Cell bate concorrência em benchmark de computação de alto desempenho

Sempre podem usar o Cell na PS4 se nao tirarem partido dele nesta geracao. Pelo menos CPU ja têm.

Só se aumentarem frequência e melhorarem os SDK's, porque por agora ninguém ainda se predispôs a dispender a energia para investir na PS3. Têm bons jogos, sim, mas não para a próxima geração, para isso terá de oferecer ainda mais...
 
Será q aqui alguém já viu o Uncharted a correr à sua frente? é q para ser sincero ainda ñ vi jogo c\ aqueles visuais em mais nenhuma consola!! epá, e podem dizer o q quiserem... só mesmo no PC vi algo superior...

E porque é q todos os programadores q têm trabalhado c\ a PS3 têm dito q ainda estão a aprender a trabalhar c\ o hardware... alguém se lembra da PS2?! Vejam os jogos de primeiro geração e os de ultima para ver se são iguais!!

A 360 usa uma arquitectura simples, daí ser a escolha principal de desenvolvimento para jogos multi plataforma, mas a verdade é q vi as imagens do Gear's of War 2 e basicamente é a mesma coisa q o primeiro, ou seja, pouco conseguíram desenvolver o motor de jogo (e ñ sou sou eu q o digo)... Dps vejo jogos como o Killzone2 em q visualmente dão um passo em frente...

Todos se queixam, mas a verdade é q os jogos estão a melhorar a olhos vistos na PS3, mas jogos q têm em vista só esta plataforma... tal como diz no artigo, quando o codigo é feito para aquela arquitectura!!

cumps.
 
Escrevi leva coças, logo referia-me ao CPU. mas se a carapuça te serve para a transpores... (e para que fique claro, és tu que estás a levar a discussão para aí com os retoques de "com quem achas que estás a falar" eu não te faltei ao respeito, não me faltes ao meu.)

Tens razão, vi mal a palavra em questão, peço desculpa.

Nem por isso, é ou não é o CPU mais próximo em performance, até bateu o cell num teste... é de rir um CPU com 6 anos a bater o CPU que muitos chamam de super CPU vá-se lá saber porquê num teste que seja.
:rolleyes:

O Cell não é apenas o PPE, como já foi dito. Mas não deixemos os factos interferirem com a questão.

De qualquer forma passámos de "levar uma coça de um P4" a um P4 bater o PPE num teste...acho que é progresso. Até porque antes diziam que era equivalente a um P3.

Onde é que eu disse isso? (hint: não disse, nem nunca vou dizer) Claro que não, é obviamente uma estupidez; mas não é muito diferente de correr tasks que seriam general purpose nas SPE's. A diferença é que quando tens um CELL... não tens grande escolha
Se tiveres o Cell dentro duma PS3 (e fores um programador licenciado), podes programar o Cell e programar a placa gráfica, portanto sempre tens algum tipo de escolha.

E se tiveres dúvidas em relação à eficácia da programação general purpose em gpus, podes sempre visitar a secção GPGPU do fórum Beyond3D.

Tudo depende da capacidade de paralelização dos algoritmos.

Benchmark que demonstre que SPE's são uma treta em general processing? não preciso basta saber do que estou a falar, saber o que é uma SPE.Vai falar com um programador a ver o que ele te diz que é uma SPE. Ou o argumento é que uma SPE é uma SPE?
:rolleyes:

Não, benchmark que demonstre que os SPEs não terão influência no Dryhstone.

Quem percebe um pouco de programação sabe que uma unidade de processamento de vírgula flutuante pode ser utilizada para processar inteiros. Eu já expliquei como, não há necessidade de repetir.

Pela tua visão os estudios que não vêm a PS3 como superior têm falta de imaginação e claramente escasso conhecimento técnico, e estão todos enganados, certo?
Epá, mas que disparate. Vou tentar de novo.

O que eu quero dizer é que com um pouco de imaginação, os programadores e as produtoras de jogos vão por certo encontrar maneiras de utilizar com eficácia a arquitectura especializada do Cell. Não estou a dizer que é superior ou inferior.

