Sempre podem usar o Cell na PS4 se nao tirarem partido dele nesta geracao. Pelo menos CPU ja têm.
Escrevi leva coças, logo referia-me ao CPU. mas se a carapuça te serve para a transpores... (e para que fique claro, és tu que estás a levar a discussão para aí com os retoques de "com quem achas que estás a falar" eu não te faltei ao respeito, não me faltes ao meu.)
Nem por isso, é ou não é o CPU mais próximo em performance, até bateu o cell num teste... é de rir um CPU com 6 anos a bater o CPU que muitos chamam de super CPU vá-se lá saber porquê num teste que seja.
Se tiveres o Cell dentro duma PS3 (e fores um programador licenciado), podes programar o Cell e programar a placa gráfica, portanto sempre tens algum tipo de escolha.Onde é que eu disse isso? (hint: não disse, nem nunca vou dizer) Claro que não, é obviamente uma estupidez; mas não é muito diferente de correr tasks que seriam general purpose nas SPE's. A diferença é que quando tens um CELL... não tens grande escolha
Benchmark que demonstre que SPE's são uma treta em general processing? não preciso basta saber do que estou a falar, saber o que é uma SPE.Vai falar com um programador a ver o que ele te diz que é uma SPE. Ou o argumento é que uma SPE é uma SPE?
Epá, mas que disparate. Vou tentar de novo.Pela tua visão os estudios que não vêm a PS3 como superior têm falta de imaginação e claramente escasso conhecimento técnico, e estão todos enganados, certo?
De forma alguma, nunca disse isso. É uma questão de mercado, obviamente.Mais produtoras se decidem a suportar a PS3 e tu achas que é pela "suposta" superioridade, a custo de ser mais complicada? epa... E que tal aumento da userbase? A PS2 também era um pincel do caraças, tiveram de engolir.
Já falei no novo SDK, embora não saiba na prática quais são as melhorias. Também existe o Phyre Engine que é um motor gráfico multi-plataforma que permite o desenvovimento optimizado na PS3, e aparentemente resultados bastantes satisfatórios também na X.E mais... arquitectura especializada no caso do CELL não lhe faz grande justiça, por "especializada" eu espero maior grau de optimização e facilidade em desempenhar tasks, não uma carga de trabalhos acrescida.E nota que eu não sou pro-Xbox, muito pelo contrario. Estamos a falar de consolas não estamos, veio na comparação.
Outra coisa não seria de esperar, visto que é uma plataforma que já conhecem, com ferramentas que já dominam.E sim, maior parte das developers considera a X360 a melhor plataforma de se trabalhar e a mais fácil de atinjir milestones das plataformas HD. Mas se queres que te diga, e é aqui que paro de elogiar a X360... a X360 também tem as suas lacunas, a Sony é que teve a culpa de fazer pior.
Não. Esse foi um problema de interpretação que eu espero já ter esclarecido acima.E tu a levares outra vez para a imaginação e issinuar que quem não percebe a superioridade do Cell tem falta dela (eu diria o contrario, quem defende tanto o CELL tem muita imaginação), hoje em dia quer-se é facilidade a fazer as coisas, não arquitecturas especializadas-mas-pouco, que só dificultam a vida às developers.
http://64.233.183.104/search?q=cache:tMpZMeQaR6AJ:crystal.uta.edu/%7Elevine/class/fall2005/ca2/Cell%2520Architecture.ppt+cell+spe+access+to+ram&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=14&gl=pt&client=firefox-aAn SPE is a self contained vector processor which acts as an independent processor. They each contain 128 x 128 bit registers, there are also 4 (single precision) floating-point units capable of 32 Gigaflops and 4 integer units capable of 32 Gflops at 4 Ghz. The SPEs also include a small 256 kilobyte local store instead of a cache.
Será q aqui alguém já viu o Uncharted a correr à sua frente? é q para ser sincero ainda ñ vi jogo c\ aqueles visuais em mais nenhuma consola!! epá, e podem dizer o q quiserem... só mesmo no PC vi algo superior...
IBM's Cell is really good at HPC workloads when you invest the time to write custom code for it
Parei de ler aqui.
