Cell Architecture Explained: Introduction

Xpirit disse:
O futuro não é risonho para a plataforma Wintel.

Se a Microsoft/Intel fosse á falencia hoje, só daqui a 20/30 anos é que o mercado se recompunha e poderiamos sair do seu dominio :eek:

Acredita!!

Estas empresas nao caem de um momento pro outro. E mesmo que tenham soluçoes inferiores, vao continuar a reinar, como sempre aconteceu.......

1 pergunta para quem ja leu muito sobre arquitectura cell

darão o nome de 1cell a exemplo um pu+2alus(i/o+cmi) ou mesmo 1pu+4alus(i/o+cmi) ou será 1 cell cada alu

1PU tem 8 APU

Cell_Arch.gif

SKATAN:
Mas é tudo o que temos feito aqui. É especular. O artigo é baseado num slide e numa patente de 2002.
Dia 6 já saberemos mais umas coisas.
Mas como a malta não se aguenta nas cuecas tem que discutir:D

SKATAN disse:
1 pergunta para quem ja leu muito sobre arquitectura cell

darão o nome de 1cell a exemplo um pu+2alus(i/o+cmi) ou mesmo 1pu+4alus(i/o+cmi) ou será 1 cell cada alu

exactamente como o METRO disse 1 cell será(?) provavelmente constituido por 1 PU + 8 APU´s (ou seja na figura é tudo o que tá dentro do quadrado cinzento).

E provavelmente vão por 2 destes PE por chip (PS3)

Última edição:
Microprocessor Report's Tom Halfhill published an investigation into a detailed patent filed in 2001, and published by the USPTO in October, and he was kind enough to discuss it with us. We'll refer to it as the '734 patent.
Inside Cell

The '734 patent calls the basic hardware unit a PE, or 'processor element'. Rather confusingly, a PE consists of a 'processor unit' or PU, and an array of attached, er, processing units or APUs. The patent, Tom notes, says that the "preferred" PE configuration is eight APUs. The "preferred embodiment" of an APU is 128kb of SRAM, 128 x 128-bit registers, four integer units and four floating point units. Some of these may be specialized for tasks such as shading.

A hypothetical Cell processor with eight of these APUs could achieve 32 BOPS and 32 gigaFLOPS at only 250MHz," writes Tom. Or a teraflop at 1Ghz. This is an order of magnitude higher than today's workstations in what could be a low cost, low power machine.

1PE/8APU/250 mhz -> 32 Gflops e 1PE/8APU/1 Ghz -> 1 Tflops?

Deve estar errado.

Sempre é mais um artigo.......

http://www.theregister.co.uk/2005/02/01/cell_analysis_part_one/

JAFoNEXUS disse:
Pah, assim de repente ... um crescimento exponencial, parece interressante ;)

Por acaso só agora reparei que li mal aquela parte.
Eles não estão a falar no Cell (PE+APUs), mas só de uma das APU. 32 Gflops a 250 mhz e 1 Tflops a 1 Ghz.

Este ultimo valor é erro de certeza do artigo. Eles devem querer dizer, 4 Cells = 1 Tflops (partindo do principio que cada Cell tem 8 APU).

Os artigos baseiam-se todos numa patente. Daqui a uns dias devemos ter uma ideia melhor do que é o Cell.

EDIT: Pelo menos a Ars Technica vai fazer um report da ISSCC

http://arstechnica.com/news.ars/post/20050201-4572.html

Esta frase final é interessante.........

Finally, I should mention that I'm really looking forward to seeing what IBM has up their sleeve with this. I'm going to refrain from doing any speculating this close to the launch, but I will go ahead and hint at some of what I actually know. I once speculated somewhere (I can't find the link right now) that IBM would probably start introducing a basic core design at the top end and then migrating that design down into other niches, just like they've done with the POWER4->970 shift. I stand by this bit of speculation.

Also, regarding rumors of potential Apple uses of the Cell processor, I don't think it's at all likely (at least not anytime soon) for reasons that will become clear in Monday's session.

Esperar para ver.

Última edição:
Also, regarding rumors of potential Apple uses of the Cell processor, I don't think it's at all likely (at least not anytime soon) for reasons that will become clear in Monday's session.

Tal como já disse anteriormente, penso que a Apple poderia vir a utilizar o CELL nas suas máquinas. Não diria como processador principal mas um ou dois como auxiliares. Eu conheci bem as antigas máquinas NeXT do Steve Jobs e posso dizer que ele sempre gostou da integração multi-chip com várias funcionalidades (audio, video, etc) nas suas máquinas. Os NeXT tinham DSP's para o som (uma grande evolução na altura) e chip's especificos para o video e processamento de postscript por hardware embora já não me lembra dos pormenores.

Agora se a Ars avança com um dica de que tal não vai acontecer é porque sabem alguma coisa. Provavelmente este CELL será muito orientado para processamento vectorial tão útil ao grafismos dos jogos da proxima geração.

Mais 3 artigos:

Super Cell

We've managed to glean some inside tidbits. A single Cell chip is expected to be capable of surpassing 250 billion floating point operations, or 250 gigaflops, per second, rivaling the best mid-1990s supercomputer. In flops, it is six times as fast as Nvidia's new graphics chip.

Each Cell chip will have between eight and ten separate processing cores on one piece of silicon (a final decision is pending), compared to two for the latest Pentium chips.

Intel is watching Cell warily, but Intel spokesman Howard High says that while the chip may be successful in videogame consoles, he doubts it would reverberate beyond into the realm of PC computers. "The Japanese tend to shoot high in terms of their goals. So far they haven't had a successful general-purpose microprocessor," says High.

