1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio
  3. Novas alterações à secção de Jogos e Consolas entrarão em vigor esta semana. Mais informação.
    Remover anúncio

CELL benchmarks

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por blastarr, 25 de Novembro de 2006. (Respostas: 40; Visualizações: 2567)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    De notar que isto só diz respeito ao PPE (Power Processing Element).
    Os 7 SPE's do CELL (Synergistic Processing Elements) não estão a ser usados, por não serem compatíveis com as ISA's que são suportadas por estes benchmarks (PowerPC ou x86).

    http://rian.s26.xrea.com/nicky.cgi?DT=20061121A#20061121A
     
  2. grandenaboverde

    grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

    se é só o PPE não são maus resultados.
    não há forma de testar os SPEs em benchmarks que funcionem em x86?
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Não.
    Os SPE's usam uma arquitectura virada para cálculos de vírgula flutuante muito específica (são uma espécie de unidades SSE glorificadas, com a sua própria autonomia e memória RAM local de 256KB cada), que pouco ou nada tem a ver quer com as cpu's x86, quer com as cpu's powerpc.

    A única solução é que os benchmarks se adaptem para aproveitar essa nova ISA (Instruction Set Architecture).
     
  4. Sovietic

    Sovietic Power Member

    ou se adaptem ou mudem por completo, de qualquer maneira, o cell ainda n esta á venda por isso é uma questao de esperar...
     
  5. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Para ja nao se mostra nada de especial.
    Quando quizerem lançar isso a um publico mais generalista ja a Intel e a AMD vao em 8 cores e cores especializados, etc

    É bom para consolas e mais alguns equipamentos e servidores virados para determinado tipo de calculos.
     
  6. blastarr

    blastarr Power Member

    É, isso tudo... :rolleyes:
    A Intel e a AMD são as melhores CPU's.
    É por isso que são usadas nas consolas, não é ?
     
  7. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    E desde quando é que as consolas é que dizem o que é bom do que nao é......

    E sim sao tao melhores CPUs no mercado actual que o que a AMD e a Intel vendem em 9 mes, é o que vende a PS3 + Xbox360 em 10 anos.
     
  8. HiGhVoIcE

    HiGhVoIcE Power Member

    Acho uma piada a estas comparações. No inicio diziam que o Cell da PS3 era uma maquina, uma verdadeira crushing machine que não dava hipoteses a qualquer processador do mercado (mainstream mais uma vez).

    Agora que aparecem destes benchs (lançamento da PS3), nem se dignificam a comparar com os tais processadores mainstream...

    Se querem comparações justas, façam-nas com Conroes Dual Core ou Quad Core :rolleyes:

    Nota: o mesmo se passa com o RSX
     
  9. HiGhVoIcE

    HiGhVoIcE Power Member

    Agora já vêm com o discurso das consolas? Curioso, pareceu-me ver numa outra thread o discurso dos PC-wannabe :-D

    Afinal em que ficamos, querem ser consolas ou pc-wannabes? :002:
     
  10. Sovietic

    Sovietic Power Member

    tambem n percebo tanta coisa q o cell ia ser uma bomba e ainda n vi nenhuma "bomba" em acçao, vala, até um cpu dos recentes é melhor q o cell se pensarmos q o cell já foi desenvolvido em 2005 LOL
     
  11. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    É mesmo... Neste benchmark o PPE é completamente trucidado por um X2 4400+, agora imagine um conroe... Num dos casos até um P-3 866 lhe fez frente!

    Ou os SPE's que são o segredo ainda escondido...
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    Claro.
    Como eu expliquei no primeiro post, os SPE's não podem ser testados com estes benchmarks porque não são compatíveis com os mesmos (que correm em distros de Linux).
    Ou seja, dos 8 cores do CELL na playstation 3, só um é que está a ser usado.

    Infelizmente, alguém daqui limita-se a ler o que está no post anterior ao seu e esquece-se de ler o primeiro post da thread, dando orígem a equívocos.
     
  13. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    É tao escondido que por estas horas ainda andam a descobrir como por aquilo sincronizado a trabalhar sem overflows :x2:

    Este é que é o problema do Cell. Vai contra toda a filosofia Risc do keep it simple e que comanda internamente os atuais C2D e AMD K8.

    Nem sempre o mais rapido é o melhor. Em 90% das vezes o mais barato e facil de programar leva logo 50% de vantagem á partida mesmo tendo menos performance.
     
  14. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Então tipo... Se o Linux não consegue aceder aos SPE's o que eles lá estão a fazer? Tendo em conta que o SO da consola é Linux biased?

    Eles que lá tratem de fazer umas optimizações e apps para o linux ou outro programa (Boinc/folding :x2:) a rodar no linux a aceder os SPE's e assim mostrar o poder da "bomba"...

    teorias já ando eu farto...

    DJPAPA, esta frase soa-me a aulas de ASC :D
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member

    Só a distro interna da consola lhes pode aceder.
    Uma distro "instalável" de desktop aínda não acede nem aos 7 SPE's, nem ao RSX.
    O display do desktop é processado por software.



    Acho engraçado uma pessoa que supostamente está a aprender a programar como é o caso do DJ_PAPA, não saiba que o CELL aínda é mais fiél ao principio do RISC do que os A64, Core 2, ou mesmo dos PowerPC G5.

    Nenhuma dessas CPU's é in-order, precisa de recorrer ao desenho out-or-order para colmatar as carências da falta de múltiplos cores em ambientes multitasking, uma "bagagem" que ficou dos tempos single-core.

    Como o CELL foi desenhado desde o princípio para ser multi-core, essa questão nem se coloca.
     
    Última edição: 25 de Novembro de 2006
  16. viskonde

    viskonde I quit My Job for Folding

    gostava de ver era um Cell a correr um 3dMark :P

    btw tambem repararam que esta ali um pentium 3 nas comparacoes? wtf?
     
  17. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Hum... E um benchmark "ordinário" adaptado a rodar sobre a distro interna não vai lá? E meter o kernel do Linux da PS3 na distro desktop instalada?

    Interessante... Ainda mais que em ASC1 (Arquitectura e Sistemas de Computadores) a matéria actual é precisamente CISC vs RISC e pipelining:x2:
    Era bom era ver isso a bulir um 3dmark... Só se for uma "PS3mark" :D

    Pois está um pentium 3 o que acho bem, para comparar algumas gerações relaticamente recentes... O que achei curioso foi num dos testes o P-3 quase chegar ao score do PPE :wow:
     
  18. Sadino

    Sadino I'm cool cuz I Fold

    Numa análise deste tipo, penso que a resposta é Nim...

    A Arquitectura x86 nasceu CISC, e com anos houve a tentativa de adaptação para uma arquitectura mais RISC. Contudo esta arquitectura tem o "peso" da retrocompatibilidade atrás.As consolas não!

    Sim, as consolas podem ser representativas do que é bom porque não tem esse peso...
    Não porque não é esse o objectivo (pura performance), mas performance que leva aspectos económicos em conta e penso que a facilidade de programação também, e algum outro talvez...
     
  19. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Retrocompatibilidade esta que acho um pouco inútil...

    Se já andamos na era dos 64 bits, qual o interesse de ter instruções de 8 bits e 16 bits?
     
  20. HiGhVoIcE

    HiGhVoIcE Power Member

    Então se estamos a lidar com um processador 'capado' no bench, por que raio fazem estas comparações? Para justificar futuros problemas na falta de poder de processamento ou para show-off?
     

Partilhar esta Página