Sempre podem usar o Cell na PS4 se nao tirarem partido dele nesta geracao. Pelo menos CPU ja têm.
http://www.primatelabs.ca/blog/2007/05/playstation-3-performance-may-2007/It’s clear that the Cell processor isn’t all that impressive as a general-purpose CPU; if it’s not executing code designed to run on the Cell processor, it’s generally slower than a ***** G5 @ 1.6GHz (the baseline processor for Geekbench).
What remains to be seen is how the Playstation 3 performs when running code designed for the Cell processor; over the next few months I’m hoping to add Cell-specific optimizations to Geekbench that will exploit all the potential the Cell processor has to offer.
Para general purpose bem que pode ser, o resto é workaround.O Cell não é apenas o PPE, como já foi dito. Mas não deixemos os factos interferirem com a questão.
E daqui a bocado é um core 2 Duo não?De qualquer forma passámos de "levar uma coça de um P4" a um P4 bater o PPE num teste...acho que é progresso. Até porque antes diziam que era equivalente a um P3.
Boa, mas isso não me resolve ter de lidar com as lacunas do Cell se a minha opção é usar a grafica.Se tiveres o Cell dentro duma PS3 (e fores um programador licenciado), podes programar o Cell e programar a placa gráfica, portanto sempre tens algum tipo de escolha.
ah, então um GPU é ideal para programação general purpose! De facto a AMD agora que comprou a ATi devia concorrer com o Core 2 Duo com ATi Radeons, não com Phenoms.E se tiveres dúvidas em relação à eficácia da programação general purpose em gpus, podes sempre visitar a secção GPGPU do fórum Beyond3D.
Tudo depende da capacidade de paralelização dos algoritmos.
Também já disse o que tinha a dizer, mas acrescento que de facto as SPE's teriam pouco impacto, teriam muito impacto em whetstones, pouco impacto em dhrystones; são fortes em floating point performance, são fraquissimas em general purpose.Não, benchmark que demonstre que os SPEs não terão influência no Dryhstone.
Quem percebe um pouco de programação sabe que uma unidade de processamento de vírgula flutuante pode ser utilizada para processar inteiros. Eu já expliquei como, não há necessidade de repetir.
Mas porque quereriam trabalhar nessa "arquitectura especializada"?, é essa a questão; especialmente para jogos.Epá, mas que disparate. Vou tentar de novo.
O que eu quero dizer é que com um pouco de imaginação, os programadores e as produtoras de jogos vão por certo encontrar maneiras de utilizar com eficácia a arquitectura especializada do Cell. Não estou a dizer que é superior ou inferior.
No entanto, no teste realizado e apresentado no topo da thread, o Cell revelou ser de facto superior às arquitecturas concorrentes, pelas razões que foram apresentadas. Cada um que tire as suas próprias conclusões.
De forma alguma, nunca disse isso. É uma questão de mercado, obviamente.
Certo, optimização. Mas isso atenua o impacto para quem trabalha nela, não anula os handycaps.Já falei no novo SDK, embora não saiba na prática quais são as melhorias. Também existe o Phyre Engine que é um motor gráfico multi-plataforma que permite o desenvovimento optimizado na PS3, e aparentemente resultados bastantes satisfatórios também na X.
Lá está, será que compensa? eu acho que não, não nos dias que correm em que há outras formas de ter potencia.Outra coisa não seria de esperar, visto que é uma plataforma que já conhecem, com ferramentas que já dominam.
Mas nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, e como em tudo na vida, bons resultados exigem esforço.
Tudo o que disse sobre o Cell o fundamenta, aliado de todas as third party's que se queixaram.Em relação à Sony fazer pior, não deixa de ser a tua opinião, e sinceramente, não vi qualquer argumento que a fundamente.
De facto, não interessa amandar bocas dessas.Penso que não seja tão mau lançar para o mercado uma consola com ferramentas pouco desenvolvidas do que lançar uma com boas ferramentas e problemas de outro nível, que não interessa agora referir.
Eu também não estou a atacar o Cell, estou a dizer que é extremamente fraco em coisas que não devia ser.Não. Esse foi um problema de interpretação que eu espero já ter esclarecido acima.Eu não estou a defender o Cell, estou a apresentar os factos.