No entanto, no teste realizado e apresentado no topo da thread, o Cell revelou ser de facto superior às arquitecturas concorrentes, pelas razões que foram apresentadas. Cada um que tire as suas próprias conclusões.

Mais produtoras se decidem a suportar a PS3 e tu achas que é pela "suposta" superioridade, a custo de ser mais complicada? epa... E que tal aumento da userbase? A PS2 também era um pincel do caraças, tiveram de engolir.
De forma alguma, nunca disse isso. É uma questão de mercado, obviamente.

E mais... arquitectura especializada no caso do CELL não lhe faz grande justiça, por "especializada" eu espero maior grau de optimização e facilidade em desempenhar tasks, não uma carga de trabalhos acrescida.E nota que eu não sou pro-Xbox, muito pelo contrario. Estamos a falar de consolas não estamos, veio na comparação.
Já falei no novo SDK, embora não saiba na prática quais são as melhorias. Também existe o Phyre Engine que é um motor gráfico multi-plataforma que permite o desenvovimento optimizado na PS3, e aparentemente resultados bastantes satisfatórios também na X.

E sim, maior parte das developers considera a X360 a melhor plataforma de se trabalhar e a mais fácil de atinjir milestones das plataformas HD. Mas se queres que te diga, e é aqui que paro de elogiar a X360... a X360 também tem as suas lacunas, a Sony é que teve a culpa de fazer pior.
Outra coisa não seria de esperar, visto que é uma plataforma que já conhecem, com ferramentas que já dominam.

Mas nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, e como em tudo na vida, bons resultados exigem esforço.

Em relação à Sony fazer pior, não deixa de ser a tua opinião, e sinceramente, não vi qualquer argumento que a fundamente.

Penso que não seja tão mau lançar para o mercado uma consola com ferramentas pouco desenvolvidas do que lançar uma com boas ferramentas e problemas de outro nível, que não interessa agora referir.

E tu a levares outra vez para a imaginação e issinuar que quem não percebe a superioridade do Cell tem falta dela (eu diria o contrario, quem defende tanto o CELL tem muita imaginação), hoje em dia quer-se é facilidade a fazer as coisas, não arquitecturas especializadas-mas-pouco, que só dificultam a vida às developers.
Não. Esse foi um problema de interpretação que eu espero já ter esclarecido acima.

Eu não estou a defender o Cell, estou a apresentar os factos.

Já agora, uma informação interessante sobre os SPEs:

An SPE is a self contained vector processor which acts as an independent processor. They each contain 128 x 128 bit registers, there are also 4 (single precision) floating-point units capable of 32 Gigaflops and 4 integer units capable of 32 Gflops at 4 Ghz. The SPEs also include a small 256 kilobyte local store instead of a cache.
http://64.233.183.104/search?q=cache:tMpZMeQaR6AJ:crystal.uta.edu/%7Elevine/class/fall2005/ca2/Cell%2520Architecture.ppt+cell+spe+access+to+ram&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=14&gl=pt&client=firefox-a


Portanto aparentemente os SPEs até têm unidades dedicadas de processamento de inteiros...

E esta, hein?

Já agora o artigo completo está bastante interessante, mas talvez não seja recomendável para quem acredita na grande superioridade dos PCs...

Fica bem.
 
Última edição:
Será q aqui alguém já viu o Uncharted a correr à sua frente? é q para ser sincero ainda ñ vi jogo c\ aqueles visuais em mais nenhuma consola!! epá, e podem dizer o q quiserem... só mesmo no PC vi algo superior...

Precisamente. Falando mal e porcamente, o Cell é um GPU, não um CPU, dai o Uncharted ter os gráficos que tem (e que mesmo assim não me surpreendem muito), mas depois o boneco a andar parece que tem um pau no cu e uma pedra em cada sapato...
 
Não sei até que ponto os testes são válidos para o Cell, já que depende do software que está por detras.

Penso que o conceito de que ninguem vai comprar um avião para viajar Porto -> Braga todos os dias ... se aplica ao Cell e a discução de cpu's gerais.