Sony and IBM have announced plans for a workstation combining multiple Cells that, acting in concert, will reach 16 trillion flops, ranking alongside the world's top ten supercomputers. It will be aimed at engineers and Hollywood animators. This figure is "probably a p.r. exaggeration," the Cell engineer says, but future workstations containing racks of 32 chips will be able to attain this speed. Toshiba has plans for a Cell-based hi-def TVset in 2006.

One surprise, says the engineer, would be if Cell lives up to the rumor going around the development team that the consortium is on its way to production using advanced 65-nanometer technology

http://news.yahoo.com/news?tmpl=story&u=/fo/20050127/bs_fo/e77d9f1fe84a7208eec1dd0d6df251c4

Since the two giants established their hegemony around 15 years ago, we've seen many candidates threaten to unseat the PC duopoly. RISC, Unix, and Internet appliances (with or without Java) were all taken seriously as competitive threats in Santa Clara and Redmond. The Cell, from Sony, IBM and Toshiba is the latest; it will be unveiled next week in San Francisco and will ship later this year in the PlayStation3 console and in enterprise infrastructure from IBM. But what will a world with Cell supreme look like?

Now, we have to ask - what chances does it have of succeeding?

There are technical reasons that weigh heavily on whether each of these propositions will succeed. For example, Intel's Itanium depends on compilers parallelizing the code, and has foundered because this is difficult, and cheaper, dumber does a better job. Cell hardware will need really great compilers to work. But in the end, technical arguments like these won't be the decisive factors. We have to step right back and look at how and why people depend on computer technology, and exactly who in the world stands to benefit from each - and there are many - of the possible "victory" scenarios.

http://www.theregister.co.uk/2005/02/03/cell_analysis_part_two/
http://www.theregister.co.uk/2005/02/03/cell_analysis_part_two/page2.html
http://www.theregister.co.uk/2005/02/03/cell_analysis_part_two/page3.html

So until the chapter arrives on Monday covering key aspects of the CELL patent itself, I’d like to know if you still think that President Ando’s visit to MacWorld was really incidental.

http://www.macsimumnews.com/index.php/archive/the_next_wave_apples_connection_to_the_cell_processor/

P.S. - Abriu oficialmente a epoca do Hype lá para os lados do Japão.

"Cell will make possible a transformation in entertainment like that from novels to movies,"says Ken Kutaragi, president of Sony Computer Entertainment.

Este homem tem sempre umas comparações engraçadas.

Última edição:
Nemesis11,

excelente trabalho de investigação jornalística. :D

O uso de CELL's em workstations está condicionada pelo software. Sistemas operativos, compiladores, etc. Foi o que se viu com os Alphas, é o que se vê com o Itanium, Crusoe da Transmeta, etc. O Linux veio alterar um pouco o panorama pois é mais fácil fazer o port dele para uma nova infraestrutura mas lá está, sem compiladores nada feito.

Ainda não percebi como é que vou ganhar dinheiro com todo este hype dos CELL's. Por agora estou longo na Apple. Pode ser que apareça um boa notícia. :D
Sony, IBM, Toshiba?

Ele no artigo até especula que o OS X/Darwin vai ser usado pela Sony.....
Prefiro acreditar no editor do Ars, que diz que é improvavel a Apple usar o cell, pelo menos num futuro proximo.

I once speculated somewhere (I can't find the link right now) that IBM would probably start introducing a basic core design at the top end and then migrating that design down into other niches, just like they've done with the POWER4->970 shift. I stand by this bit of speculation.

Este comentario do editor do Ars também é interessante. O "basic core design at the top end" deve ser o Power5.

Nemesis11 disse:
Este comentario do editor do Ars também é interessante. O "basic core design at the top end" deve ser o Power5.

Parece-me óbvio. Não vejo razão nenhuma para terem pegado no Power4 quando há uma evolução deste. Mas o core é um apenas uma estrofe no grande poema que é o Power5. :D

Mas se a Apple depende exclusivamente da IBM para os seus CPU's de alto rendimento e se a IBM vai centrar a sua arquitectura no CELL talvez faça sentido. A Apple se quiser um G6 é só pegar no CELL, cortar o que não quer, juntar uns pózinhos e pimba. G6.

Eles já nem usam o G5. Usam o ***** 970FX que pode parecer igual mas não é. Nos pormenores é que está o segredo. eheheh!

A família anterior está na mão da Freescale.

Última edição:
Lembrei-me de um pormenor. A IBM vendeu a sua divisão de PC's, agora só vende servidores. Se a IBM/Sony quiserem meter cá fora workstations com Cell's quem é que o faz? Lenovo? Sony? Estes só vendem hardware porque o software para aquilo que vendem, x86, existe. Linux, Windows. Para workstations com Cell's é preciso fazer mais do que juntar uns componentes electrónicos. É preciso software. Será que a IBM entregaria essa tarefa à Apple mas ajudando-a? Faz sentido. A Apple faz tudo. Hardware e Software. Enfim, a plataforma toda.

Pode ser que toda esta "aliança", tenha como objectivo tornar a apple uma alternativa realmente valida à plataforma win/x86, no sentido de melhor relação preço/qualidade/desempenho, mais segurança, mais user friendly, e a vertente didatica (entenda-se jogos, jogos e mais jogos)

Xpirit disse:
Mais tarde voltarei a postar sobre a minha teoria da aliança Apple/Sony.

Apple Vaio? Sony Powerbook? iSony?

EDIT:
Nemesis11 disse:
Eu ainda estou à espera de um PC com o Emotion Engine.
para kê?

epa eu já só acredito nisto kuando vir... sony é sony... eles dizem k os discmans deles dão 150 horas de playback, k os ecrãs de 30 ms de reação são de 16ms e k a playstation 2 faz 77 milhões de poligonos...

isto é a história do pedro e do lobo, tantas vezes o puto mentiu k já n acreditam nele

Última edição:
Back