1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Celeron G465 como se porta o single core Socket 1155

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por Zorlin_PT, 8 de Março de 2013. (Respostas: 8; Visualizações: 4966)

1. Zorlin_PT

Zorlin_PT I fold therefore I AM

Um amigo pediu-me para montar um sistema o mais barato possível para usar apenas com o office e pouco mais.
    Decidi usar este Celeron para o sistema e aproveitei para testa-lo junto com uma 7770 com alguns programas/jogos/benchmarks a ver como se portava.

Setup:

• Processador: Intel Celeron G465 1.9GHz
    • Motherboard: Asus P8H61-M LX3 PLUS R2.0
    • Memória Ram: 2x2GB Corsair Value Select 1333Mhz
    • Disco Rígido: WD Blue 500GB
    • Fonte: Halfman 650W :cool:

Foi adicionado ao sistema para estes testes uma Asus HD 7770.

O Celeron G465:

Características do processador:
    Velocidade: 1.9 GHz
    Cores: 1
    Threads: 2
    Cache: 1.5 MB
    DMI: 5GT/s
    Instruções: 64-bit
    Litografia: 32 nm
    TDP: 35 W
    Tipo de memória: DDR3-1066 Dual Channel
    Largura de banda máxima da memória: 17 GB/s
    GPU integrado: Intel HD Graphics
    GPU core base: 650 MHz
    GPU core máximo: 1000 MHz

Este é o processador mais barato no mercado para o Socket 1155. Custa cerca de 35€ e vem com o mesmo cooler que é incluido com quase todos os processadores Socket 1155.
    A ver como este single core com uma velocidade bastante baixa se porta em alguns testes.

Super PI 1.5 XS

WinRAR Benchmark

Black Hole Benchmark

Nuclearus Multi Core 2.00

Cinebench 11.5

Final Fantasy XIV ARR Benchmark

Maximum 1920x1080

Medium 1280x720

3DMark 2013
    http://www.3dmark.com/3dm/351994

3DMark11
    http://www.3dmark.com/3dm11/6137200

Dirt2
    Máximo 1920x1080: 28FPS Média
    Médio 1280x720: 53FPS Média

Guild Wars 2
    Tudo Low/Off: 47 FPS(Média)

Crysis 3
    Não passa do load.

Consumo(atenção isto é com uma fonte que nem 60% de eficiencia deve ter):
    IDLE

LOAD(3DMark 2013 c/ HD 7770)

Overclock
    Este processador vem com o multiplicador bloqueado e a unica maneira de o overclock é pelo bus. Visto este processador ser baseado na arquitectura Sandy-Bridge não gosta que lhe mexam muito no bus.

Última edição: 8 de Março de 2013
  2. csb-17

csb-17 Power Member

Pessoalmente acho que fizeste uma má compra, por mais 5€ tinhas comprado o G1610 que é dual core.
    Eu tenho um G530 há bastante tempo já e custou-me 39€, salvo erro, foi por ai.

Segundo o
    http://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php

35€ g465 - 1287 passmark
    40€ g1610- 2653 passmark
    39€ g530 - 2213 passmark

Eu ligava para a loja a perguntar se ainda o podia trocar.
    Cumps

Edit, só agora é que reparei o socket desse cpu é 1155 e não 1055.

3. Zorlin_PT

Obrigado por reparares nisso já corrigi. Quanto ao cpu a escolha foi esta pelo consumo bastante reduzido 35W contra 65W dos dual-core e porque ele não precisa mesmo de mais. Isto está substituir um pentium 4 que avariou.

Uma coisa que achei engraçado é que o Celeron não faz bottleneck na 7770 no 3Dmark11 a não ser nos testes de physics.

http://www.3dmark.com/compare/3dm11/6113430/3dm11/6137200
    3470 contra G465 isto é com o mesmo sistema só muda o processador.

4. csb-17

csb-17 Power Member

o g1610 é 55W, eu não percebo muito de consumos mas isso deve de ser em LOAD logo para mim compensava dar mais 5€, cada vez mais as paginas da internet sao mais pesadas, eu por exemplo tenho sempre 10-20 separadores abertos no browser e não se engasga, mas se meter o XBMC a rodar na tv ao mesmo tempo já noto algum lag.

Cumps

5. vici

vici Power Member

Interessante cpu pelo baixo consumo e bom desempenho, mas não é o melhor cpu preço/performance low cost...

Podias ter escolhido o G1610

Parabéns pela análise.

6. Hellgardia

Hellgardia Power Member

Boa analise mas de facto também preferiria o g1610.

7. vici

vici Power Member

Agora reparei melhor nesse bench

http://www.3dmark.com/compare/3dm11/.../3dm11/6137200

O i5 3470 é Quad core, fez o dobro da pontuação do que o G645, mas o G645 é apenas de um core, ou seja apenas um i3 3220 por exemplo com o mesmo sistema fazia a mesma pontuação com esse sistema com o i5 3470.

Ou seja muita das vezes o pessoal recomenda o i5 porque pensa que o i3 não é capaz de lidar como o um Quad core.

O que é certo é que uma HD7850/70 ou uma GTX 660 serve perfeitamente com um i3, especialmente para orçamentos baixos é um otimo cpu.

Existe outros cpu´s bem interessantes também, G2020 e G860, outros bons cpu´s para quem não pode gastar muito.

8. Zorlin_PT

Sem dúvida um i3 SB/IB para jogos com placas de gama média/alta é mais do que suficiente. Meter um i5 se for apenas para jogos só mesmo se o dinheiro não for problema. Eu preferia usar o resto do dinheiro num SSD ou numa placa melhor e comprar o i3. Mesmo o pentium dual core acredito que se porte muito bem em jogos.
    Vejo gente a comprar i5s para jogos e depois a meter gtx650s quando seria melhor escolha uma 7870/660ti e um i3.

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

É um CPU interessante, mas a ideia de poupar energia cai por terra com o uso de fontes ATX, especialmente de baixa eficiencia.

Isso é bom para montar em barebones com fontes de portáteis e afins, como por exemplo o Shuttle XH61V, onde consegue-se bem menos consumo, ainda mais que a gráfica dedicada com um cpu destes é "pointless"

do resto estes sandybridges low cost são umas pequenas bombinhas. Já a algum tempo montei 1 maquina baseada num G620 e para office e afins serve perfeitamente.
    E numa board Z77, com overclock de 10 mhz no bus e bus de memória a 19xx mhz nota-se logo um ganho de performance algo significativo.

E meti aquilo a funcionar com 0,9v, já que estão muito relaxados face ao potencial do silicion.
    Só é pena as variantes portáteis serem caras, já que o pequeno footprint dos CPUs permitia fazer sistemas ainda menos volumosos.

Gostava de ver umas boards mini-ITX com o máximo de integração possível:

* Socket das versões mobile, com cooler custom (exaust a sair pelo back/IO) - O perfil do sistema seria do back/IO basicamente
    * Fonte de alimentação integrada na board, com transformador AC externo, tal como em algumas zotac, que permite poupar bastantes cabos
    * 1 ou 2 slot mini pcie + 1 miniSATA (disco de boot)
    * Sem slot pci-e, dando espaço para os slots acima

Isso permitia fazer um nettop custom muito engraçado mesmo. Seria um portátil "glorificado", mas nunca vi nada disso a venda. 99% das soluções miniITX é baseado em sockets desktop normais ou atoms e equivalentes.

Partilhar esta Página