CELL BROADCAST vs SMS: Uma discussão necessária

Bem pela nova lei da uniao europeia todos os paises sao obrigados a implaçao do sistema (AMBER) que usa o sistema cell-broadcast das antenas para alertar a populaçao evitando a sobrecarrega das redes por envio de sms.

Varios paises ja estao implatando o sistema como:
Alemanha
Espanha
França
etc

Como esta a situaçao de portugal nisso? Apple ja implantou o sistema nos iphones com atualizaçao IOS 15.5 no android ja esta ativado por default.

O sistema nao depende da operadora e sim do pais quando fores para outro pais o smartphones vao atualizar o sistema para o pais que estas no iphone.

Podemos ver por essas imagens como sera o sistema quando for implatado:

index.php



590cb057dd089547778b4b0b

DdK2JWIXUAEmTcY.jpg:large
202206_alerrtes_urgence_3.webp
 
No nosso País, infelizmente não existe cultura de prevenção neste campo. Os avisos estão assentes em SMS em células com agrupamento distrital. E nem sempre funcionam porque as "centrais" responsáveis colocam este serviço em último plano. Um exemplo é um alerta amarelo meteo que devia despoletar este tipo de aviso. Tal como os operadores deveriam ser obrigados a colocar a tecnologia da rede ao serviço da população nesta área e sem custos. Tal como acontece com o 112.
 
No nosso País, infelizmente não existe cultura de prevenção neste campo. Os avisos estão assentes em SMS em células com agrupamento distrital. E nem sempre funcionam porque as "centrais" responsáveis colocam este serviço em último plano. Um exemplo é um alerta amarelo meteo que devia despoletar este tipo de aviso. Tal como os operadores deveriam ser obrigados a colocar a tecnologia da rede ao serviço da população nesta área e sem custos. Tal como acontece com o 112.
Bem isso virou uma lei europeia entao acho que portugal vai ser obrigado adotar
 
@LuisF02020 e a lei diz o quê em concreto? Eles até podem "ativar" mas não usarem...
"Na sequência do decreto europeu votado em 11 de dezembro de 2018, os 27 Estados-Membros da União Europeia são obrigados a criar um sistema de alerta de geolocalização até 21 de junho de 2022, o mais tardar" por geolocalizacao entao so pode funcionar corretamente com a cell broacast.... ate para os incêndios etc. Pelo que eu sei a frança ira usar para todo desde de crianças raptadas a fugitivos a ataques nucleares
 
Antigamente havia a Difusão Celular nos inicios do ano 2000 ou antes mas acabaram com isso.
Ainda existem células ativas na rede MEO, pese embora com a evolução para a rede 5G e melhorias na 4G o que resta deve ser descontinuado e desligado. Julgo que a VFD desligou em definitivo o serviço, funcionou ... mas depressa esqueceram-se de atualizar as células.
Ando muito por Espanha em especial na Galiza e não existe serviço de alertas nessa região também. Os serviços são regionais e não nacionais tal como acontece aqui, pelo que cabe a cada Governo regional decidir...

O País que mais utiliza os alertas é a Alemanha, até nos Pagers da antiga rede T...Skyper que agora estão convertidos para a rede amador Dapnet. As recomendações por causa da pandemia e meteo são praticamente diárias.
 
Última edição:
No que toca a este sistema em Portugal está visto que não vai funcionar. Acabei de receber os SMS da ANEPC "aviso prociv" nos meu telefones. A diretiva europeia não é respeitada.
 
Despacho relevante publicado no Diário da República.

Dá 90 dias para os organismos apresentarem um relatório sobre a implementação de difusão celular em Portugal. Segundo o planeamento da "Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030" esta medida deve ser implementada até 2027.
 
Ao passar por Madrid recebi alerta de mau tempo e fiquei com uma dúvida.
Neste caso o alerta foi por cell broadcast e todos os números ligados vão receber o alerta.
Por SMS como funciona no caso de números estrangeiros? Também recebem?
 
Ao passar por Madrid recebi alerta de mau tempo e fiquei com uma dúvida.
Neste caso o alerta foi por cell broadcast e todos os números ligados vão receber o alerta.
Por SMS como funciona no caso de números estrangeiros? Também recebem?
Recebem sim. Recebem todos os telefones, que estiveram ligados, nas ultimas 24h, às torres dos distritos que vão receber os avisos. se forem numeros estrangeiros recebem a sms em ingles
 
Back
Topo