CELL BROADCAST vs SMS: Uma discussão necessária

Sfod

Suspenso
No dia 14 de Novembro de 2018, o Parlamento Europeu, aprovou a obrigatoriedade de todos os Países da União Europeia disponibilizarem um sistema de Alerta à População, em caso de situações de emergência.

A legislação não determina se será utilizado o Cell Broadcast ou SMS para alertar os cidadãos. Caberá a cada País decidir o tipo de tecnologia a utilizar.

Em Portugal ainda não foi decidido qual o melhor sistema a implementar para alertar a População e Visitantes. Actualmente a Protecção Civil encontra-se autorizada a enviar alertas por SMS, e apenas em caso de incêndios, sendo que está prevista a aprovação de um decreto lei que permita à Proteção Civil, e às Câmaras Municipais, o envio de SMS em caso de risco para a saúde público, acidentes graves, ou catástrofes naturais.

CONTEXTO INTERNACIONAL

São vários os Países que implementaram sistemas de envio de alertas à População recorrendo ao Cell Broadcast como é o caso dos Estados Unidos, Chile, Japão, Holanda, Roménia, Lituânia, Canadá, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Tailândia, Filipinas, entre muitos outros.

Outros Países optaram por implementar um sistema recorrendo aos SMS baseados em localização, como é o caso da Austrália e Bélgica.

SMS vs CELL BROADCAST

Vantagens e desvantagens

Para uma comunicação rápida e eficaz com a População e Visitantes o ideal será utilizar-se o Cell Broadcast, que funciona nas redes 2G, 3G e 4G, estando padronizado para o 5G. Daí ser a escolha de muitos Países, onde o mesmo se encontra implementado, para o envio de Alertas. O tempo decorrido desde o envio do Alerta por parte das entidades para uma ou mais áreas geográficas definidas e a recepção dessa mensagem é sensivelmente de 4 segundos em todos os equipamentos.

As mensagens enviadas recorrendo ao Cell Broadcast não sofrem atrasos na entrega, mesmo havendo saturação nos serviços de dados, voz e sms em determinada zona geográfica. Pode ser enviado um alerta para milhares de utilizadores sem que haja degradação no serviço. No caso das SMS, ao enviar-se milhares de SMS em massa ocorrem atrasos na entrega que podem ser de até ou mais que 3 horas após o envio. Recentemente essa situação aconteceu nas Filipinas, em que a População que recebeu o alerta por Cell Broadcast recebeu poucos segundos depois, e quem recebeu o alerta por SMS recebeu com um atraso de 3 horas.

Com a padronização do Cell Broadcast os alertas podem ser recebidos em qualquer País que tenha adoptado este sistema, se viajarmos até à Holanda ou os Estados Unidos, e se houver o envio de um alerta o mesmo será recebido no equipamento.

Os alertas são recebidos numa determinada área geográfica seleccionada pelas entidades competentes, a mensagem é apresentada no ecrã do equipamento, seguido de vibração, alerta sonoro e leitura por voz. A mensagem poderá estar escrita em mais que uma língua. No Canadá enviam os alertas em Francês e Inglês.

Na Roménia e na Holanda permitem a configuração de canais Cell Broadcast manualmente nos equipamentos mais antigos, para que possam receber os alertas. Em Portugal apenas a operadora móvel altice MEO possui o Cell Broadcast activo em toda a sua rede 2G. Os clientes e visitantes que possuam um equipamento configurado no Canal 50, recebem a informação do indicativo e Região onde se encontram no momento, por exemplo “21 Lisboa”.

Como as mensagens de Cell Broadcast funcionam tipo as emissões das estações de rádio AM ou FM, qualquer utilizador que esteja na área geográfica definida para o envio do alerta, recebe as mensagens de forma anónima, o operador não tem conhecimento de quem recebeu as mensagens.

É possível desactivar a recepção de mensagens de Cell Broadcast nos equipamentos. Nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia não é possível desactivar os alertas nos equipamentos por decisão do Governo.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO CELL BROADCAST

  • O investimento inicial
  • A compatibilidade dos equipamentos existentes no mercado: por exemplo no caso dos iPhones teria que ser necessário pedir à Apple uma actualização de software, e nos restantes equipamentos seria necessário uma configuração manual por parte dos utilizadores.
A vantagem do SMS em relação ao Cell Broadcast é que todos os equipamentos suportam a recepção de SMS, numa fase inicial permitiria chegar a quase 100% dos utilizadores.

PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO SISTEMA SMS

  • Atraso nas mensagens que podem levar horas a chegar aos utilizadores, há exemplos práticos disso onde recentemente nas Filipinas as SMS levaram 3 horas a serem entregues à População. Em Portugal também assistimos a atrasos na entrega das SMS porque estarão sempre dependentes de vários factores como a capacidade e saturação da rede em determinados locais.
  • Não é possível realizar Opt-out.
  • É possível serem enviadas SMS falsas em nome de uma entidade, correndo o risco de se criar o pânico na População.
  • Questões de privacidade: há uma base de dados LBS com o registo das localizações dos assinantes e visitantes.
Um possível obstáculo à implementação do Cell Broadcast em Portugal para um sistema de alerta e aviso à População poderá ser o factor financeiro. Os SMS estão amplamente disseminados, no Cell Broadcast teria que existir investimento. Por parte das operadoras móveis não existe um modelo de negócio onde possam ter retorno financeiro com o Cell Broadcast. Em todos os Países onde o mesmo foi implementado teve que existir uma decisão Política e investimento por parte do Governo.

SMS versus CELL BROADCAST


COMO FUNCIONA TUDO ISTO?



Acima podemos ver o menu de configuração para o sistema de alertas via CELL BROADCAST SYSTEM​

Nas imagens abaixo dois exemplos de alertas via CELL BROADCAST SYSTEM na Roménia​


O QUE É UM CELL BROADCAST SYSTEM?

Um Cell Broadcast System consiste em um Cell Broadcast Center (CBC) localizado na rede de um operador móvel. Poderá existir um ou mais que um Cell Broadcast Entities (CBE), dependente das entidades que irão gerar as mensagens. Os CBEs estão disponíveis em diferentes tipos e podem ser fornecidos como um terminal simples ou como uma aplicação. Seja qual for a configuração escolhida pelas entidades, a complexidade do serviço da rede móvel permanece oculta pelo CBC, tornando o serviço de Cell Broadcast simples de usar. Por meio do CBE, as entidades simplesmente criam uma mensagem e seleccionam o local ou os locais para os quais precisam enviar a mensagem, usando uma interface de utilizador intuitiva. A mensagem é então enviada para o CBC que mapeia a área de destino para as células da rede móvel. Subsequentemente, o CBC envia a mensagem aos elementos de rede de acesso de rádio requeridos que gerenciam a transmissão da mensagem nas células da área geográfica escolhida.

Arquitectura de um Cell Broadcast System


SMS – Mensagens enviadas point-to-point


CBS – Mensagens enviadas one-to-many



Arquitectura do CBS da Nova Zelândia


Alerta via Cell Broadcast nas Filipinas


Vários equipamentos nos Estados Unidos a receberem um Alerta por Cell Broadcast​




CONCLUSÕES

Com a aprovação do Parlamento Europeu da obrigatoriedade de todos os países da União Europeia disponibilizarem um sistema de Alerta à População, julgamos estar na altura de termos todos, enquanto cidadãos activos e intervenientes, uma discussão aberta e não somente técnica, sobre que solução adoptar no nosso país.

Na VOST Portugal somos da opinião, que a melhor solução é aquela que mais rapidamente fará chegar os alertas ao maior número de pessoas nas áreas afectadas. Temos variados exemplos, infelizmente, onde um CBS poderia ter evitado perdas humanas e materiais, e existe agora uma oportunidade única para implementar uma solução que sirva as populações.

Deixamos aqui algumas questões, que nos parecem pertinentes para esta discussão:

  • Quais são as entidades que estão a ser consultadas no sentido de termos uma legislação que sirva os cidadãos?
  • Quais são as tecnologias de comunicação móvel a serem consideradas para informar a população?
  • Como o tema é complexo, quais são as iniciativas adicionais previstas para assegurar uma discussão que envolva todos os cidadãos?
Fontes:

www.one2many.eu

https://forum.softpedia.com/topic/1127023-ro-alert/

http://www.5gamericas.org/index.php?cID=3286

https://vost.pt/cell-broadcast-versus-sms-uma-discussao-necessaria/
 
Última edição:
Possivelmente sera por sms....
Lembram.se do ano passado nos dias de calor extremo a protecao civil mandou um sms para varios utilizadores de Determinados distritos?
Pois sera certamente assim
 
Por acaso já tinha pensado neste assunto há uns meses. Sou totalmente a favor do CELL BROADCAST e totalmente contra o SMS

Também sou a favor do Cell Broadcast, aliás desde 2007 que sugiro a utilização do Cell Broadcast para o Sistema de Alertas à População. São vários os Países que já possuem este sistema utilizando o Cell Broadcast, em breve a Áustria e a Grécia também irão ter. O artigo foi escrito por mim a convite da VOST Portugal. É um tema em que a População tem que começar a ser sensibilizada.
 