O cell tem que ter performance onde foi desenhado para ter, não vamos meter um cocho a fazer 100m ...

O que tem falhado é na sua dificil adaptação e programação, mas aos poucos e poucos está a evoluir, e é nisso que a Sony tem que apostar, em dominar o Cell, porque ainda tem mais para dar.
 
Com a arquitectura do CELL, vao colocar o AI a correr no PPE?
Nao me parece que faça muito sentido, dada a capacidade que os SPE tem para processar calculos matematicos (e o AI é calculos matematicos). O mesmo se aplica as fisicas. A fisica não é mais que matematica complexa, e onde metemos a matematica complexa? pois nesse sitio...SPE :P
O grande prob da PS3 enquanto consola, é mesmo o desconhecimento dos produtores de jogos. Ha uma habituaçao á forma simples de programar e a transição é mais complicada. A evolução é isto. Sempre foi. Passar de VB para C++ ou C# não é facil. No entanto os resultados sao superiores.
A PS3 tem jogos na sua 1ª geração. E mesmo com alguns bugs, e problemas conhecidos, estao ao nivel dos jogos de 2ª geração da x360 (q é o que nos serve de base de comparaçao).

O teste serve para ver a capacidade do CELL, e mostra que se bem usado (leia-se programado) é extremamente potente.
 
Sempre podem usar o Cell na PS4 se nao tirarem partido dele nesta geracao. Pelo menos CPU ja têm.

Já vi roadmaps de CELL "dual core" (2 PPE) e uns 24 spe's a 32 nm ou lá o que, para utilizar na PS4 ;)

Do resto, o CELL não é só PS3...

Se é tão difícil programar, porque não optaram pela via x86? certeza que seria mais fácil fazer jogos para um cpu x86, digamos um core 2 duo do que CELL, isso na PS3, já que o CELL é muito mais que consolas.

se fosse explorado ao máximo, ainda metiam isso numa placa gráfica ao lado do GPU :x2:
 
Última edição:
Mais alguns testes, correndo código não optimizado para o Cell (o que significa que os SPEs provavelmente não foram usados) e comparando-o com um ***** G5 a 1.6 Ghz:

It’s clear that the Cell processor isn’t all that impressive as a general-purpose CPU; if it’s not executing code designed to run on the Cell processor, it’s generally slower than a ***** G5 @ 1.6GHz (the baseline processor for Geekbench).
What remains to be seen is how the Playstation 3 performs when running code designed for the Cell processor; over the next few months I’m hoping to add Cell-specific optimizations to Geekbench that will exploit all the potential the Cell processor has to offer.
http://www.primatelabs.ca/blog/2007/05/playstation-3-performance-may-2007/
 
Última edição:
Na minha opinião é muito mais "produtivo", "eficaz" usar uma plataforma que a sony tenta denominar como "passada", que é um CPU eficiente (como temos nos nossos queridos PC's) juntamente com uma Placa gráfica.

É claro que os SPE's têm instruções para inteiros senão seriam próximo de inúteis, o problema do Cell, é que para correr código de inteiros nos SPE's perderia-mos ciclos de relógio ou a converter, ou cada caso teria de levar um total workaround para trabalhar lá, portanto perdemos o dobro do tempo para ficar com o que? Algo que até pode ser mais lento? Simplesmente impensável numa empresa com 2 dedos de testa.

Agora se o Cell é bom a comer números diga-se em "super computer processing" isso é (por alguma razão o novo Super computador da IBM vai ser equipado com o Cell, juntamente com opteron's... é fácil pensar porque é que estes estão lá nao é?).

