito q a superfície deles n é das melhores.

:003: :009: :003:

Última edição: 6 de Abril de 2003
  15. SimpleFriend

Tb já usei esses cd's, n sei pk mas parecem-me mto idênticos aos EMTEC.

Lembra-te q os nomes e as embalagens ás vezes mudam mas o material é igual!

16. SimpleFriend

Eu comprei um pack desses na sexta-feira, e acho q é o q vou continuar a comprar, qualidade mto boa por um preço bom, faz deles uma excelente escolha.
    A Mmore tb tem um pack de 50 cd's a €15, mas n se compara a qualidade, neste caso cada cd fica a €0.30.

Off-Topic: editei um bocadinho a tua post para corrigir akele erro.

Fika bem

17. Meqif

Meqif Power Member

Biruno , não me lembro exactamente do preço, mas acho que é 7,5€ por pack de 10 cds. É um bocadinho caro mas enfim...
    E não são tranparentes!

SimpleFriend , eu não estou preocupado se aqueles cds são =s aos da EMTEC, o que sei é que não me têm dado problemas e isso é que me interessa. Mas se me quiseres oferecer uns Plextor para testar... :P Maravilha de cds, só vieram 5 CD-R e 1 CD-RW da Plextor com o meu gravador mas só posso dizer que são excelentes!

18. SimpleFriend

Pois, eu experimentei-os mesmo por causa disso, tenho 10 CD-R e 2 CD-RW Plextor (já tão todos gravados há expepção dos cd-rw), por causa de 2 gravadores q comprei.

Voltando aos Octron, uma vez comprei 2 pa desenrascar e tb n me deram qq problema e hoje tão a trabalhar bem, simplesmente acho q n são nada de especial, mas é como td, funcionam bem o pessoal gosta.

Há packs de cd's Plextor á venda, mas são um bocado dificeis de arranjar, há uma loja em Lisboa q os vende acho eu.

19. Meqif

Meqif Power Member

Eu sei que os Octron não são do outro mundo, mas acho que são bonzinhos (gravar cds de 24x a 48x não é para todos, mas também depende do gravador).

Pois que os Plextor são difíceis de encontrar, isso são! Especialmente cá no Algarve, ainda não vi nenhum à venda.

20. SimpleFriend

Tens aki o link da tal loja q vende os cd's da Plextor, podes encomendar se kiseres, n são mto caros (€ 20.88), custam um bocadinho mais q o pack de 50 da Verbatin (€19.90).

Alguns cd's gravam a mais velocidade do q a q vem apresentada no cd ou na embalagem, mas isso como tu disseste e bem, tb depende do gravador!

Fika bem
    :003: :009: :003:

Partilhar esta Página