Cell broadcast é o que faz mais sentido. SMSs facilmente são ignoradas porque podem parecer não genuínas ou não alertarem de forma óbvia. O problema é mesmo muitos dispositivos vem com o serviço desativado. A operadora não pode ativar remotamente o serviço em todos os aparelhos?

Os equipamentos mais antigos tem que ser configurado o Canal de Cell Broadcast manualmente, nos mais recentes que vibram, em que emitem um sinal sonoro audível, conseguem ler o conteúdo da mensagem e ainda a apresentam como pop-up nos equipamentos podem ser activos remotamente com uma actualização de software. No Holanda fizeram isso recentemente com os iPhones.

Para quem quiser perceber melhor o Cell Broadcast com imagens, vídeos, testes, documentação técnica, etc, partilho o que vou publicando no meu blog: https://smscellbroadcast.wordpress.com
 
Há 1 ou 2 anos, quando falavam em alertas à população por causa dos incêndios sempre pensei que o passo óbvio era usarem o cell broadcast, mas não, ridiculamente preferiram as sms, cheguei a receber alertas de ondas de calor 2 dias depois de amigos meus, outros nem recebi sequer...
e lembro-me dos celebres casos de pessoal que recebeu mensagens com esses avisos enviados por outras entidades.
é ridiculo, estamos sempre um passo atrás, na China usam o cell broadcast, entre outros, para os avisos sobre a poluição e funciona que
é uma maravilha.
Aqui em Portugal é sempre um atraso de vida.
Sinceramente por mim devia ser imposto pela UE o uso do cell broadcast
 
Há 1 ou 2 anos, quando falavam em alertas à população por causa dos incêndios sempre pensei que o passo óbvio era usarem o cell broadcast, mas não, ridiculamente preferiram as sms, cheguei a receber alertas de ondas de calor 2 dias depois de amigos meus, outros nem recebi sequer...
e lembro-me dos celebres casos de pessoal que recebeu mensagens com esses avisos enviados por outras entidades.
é ridiculo, estamos sempre um passo atrás, na China usam o cell broadcast, entre outros, para os avisos sobre a poluição e funciona que
é uma maravilha.
Aqui em Portugal é sempre um atraso de vida.
Sinceramente por mim devia ser imposto pela UE o uso do cell broadcast

Em breve a Áustria e a Grécia irão ter um sistema de alertas à População por Cell Broadcast, no Peru também já possuem. Por cá conheço quem nem sequer tenha recebido as SMS da Protecção Civil, na Suécia conheço situações em que as SMS são entregues 24 horas. Um alerta só faz sentido se for entregue poucos segundos depois do seu envio e não horas depois. Para situações informativas os SMS servem, mas para situações em que todos os segundos contam o Cell Broadcast é o ideal. Na Roménia o sistema deles foi implementado em 5 meses.

Quando à directiva Europeia só obriga ao envio de alertas, quanto à tecnologia utilizada deixam ao critério de cada País a que querem usar.

La viceministra de Transportes y Comunicaciones, Virginia Nakagawa aclaró que todos los equipos móviles que ingresen al Perú tendrán la funcionalidad de Cell Broadcast, lo que permitirá utilizar el sistema de alerta temprana de emergencias.


d32x-_oxoaeyq-f.jpg


d32-c4dx4aapmey.jpg
d32-c4gw4aatupb.jpg
d32-c4gw4ae78nv.jpg




Aqui fica um exemplo da Ericsson para a China Telecom do envio de um alerta na rede LTE / 4G, geralmente leva 4 segundos a chegar aos telemóveis - https://twitter.com/ricardojsaraiva/status/1105538143825158144

Aqui deixo uma demonstração de quando se fica sem rede e desde que haja cobertura de rede de outro operador móvel recebe-se as mensagens de Cell Broadcast (Desde que apareça Apenas Chamadas de Emergência) Teste realizado num Xiaomi com um cartão da rede da NOS até ficar sem rede para receber o Cell Broadcast da altice MEO:

