Celeron 1.5M (dothan) vs Pentium 1.4M (banias)

Cardoso

Membro
Pois é pessoal... eu tenho dois portateis em casa, um com um 1.4M centrino Banias... e outro com um celeron 1.5M Dothan...

eu tenho lido que os dothan sao superiores aos banias... mas... nao sou muito entendido no assunto gostava que me ajudassem.

mas a razao deste topico é que vou ficar com um so portatil e obvio quero ficar com o que é melhor né!

ja fiz algumas expriencias...

pus troquei os processadores, ou seja, o celeron foi para o sitio do pentium ( que era o meu portatil actual e é... ou seja carregado de coisas... )

Os resultados foram... Lento... lento... lento... processador sempre a grandes percentagens... etc... ( cerca de 70% na media... enquanto que o 1.4M centrino era a media de 20.. 30... )
Ventoinha sempre a funcionar...
No entanto coloquei o celeron novamente no sitio dele... e o pc é bastante rapido até!!
corri o cpuid nos dois processadores... e ambos me indica

Cache L1 Data 32kbs
L2 code 32kbs
Level 2 ( que é o que interessa... ) 1024 kbs...

o centrino para mim tem uma vantagem que é a de baixar a velocidade dele conforme o uso, ja o celeron...................

peço vos que me ajudem... pois nao quero fazer asneira!
 
Última edição:
Última edição:
Desde o inicio da historia dos processadores qual e o melhor Vem sendo a pergunta, mas a resposta e basica e simples se utilizar olguns passos.

1 Pentium ou Celeron ?
Claro que Pentium. Pq o celeron foi uma jogada da Intel para não perder mercado para a AMD pois a Intel so fabricava processadores de alto desenpenho e ja a AMD fabricava processadores de baixo e alto desenpenho.

Se tu reparar o Vcore do Pentium e 1.48 v e do Celeron 1.26 v e os dois tem a mesma temperatura maxima de 100 C°

m_76.gif


Processador Intel® Celeron® M
O processador Intel Celeron M oferece aos usuários um nível equilibrado de tecnologia de processador otimizada para notebook, bom desempenho móvel e valor excepcional para as necessidades básicas de computação no notebook.



m_76.gif
Processador Intel® Pentium® M
Primeira tecnologia Intel para processamento móvel, elaborada especificamente para notebooks, para propiciar um excelente desempenho móvel e melhorias de baixa potência.


Na minha Opinião eu escolheria o Pentium.
Espero ter te ajudado.
 
Comparar 1 celeron (apesar de dothan) com 1banias e esperar melhor desempenho...

... por causa de 100 mhz a malta pensa tudo ...

on-topic ...

tão mas é mais q obvio de esse PM1,4 dá um baile ao celeron ... na boa ... oh valha-me deus o que a malta n faz por pensar que mais 100 mhz mudava tudo e esquecem-se do mais importante a classe do cpu ...
 
Back
Topo