Bem isso virou uma lei europeia entao acho que portugal vai ser obrigado adotarNo nosso País, infelizmente não existe cultura de prevenção neste campo. Os avisos estão assentes em SMS em células com agrupamento distrital. E nem sempre funcionam porque as "centrais" responsáveis colocam este serviço em último plano. Um exemplo é um alerta amarelo meteo que devia despoletar este tipo de aviso. Tal como os operadores deveriam ser obrigados a colocar a tecnologia da rede ao serviço da população nesta área e sem custos. Tal como acontece com o 112.
"Na sequência do decreto europeu votado em 11 de dezembro de 2018, os 27 Estados-Membros da União Europeia são obrigados a criar um sistema de alerta de geolocalização até 21 de junho de 2022, o mais tardar" por geolocalizacao entao so pode funcionar corretamente com a cell broacast.... ate para os incêndios etc. Pelo que eu sei a frança ira usar para todo desde de crianças raptadas a fugitivos a ataques nucleares@LuisF02020 e a lei diz o quê em concreto? Eles até podem "ativar" mas não usarem...
Ainda existem células ativas na rede MEO, pese embora com a evolução para a rede 5G e melhorias na 4G o que resta deve ser descontinuado e desligado. Julgo que a VFD desligou em definitivo o serviço, funcionou ... mas depressa esqueceram-se de atualizar as células.Antigamente havia a Difusão Celular nos inicios do ano 2000 ou antes mas acabaram com isso.