D87UcKwX4AAhY6J.png


 
Última edição:
USA e CA sei que usa cell broadcast, seja para desaparecimentos ou outra situação grave de emergência
é ultra rápido e salva muita gente
 
USA e CA sei que usa cell broadcast, seja para desaparecimentos ou outra situação grave de emergência
é ultra rápido e salva muita gente

Lista de Países que usam o Cell Broadcast para envio de Alertas à População:

2009 – Japan
2009 – Sri Lanka
2012 – Netherlands
2012 – Lithuania
2012 – Turkey
2012 – Chile
2012 – USA
2014 – Taiwan
2014 – South Korea
2015 – Russia
2016 – Philippines
2016 – United Arabic Emirates
2017 – New Zealand
2018 – Romania
2018 – Canada
2018 – Oman
2019 – Greece
2019 - Peru

Em breve Grécia, Áustria e testes no Reino Unido até ao final do ano. Dia 27 de Junho testes em San Diego para o Sistema de Alertas Terramotos / Tsunami:

Em Portugal não consigo obter informações sobre o que está a ser feito neste sentido. Há um secretismo enorme em relação a este assunto.
 
Última edição:
Tendo em consideração que o principal objetivo da sistema de alerta é permitir à população receber alertas em tempo util, de forma rapida e simples, parece-me de longe que a melhor solução é Cell Broadcast.
Para este tipo de situações, nao podemos considerar relevante o possivel investimento a ser feito visto ser uma necessidade para situações urgentes. Se existe financiamento publico para o SIRESP, deve haver tambem para a implementação de este sistema em PT e diria em toda a U.E.

Os operadores ja tiveram à uns anos atras algo do genero a funcionar. Lembro me de ler as principais capas dos jornais no ecrã do telemovel (sem internet pois nao existia). Por isso, se for o mesmo sistema ou algo semelhante, ja existiu.
 
Na Grécia o Cell Broadcast já se encontra implementado nas operadoras móveis para o envio de Alertas à População.

Áustria, Itália, Eslovénia, Turquia, Arábia Saudita, China, México, Equador e Honduras encontram-se a implementar o Cell Broadcast.
 
Tendo em consideração que o principal objetivo da sistema de alerta é permitir à população receber alertas em tempo util, de forma rapida e simples, parece-me de longe que a melhor solução é Cell Broadcast.
Para este tipo de situações, nao podemos considerar relevante o possivel investimento a ser feito visto ser uma necessidade para situações urgentes. Se existe financiamento publico para o SIRESP, deve haver tambem para a implementação de este sistema em PT e diria em toda a U.E.

Os operadores ja tiveram à uns anos atras algo do genero a funcionar. Lembro me de ler as principais capas dos jornais no ecrã do telemovel (sem internet pois nao existia). Por isso, se for o mesmo sistema ou algo semelhante, ja existiu.

A Telecel / Vodafone teve em Portugal vários canais com informações úteis dignas de serviço Público.

A Telecel fornece informação diária sobre a Expo - https://smscellbroadcast.wordpress.com/2013/01/30/a-telecel-fornece-informacao-diaria-sobre-a-expo/

Difusão Celular da Telecel - https://smscellbroadcast.wordpress.com/2013/01/28/difusao-celular-da-telecel/

Cell Broadcast – Informação Célula Canal 50 – Vodafone Portugal - https://smscellbroadcast.wordpress....informacao-celula-canal-50-vodafone-portugal/


Testes antigos à Difusão Celular Vodafone - https://smscellbroadcast.wordpress.com/2013/01/28/testes-antigos-a-difusao-celular-vodafone/
 
curiosamente ou não, pois assumi que a malta neste forum mais facilmente seguia estes topicos, não se fala da verdadeira desvantagem do cell broadcast?

Digo verdadeira pois as outras não são desvantagens reais ou que não se superem muito facilmente, a real desvantagem é a segurança.

A anos que se consegue fazer spoof a cell broadcast, forjar uma mensagem dessas não é propriamente complicado ou caro.

Claro que se for para um prof of concept, vou ali a ***** ou outra loja do genero e compro um certo aparelho por menos de 40€ e faço isso com um alcance de poucos metros, mas se quiser 50~150m, o custo não é mais de 200€ online.

ps.: continuo a achar que o broadcast é a melhor escolha obviamente e acho que a discussão não é necessaria, pelo menos do nosso lado, todos concordam com isto, excepto quem tem de pagar.

O que têm a dizer sobre os perigos de alguém não atento receber um aviso forjado? que mal se consegue provocar dai?
 
Back
Topo