Cdj vs Controladores (Preconceito)

Duarte92

Power Member
Boa Tarde.
gostava de discutir este assunto com quem trabalha na área.
Preferem cdj's+djm ou controlador? Têm algum tipo de preconceito com quem usa controladores?
Acham que por usar controlador não se pode chamar de DJ?

Eu pessoalmente uso neste momento controlador, mas tenciono vir a experimentar cdj+djm. Não gosto da aplicação do botão sync... nunca usei assim como auto loops.... mesmo tendo controlador em que poderia fazer quase tudo automático, faço-o manual porque da mais gosto e aprende-se mais. De resto acho que não ha nada que se possa diferenciar de um cdj.... vejo no pc a musica, no cdj tenho o visor, loop, scratch, tempo.....
Se me aparecer uma pessoa que use todos os recursos automáticos de um controlador não posso considerar muito dj uma vez que metade do trabalho ou quase todo não esta a ser feito por ele.
 
se fores por essa vertente então quem usa cdj em vez de vinil não é lá mt dj... acho que isso é uma tentativa de diminuir as skills de quem usa controlador. mais importante que a skill para mim é a selecção da música e adaptação a cada sala mas isso é a minha opinião amadora
 
Não sou DJ mas trabalho na área de produção de eventos. Para um DJ que tenha como planos tocar por essas casas/eventos fora, sem dúvida CDJ/DJM é o mais aconselhável pois não há tanta confusão a nível de riders etc.

Sem dúvida que tal como o @ferraznich diz, mais importante que o material com que se toca, é a seleção musical e a leitura do público de cada evento por que se passa.
 
O meu principal problema com controladores tem a ver com latências.
Depois usam knobs e faders de qualidade inferior aos usados nos equipamentos profissionais, tudo apinhado...
Dá uma sensação de controle muito distante face a vinyl ou cdj's.

Eu a avaliar Djs é pelo clima que conseguem criar pela sucessão musical e pela forma como usam tecnicidades para agitar a festa (filtros, samples, scratchs, faders,...).

Se me aparecer uma pessoa que use todos os recursos automáticos de um controlador não posso considerar muito dj uma vez que metade do trabalho ou quase todo não esta a ser feito por ele.

O que interessa é que a festa tenha sido memorável... ou pelo menos porreira e a maior parte das pessoas tenha gostado!
Não fiques preso numa competição de DJ's amadores...
 
Última edição:
Já vimos o David Guetta na tomorrowland com ser feito em casa.

Isso que não merece muito respeito lol. De resto, desde que DJ abane a casa, de acordo com a reacção do público (nada de sets gravados!), para mim, o DJ até pode usar um tablet! Eu já mexi nos dois, em festas de amigos ou personal pleasure, não me faz diferença.

Contudo, só vão considerar "DJ de verdade" se usares um bom Pardinho de CDJ.

Em termos de imagem e profissionalismo, fica melhor, porque podes pedir que os organizadores da festa (se for minimamente grande) que tenha X equipamentos (regra geral: mesa e CDJ) que pode ser utilizado por todos os DJs que vão tocar.

Resultado final que conta mas para te levarem "a sério": CDJ (infelizmente).

Antigamente, um portátil era também um grande tabu, talvez daqui a mais algum tempo, controladores deixem de ser lol.
 
Tenho pena que haja esse preconceito ou que pensem que so com cdj e que é....

Eu passo a musica que gosto, com que me identifiquei, que me diz algo e que eu possa passar isso para as pessoas. Nao sou de passar musica A ou B porque e o que aquela pessoa gosta ou quer.
Primeiro que tudo tenho de me sentir bem a fazer aquilo que realmente gosto e depois ha pessoas que acompanham e gosto e outras que nao.... pronto.
 
se fores por essa vertente então quem usa cdj em vez de vinil não é lá mt dj... acho que isso é uma tentativa de diminuir as skills de quem usa controlador. mais importante que a skill para mim é a selecção da música e adaptação a cada sala mas isso é a minha opinião amadora

Nao considero menos ou mais dj por usar ou vinil ou controlador. Ambos sao dj's... a sua maneira
 
Back
Topo