Em comparação com os actuais GPU's que são mais baratos de produzir que um Cell, em comparação a nível de processos matematicos, sem duvida alguma que os GPU's são de longe mais poderosos (ir ver os stats do Folding@home, cada GPU debita +/- o dobro de uma PS3)
 
O Cell não é apenas o PPE, como já foi dito. Mas não deixemos os factos interferirem com a questão.
Para general purpose bem que pode ser, o resto é workaround.
De qualquer forma passámos de "levar uma coça de um P4" a um P4 bater o PPE num teste...acho que é progresso. Até porque antes diziam que era equivalente a um P3.
E daqui a bocado é um core 2 Duo não? :p

A performance é o que é (e eu nunca falei em pentium 3's) De resto nem sei porque é que estamos ainda a falar do raio do P4, bastava-lhe ter 533 MHz de FSB e já limpava o coitadinho do cell nas horas naquelas tasks (é realisticamente o mais perto do cell)
Se tiveres o Cell dentro duma PS3 (e fores um programador licenciado), podes programar o Cell e programar a placa gráfica, portanto sempre tens algum tipo de escolha.
Boa, mas isso não me resolve ter de lidar com as lacunas do Cell se a minha opção é usar a grafica.
E se tiveres dúvidas em relação à eficácia da programação general purpose em gpus, podes sempre visitar a secção GPGPU do fórum Beyond3D.

Tudo depende da capacidade de paralelização dos algoritmos.
ah, então um GPU é ideal para programação general purpose! De facto a AMD agora que comprou a ATi devia concorrer com o Core 2 Duo com ATi Radeons, não com Phenoms.

Oh pá... claro que não, uma coisa é proof of concept outra coisa é realmente ser viável e eficaz de ser utilizado.
Não, benchmark que demonstre que os SPEs não terão influência no Dryhstone.

Quem percebe um pouco de programação sabe que uma unidade de processamento de vírgula flutuante pode ser utilizada para processar inteiros. Eu já expliquei como, não há necessidade de repetir.
Também já disse o que tinha a dizer, mas acrescento que de facto as SPE's teriam pouco impacto, teriam muito impacto em whetstones, pouco impacto em dhrystones; são fortes em floating point performance, são fraquissimas em general purpose.
Epá, mas que disparate. Vou tentar de novo.

O que eu quero dizer é que com um pouco de imaginação, os programadores e as produtoras de jogos vão por certo encontrar maneiras de utilizar com eficácia a arquitectura especializada do Cell. Não estou a dizer que é superior ou inferior.

No entanto, no teste realizado e apresentado no topo da thread, o Cell revelou ser de facto superior às arquitecturas concorrentes, pelas razões que foram apresentadas. Cada um que tire as suas próprias conclusões.

De forma alguma, nunca disse isso. É uma questão de mercado, obviamente.
Mas porque quereriam trabalhar nessa "arquitectura especializada"?, é essa a questão; especialmente para jogos.
Já falei no novo SDK, embora não saiba na prática quais são as melhorias. Também existe o Phyre Engine que é um motor gráfico multi-plataforma que permite o desenvovimento optimizado na PS3, e aparentemente resultados bastantes satisfatórios também na X.
Certo, optimização. Mas isso atenua o impacto para quem trabalha nela, não anula os handycaps.
Outra coisa não seria de esperar, visto que é uma plataforma que já conhecem, com ferramentas que já dominam.

Mas nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, e como em tudo na vida, bons resultados exigem esforço.
Lá está, será que compensa? eu acho que não, não nos dias que correm em que há outras formas de ter potencia.

Arquitectura proprietária seria boa para a Sony se a PS2 se repetisse; assim acabou por ser um tiro no pé.
Em relação à Sony fazer pior, não deixa de ser a tua opinião, e sinceramente, não vi qualquer argumento que a fundamente.
Tudo o que disse sobre o Cell o fundamenta, aliado de todas as third party's que se queixaram.
Penso que não seja tão mau lançar para o mercado uma consola com ferramentas pouco desenvolvidas do que lançar uma com boas ferramentas e problemas de outro nível, que não interessa agora referir.
De facto, não interessa amandar bocas dessas.