Interessante que a seguir a "4 integer units" a unica coisa que dizem é "capaz de 32 gigaflops" e eu à espera de indicadores de performance integer. As SPE's para General purpose são menos que ideais, cache diminuta, ausencia de branch prediction e não executam instruções multiplas por clock entre muitas outras coisas.Já agora, uma informação interessante sobre os SPEs:
http://64.233.183.104/search?q=cache:tMpZMeQaR6AJ:crystal.uta.edu/%7Elevine/class/fall2005/ca2/Cell%2520Architecture.ppt+cell+spe+access+to+ram&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=14&gl=pt&client=firefox-a
Portanto aparentemente os SPEs até têm unidades dedicadas de processamento de inteiros...
E esta, hein?
Já agora o artigo completo está bastante interessante, mas talvez não seja recomendável para quem acredita na grande superioridade dos PCs...
Fica bem.
É bom para fazer clusters especializados de alta performance a custo relativamente baixo graças à PS3.sem querer levantar qualquer tipo de "polémica", que interesse prático tem isto?
De facto, não interessa amandar bocas dessas.
Uns foram estupidos por terem problemas de dissipação de calor, sem duvida, mas se queres que te diga... o software está lá, e a facilidade dos resultados também... na PS3? a limitação/chatiçe que leva mais man-hours é mais que culpa das dev tools, é a arquitectura.
Eu esperava bem menos, para já a supremacia da PS3 não está assegurada, e mesmo que ganhe alguma edge de mercado pode nunca justificar que as third party's a tratem como trataram a PS2, esta geração e entre HD's... é multiplataforma, e até agora a X360 (de novo, vem na comparação) tem apresentado resultados bem superiores; e não só pelos DevKits mas a julgar por inúmeras relatos de developers, adiamentos de versões PS3, resultados finais, engines cross platform independentes disso que existem (até algumas cujos jogos eram originalmente exclusivos PS3).Bem o artigo não é sobre jogos
.... mas a dificuldade de programação foi a filosofia da ps2 e é agora a filosofia da ps3. Vi grandes resultados na segunda metade de vida da ps2 e só tinha um rasterizer. Não vou esperar nada menos que o mesmo progresso na ps3.
Era muito cedo e os rumores falavam de GPU's ATi x1600 a fazer SD; é como tudo; Também haviam pessoas a olhar para powerpoints e a dizerem que o Cell era o CPU mais potente à face da terra e como a Intel e a AMD deviam começar a roer as unhas. Mas não vejo porque é que tenho de levar com essa arma de arremesso. Quanto à originalidade... bom, não podia estar-me mais lixando, quero é jogos.de resto, esta conversa ja foi toda debatida em 2005, altura em que o blastarr defendia os metodos microsoft (e hoje a sony, claramente), o I_eat_all falava de poder "escondido" na revolution (que depois virou para originalidade) e o resto é historia
Bem o artigo não é sobre jogos
.... mas a dificuldade de programação foi a filosofia da ps2 e é agora a filosofia da ps3. Vi grandes resultados na segunda metade de vida da ps2 e só tinha um rasterizer. Não vou esperar nada menos que o mesmo progresso na ps3.
Estava na secção PS3, daí que se entrou por aí; aliás se não estivesse na secção das consolas acho que nem o tinha visto.Bem, n li o artigo e o título n faz nenhuma alusão a jogos, no entanto, ninguem diria, pelo rumo da conversa, além disso qd se fala em Cell, acho q todos (ou quase) pensam em PS3...
Exacto (e eu não costumo concordar contigo )Qt ao progresso da PS3 e comparando com a realidade da PS2, n é bem a mesma coisa, claro q haverá evolução, agora com a PS2, esta dominava a geração, logo era natural q se dedicassem a desenvolver para ela e com melhores resultados, já no caso da PS3, n está sozinha no mercado e neste momento e ao q parece, nem tem a preferência da maioria das developers como 1ª plataforma a desenvolver para, logo até pode acontecer nesta geração q o poderio do Cell fique amarrado à facilidade de desenvolvimento da 360, exceptuando claro as 1st party...