1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cell Architecture Explained: Introduction

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Xpirit, 26 de Janeiro de 2005. (Respostas: 276; Visualizações: 16002)

1. Xpirit

Xpirit Banido

Última edição: 26 de Janeiro de 2005
  2. Tafinho

Tafinho Power Member

Esse link é apenas a última parte de um artigo.
    O link original do artigo é http://www.blachford.info/computer/Cells/Cell0.html

[size=-1]
    [/size]
    Ora, [email protected], implica que consegue executar 8 cálculos por clock... ou seja, 8 pipelines, o que já por si é... complicado (de acreditar).
    Tendo 8 APUs dá 64 pipelines...

Parece o milagre da multiplicação dos pães, é possível, mas quero ver quanto silício ocupa, e qual vai ser o calor dissipado.

3. Xpirit

Xpirit Banido

perdão. Meti o link depois de ler o artigo e quando fiz o copy-paste não reparei que estava no cap. 5. Ao contrário de algumas pessoas eu leio as coisas. :D

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O problema desse artigo é que saiu no momento errado e o hype em algumas frases.
    Dia 6 vão ser dados a conhecer mais pormenores. O autor podia ter esperado um pouco.

Já tinha metido noutra thread. Foi tirado do Pdf da ISSCC 2005.

ISSCC 2005 ( 6-10 Fevereiro )

GDC 2005 ( 9-11 Março )

5. Tafinho

Tafinho Power Member

Já o tinha lido, tinha saído no Slashdot há uns dias...

PS. porque ainda ninguém meteu um post sobre os chipsets novos da nVidia?

6. blastarr

blastarr Power Member

Aínda me lembro destas tácticas dos "consoleiros":

-Dreamcast "15 vezes mais rápida do que um Pentium III a 800Mhz"
    -Playstation 2 "emotion engine é mais rápido do que 20 Pentium 4 a 1.5 GHz e permite gráficos tipo toy story em tempo real"

In your dreams.
    Eles têm de vender, né ?
    Qd a PSX3 sair já não vai parecer assim tão potente...

Acham mesmo que o primeiro e o terceiro fabricantes de processadores se íam deixar ir assim ? Diziam que o RISC era mais rápido q os pc's, hoje os núcleos de todos os pentium e athlon são RISC.
    Se o Cell for assim tão rápido, os proc. x86 adaptam-se, é a beleza de uma arquitectura aberta e não proprietária.

7. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu vou esperar pelo dia 6 a ver se se sabe mais alguma coisa.
    Reparem o que aconteceu com o Mini Mac andamos vários dias a acreditar que era passivo.
    Até agora é tudo teoria.
    O artigo do link é muito interessante mas até prova em contrário é tudo suposições.
    Mas eu espero que sejam suposições verdadeiras :D Se assim for vai ser uma revolução. Pelo que percebi não irá ser muito caro. Esperemos para ver.

8. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Eu na sei onde leram que o Mac mini ia ser passivo... alias ... com akela cena atras via-se logo que podia não ser.
    Alem disso o que se ouve mais é o disco no mac mini ... por tt na faz mt barulho ... já leste a review do anando ?

Eu na sei se compre pk na sei se lhe ia dar o uso para compensar. Mas que estive e estou muito tentado estou.

Depois faço uma disserção mais completa sobre o assunto na thread apropriada.

Quanto ao Cell é mt interessante. Vamos lá ver as implementações.

9. Xpirit

Xpirit Banido

Não são suposições. São certezas como por exemplo:

This presentation gives an overview of the architecture of a CELL Processor, which is a multi-core chip consisting of a 64-bit Power architecture processor, multiple streaming processors, a flexible IO interface, and a memory interface controller. Additional detail is given on the design of a 4-way SIMD streaming data processor in which software controls data movement and instruction flow in order to improve data bandwidth and pipeline utilization.

E resumidamente está apresentado o CELL.

10. Metro

Staff Member

Para mi subsistem algumas questões.
    Como é que eles vão arrefecer 4.2Ghz.
    Terá aplicação para desktop?
    Utilizará uma versão do Mac OS X?
    Que necessidade têm de usar Mac OS X se têm os recursos de pegar em Linux e fazer uma distribuição à medida. Para que pagarem um cêntimo à Apple.
    Estas são algumas das questões que gostava de ver esclarecidas para começar.

11. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Isto é suposto vir pros desktops?

Pela parte q me toca...correrá win? é q se win la se vao os jogos...sem jogos...n preciso de tanto power..:D

12. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Metro ... onde leste isso sobre vir com Mac OS X?

Elrond ... na seja por isso ... lol jogas em plataformas Linux e Mac :P

13. Metro

Staff Member

Madril:
    Não é uma questão de vir com Mac OS.
    A questão é que como sabes o Cell é baseado em PowerPC. Das duas uma ou usas o Mac OS ou usas Linux. Windows a menos que eles façam alguma coisa melhor do que têm não vai correr.
    A melhor opção se o CELL for para desktop actualmente ou Linux ou Mac OS.
    Agora não vejo é pq é que a Sony quererá fazer um acordo com a Apple e pagar o Mac OS. Quando tem Linux.
    A apple estar interessada já percebo.

14. Xpirit

Xpirit Banido

A Apple é que pode estar interessada em usar CELL's nas suas futuras máquinas. Usar 4 CELL's num desktop para correr MAC OS X não é uma coisa simples que sai do pé para a mão. A Sony, para já, vai usá-los na P3 com um sistema operativo proprietário.

O acordo Sony/Apple pode ser bastante extenso. A Apple passa a vender MAC's, Mac mini, iHomes através da Sony e esta disponibiliza o seu arquivo de filmes para o futuro iTunes dos Movies e entra no negócio da berra. A Sony pode passar parte da arquitectura que está a desenvolver para P3 à Apple.

O CELL é um género de Power(PC) com vários SIMD units (Altivec ou semelhante), controlador de memória integrado à lá AMD mas com uma memória e bus muito rápida, etc,etc

O futuro não é risonho para a plataforma Wintel.

15. Metro

Staff Member

Lá está. A questão a saber é se os cell correram ou não Linux para os PowerPC e/ou o Mac OS.
    Se conseguissem fazer isso desde o lançamento a Intel e a AMD nem saberiam o raio que os atingiu.

Não tinha pensado na parte dos filmes da Sony para a aplle. Mas uma coisa é certa. A Sony tem mais a dar que a receber se quiser. E se ao longo destes anos tiver metido numa sala uns gaijos a desenvolver uma distro de Linux para o Cell então não precisava nada da apple. E falta ver tb o papel da Toshiba. Pela tua teoria o que sobra para a Toshiba? Não estou a ver nada.
    Sendo mauzinho a Toshiba e a Sony podem querer ver a apple sem cpu para os Mac....

16. Tafinho

Tafinho Power Member

Não vejo nenhuma razão para isso.

17. Xpirit

Xpirit Banido

mas o cpu é da IBM. A Sony vai roubá-lo é? :D

A Toshiba vai produzir chip$, discos rídigos, etc. Vou lançar mais umas luzes. Estão a ver o Mac mini? Imagina-o com um Cell, e com um daqueles discos de alta capacidade desenvolvido por... adivinha! Toshiba, Bingo! Por outro lado, não sei se sabes, mas a Toshiba é dos maiores e melhores fabricantes de televisões que no futuro serão HDTV. Sabes o que é que falta para o HDTV resultar? Nos States já se chegou à conclusão que falta um media center com hard disk enorme. O Blue Ray e similares não vão dar conta do recado.
    O futuro vai ser: HDTV, Video on demand, media center com grande processamento de video, filmes para downloadar, etc.
    Vejo aqui a IBM/Apple/Sony/Toshiba/Nvidia a construirem um império contra Intel/Microsoft//Dell/Ati.

A AMD quer meter a pata em tudo. :D Para já vai se safando.

Não estou é a ver que vai se encarregar da parte da Internet de hiper-banda-larga. Outro que vai fazer muito dinheiro.

18. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

"teoria da conspiração"

tem cuidado com o que dizes que ainda te matam :D

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O x86 já teve mais "adversarios" do que tem hoje em dia.

Os produtos que a Ibm/Toshiba/Sony anunciaram até agora, não passa pelos PC.
    Temos uns dev kits da PS3, a PS3, uma workstation num Rack da Ibm, Hdtv, etc.

Eu ainda estou à espera de um PC com o Emotion Engine.

20. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Ai....debaixo de q calhau vives tu?:x2:

Partilhar esta Página