Cebit 2009 e OpenSource

APLinhares

OpenSource
Cebit 2009: BMW anuncia com parceiros a plataforma de código aberto Genivi
genivi_logo.png

Em seu keynote no fórum de Código Aberto da CeBIT, Graham Smethurst, gerente geral de infotainment e sistema de comunicação da BMW, apresentou uma nova plataforma de desenvolvimento de código aberto para a indústria automobilística. Sob o nome de Genivi, os integrantes BMW, Delphi, General Motors Corp., Intel, Magnetti Marelli, PSA Peugeot Citroën, Visteon Corp. e Wind River vão desenvolver em conjunto softwares para infotainment com base no Linux.


O termo “IVI”, que faz parte do nome da iniciativa, GENIVI, significa “In-Vehicle Infotainment” (infotainment dentro do veículo) e descreve o objetivo conjunto dos parceiros, que fazem parte dos segmentos de fabricação de automóveis, TI e produtos eletrônicos. A força motriz da aliança cabe aos desenvolvedores de software da alemã BMW, que já trabalham há alguns meses com a fornecedora de Linux embarcado Wind River em softwares para produtos de consumo para automóveis, com base em Software Livre.
A cooperação com os outros parceiros do GENIVI está na lista de desejos da BMW há um bom tempo. Na CeBIT em Hannover, as empresas participantes – normalmente concorrentes – irão se reunir como representantes do GENIVI em uma apresentação no dia 5 de março.
genivi_founders.png

Smethurst, da BMW, está satisfeito com os planos de cooperação, pois sempre apreciou as vantagens da colaboração no Código Aberto. Ele diz que “o GENIVI vai desafiar o modelo tradicional de soluções proprietárias e gerará um nível de criatividade jamais visto nesse segmento. Colaborar em torno de uma plataforma comum de referência em áreas da arquitetura sem diferenciação permitirá aos membros do GENIVI concentrar-se no desenvolvimento e integração de recursos inovadores para o consumidor”. Hans-Georg Frischkorn, diretor executivo global de sistemas elétricos, controles e software da General Motors, concorda: “Ter uma plataforma comum de referência será crítico para o ecossistema maior dos automóveis no desenvolvimento de aplicações de entretenimento inovadoras e sofisticadas”.

Sob o nome do GENIVI, a aliança da indústria desenvolverá uma arquitetura comum de hardware e software que deve favorecer OEMs, grandes fornecedores e outros. Os componentes da plataforma GENIVI incluirão serviços baseados em Linux, além de interfaces nas camadas de middleware e aplicações abertas. Com base na visão dos membros da aliança, a plataforma aberta deve ser o primeiro ponto de contato e base para todos os fabricantes de automóveis e seus fornecedores, que devem contribuir para o GENIVI para desenvolvê-lo e expandi-lo ainda mais com seus próprios produtos e serviços.
Smethurst e seus colegas estão convencidos de que terão um desenvolvimento mais veloz e custos de produção dramaticamente reduzidos por meio dessa iniciativa, ao mesmo tempo em que pretendem livrar-se da dependência de soluções proprietárias. Graças ao código-fonte livremente disponível o caminho deve estar preparado para variantes individuais de infotainment.
Smethurst promete a primeira versão da plataforma GENIVI já para o inverno de 2009 (verão no hemisfério norte). Ela deve ser baseada num protótipo automotivo que por sua vez se baseia no Wind River Linux e no processador Intel Atom que está em desenvolvimento há 18 meses. A implementação de referência será disponibilizada como código aberto “para incentivar a inovação entre os desenvolvedores”.
Fonte
 
A necessidade de redução de custos leva a que iniciativas destas tenham lugar. Acredito no sucesso desta joint venture.
Por outro lado é porreiro ter-se material OEM nos carros já que sabemos como são estas coisas: por exemplo uma correia do alternador custa mais 20% na loja da marca do que na "loja das correias". O mesmo exemplo serve para rolamentos, etc. No que respeita a electrónica..... não se encontra em lado nenhum a não ser na marca e aí........... é só €€€€ a sair do bolso.
 
Back
Topo