Uns foram estupidos por terem problemas de dissipação de calor, sem duvida, mas se queres que te diga... o software está lá, e a facilidade dos resultados também... na PS3? a limitação/chatiçe que leva mais man-hours é mais que culpa das dev tools, é a arquitectura.
Não. Esse foi um problema de interpretação que eu espero já ter esclarecido acima.Eu não estou a defender o Cell, estou a apresentar os factos.
Eu também não estou a atacar o Cell, estou a dizer que é extremamente fraco em coisas que não devia ser.
Já agora, uma informação interessante sobre os SPEs:

http://64.233.183.104/search?q=cache:tMpZMeQaR6AJ:crystal.uta.edu/%7Elevine/class/fall2005/ca2/Cell%2520Architecture.ppt+cell+spe+access+to+ram&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=14&gl=pt&client=firefox-a


Portanto aparentemente os SPEs até têm unidades dedicadas de processamento de inteiros...

E esta, hein?

Já agora o artigo completo está bastante interessante, mas talvez não seja recomendável para quem acredita na grande superioridade dos PCs...

Fica bem.
Interessante que a seguir a "4 integer units" a unica coisa que dizem é "capaz de 32 gigaflops" e eu à espera de indicadores de performance integer. As SPE's para General purpose são menos que ideais, cache diminuta, ausencia de branch prediction e não executam instruções multiplas por clock entre muitas outras coisas.

Usáveis? claro, como tu dizes até os GPU's o são. Ideais? longe disso.
 
De facto, não interessa amandar bocas dessas.

Uns foram estupidos por terem problemas de dissipação de calor, sem duvida, mas se queres que te diga... o software está lá, e a facilidade dos resultados também... na PS3? a limitação/chatiçe que leva mais man-hours é mais que culpa das dev tools, é a arquitectura.

Pois...e ainda para mais quando a fiabilidade da PS3 e a sua assistência pós-venda estão bem longe de serem exemplares... :-D

Mas isso tb n interessa para a discussão, o q interessa é q só irá espremer o Cell, os poucos q se dedicarem a fazê-lo, nomeadamente 1st party, os outros n ganham mais por se especializarem numa plataforma mais poderosa (mas n tão poderosa qt o marketing faz crer), mas ao mesmo tempo, mais complicada para desenvolver para ela...

Aliás, n deve ser por acaso, q poucos são os jogos nativos a 1080p, e alguns deles nem a 720p são, para n comprometer as fps, n vejo problemas nenhuns nisso, o problema só surge qd "...o Cell isto e o Cell aquilo..." e dp em alguns casos "borra-se todo" para fazer o q o "hardware inferior" da concorrência faz (pq obviamente poucos estão para desenvolver dedicadamente para o "bicho")... :rolleyes:

Resumindo, os jogos q saiam e melhores de preferência, e se fôr para continuar a "puxar a brasa à sardinha" do Cell, ao menos q saia algo q ainda n se tenha visto, para justificar todo o alarido à volta dele, senão, mais vale ficarem calados sobre o poderio do Cell...

PS : Btw isto está longe de ser uma novidade de hardware... ;)
 
Bem o artigo não é sobre jogos

.... mas a dificuldade de programação foi a filosofia da ps2 e é agora a filosofia da ps3. Vi grandes resultados na segunda metade de vida da ps2 e só tinha um rasterizer. Não vou esperar nada menos que o mesmo progresso na ps3.

de resto, esta conversa ja foi toda debatida em 2005, altura em que o blastarr defendia os metodos microsoft (e hoje a sony, claramente), o I_eat_all falava de poder "escondido" na revolution (que depois virou para originalidade) e o resto é historia :D
 
Última edição:
Bem o artigo não é sobre jogos

.... mas a dificuldade de programação foi a filosofia da ps2 e é agora a filosofia da ps3. Vi grandes resultados na segunda metade de vida da ps2 e só tinha um rasterizer. Não vou esperar nada menos que o mesmo progresso na ps3.
Eu esperava bem menos, para já a supremacia da PS3 não está assegurada, e mesmo que ganhe alguma edge de mercado pode nunca justificar que as third party's a tratem como trataram a PS2, esta geração e entre HD's... é multiplataforma, e até agora a X360 (de novo, vem na comparação) tem apresentado resultados bem superiores; e não só pelos DevKits mas a julgar por inúmeras relatos de developers, adiamentos de versões PS3, resultados finais, engines cross platform independentes disso que existem (até algumas cujos jogos eram originalmente exclusivos PS3).

Claro que o caminho agora é a optimização para combater essas lacunas e até parece que estão a fazer um bom trabalho, mas anulá-las? boa sorte. (e só o facto de ter essas lacunas... já o faz um cpu não ideal para o que eu quero face a outro que me faz a coisa sem espinhas)

De resto, o que a PS2 teve foi muito boa utilização de hardware; acima de propriamente ser um homerun no que toca a desenho de hardware; mas isso é outra discussão.

Mas não vamos por aí porque isto até já foi movido de secção. (estava na secção de jogos)
de resto, esta conversa ja foi toda debatida em 2005, altura em que o blastarr defendia os metodos microsoft (e hoje a sony, claramente), o I_eat_all falava de poder "escondido" na revolution (que depois virou para originalidade) e o resto é historia :D
Era muito cedo e os rumores falavam de GPU's ATi x1600 a fazer SD; é como tudo; Também haviam pessoas a olhar para powerpoints e a dizerem que o Cell era o CPU mais potente à face da terra e como a Intel e a AMD deviam começar a roer as unhas. Mas não vejo porque é que tenho de levar com essa arma de arremesso. Quanto à originalidade... bom, não podia estar-me mais lixando, quero é jogos.

Sim tudo o que tinha a ser dito e todas as conclusões a serem tiradas já o foram há muito tempo, não se está a dizer nada de particularmente novo... Mas que se há de fazer; para bem dos nossos males, que todos os males fossem estes.
 
Última edição:
Bem o artigo não é sobre jogos

.... mas a dificuldade de programação foi a filosofia da ps2 e é agora a filosofia da ps3. Vi grandes resultados na segunda metade de vida da ps2 e só tinha um rasterizer. Não vou esperar nada menos que o mesmo progresso na ps3.

Bem, n li o artigo e o título n faz nenhuma alusão a jogos, no entanto, ninguem diria, pelo rumo da conversa, além disso qd se fala em Cell, acho q todos (ou quase) pensam em PS3...

Qt ao progresso da PS3 e comparando com a realidade da PS2, n é bem a mesma coisa, claro q haverá evolução, agora com a PS2, esta dominava a geração, logo era natural q se dedicassem a desenvolver para ela e com melhores resultados, já no caso da PS3, n está sozinha no mercado e neste momento e ao q parece, nem tem a preferência da maioria das developers como 1ª plataforma a desenvolver para, logo até pode acontecer nesta geração q o poderio do Cell fique amarrado à facilidade de desenvolvimento da 360, exceptuando claro as 1st party...
 
Bem, n li o artigo e o título n faz nenhuma alusão a jogos, no entanto, ninguem diria, pelo rumo da conversa, além disso qd se fala em Cell, acho q todos (ou quase) pensam em PS3...
Estava na secção PS3, daí que se entrou por aí; aliás se não estivesse na secção das consolas acho que nem o tinha visto.
Qt ao progresso da PS3 e comparando com a realidade da PS2, n é bem a mesma coisa, claro q haverá evolução, agora com a PS2, esta dominava a geração, logo era natural q se dedicassem a desenvolver para ela e com melhores resultados, já no caso da PS3, n está sozinha no mercado e neste momento e ao q parece, nem tem a preferência da maioria das developers como 1ª plataforma a desenvolver para, logo até pode acontecer nesta geração q o poderio do Cell fique amarrado à facilidade de desenvolvimento da 360, exceptuando claro as 1st party...
Exacto (e eu não costumo concordar contigo :p)

Pá e nem é que o CPU da X360 seja um grande espeto no que estamos a falar e se fosse mais potente ninguém se queixava, a performance general purpose por core também não se compara a um ***** de velocidade equivalente mas, ao menos tem 3 cores. coisa que o Cell não tem e fazia falta; se o Cell tivesse os 3 cores e mais 7 spe's... aí era outra história, pelo menos a falar de Cell versus Xenon.

A meu ver eles tiveram tudo na mão para fazer bem melhor ao esperarem mais um ano até lançarem a PS3, e perderam uma boa oportunidade, porque de facto, não creio que fosse difícil.
 
Back
Topo