1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cell e Xenon : Baixo desempenho

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Horus-Anhur, 29 de Junho de 2005. (Respostas: 415; Visualizações: 15922)

1. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

O site anandtech tem um artigo sobre Estes dois CPU's que vão fazer parte da Xbox360 e da PS3.
    Pelos vistos são uma desilusão. O Xenon por exemplo é apenas 2 vezes mais potente que o P3 que equipava a primeira Xbox. E o Cell não melhora estas prespectivas. Aliás os programadores preferem o CPU tipo Xenon com 3 general purpose cores que os 8 SPE's

Alguns dos primeiros developers de software para estas plataformas confirmam isto.

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2461&p=3

Pentium 4 and Athlon 64 are still the kings of the hill.

Última edição: 29 de Junho de 2005
  2. blastarr

blastarr Power Member

Tal como eu suspeitava aqui há uns meses...
    O hype tem sempre motivos suspeitos por trás...
    Quem me dera uma consola com um Athlon64 X2 dual-core, 1GB de RAM e duas G70 em SLI, já seria bem mais poderosa do que estes "DUDS".

(provavelmente comprarei uma das consolas, aínda assim ;), é esperar para ver )

3. sl4ck

sl4ck Power Member

nao compreendo pk eh k preferem consola a pc....mas prontos.....

4. Horus-Anhur

És tu, eu e a maior parte dos programadores de software que estão a fazer jogos para a Xbox360 e PS3.

Acho curioso o Cell ser tão parecido com o Xenon. Ambos tem o mesmo PPE, só que a Xbox tem 3 e a PS3 tem 1 mais 8 SPE (que na maior parte do tempo ficam a fazer nada)

5. blastarr

blastarr Power Member

Já se compreende assim a decisão da Sony, desligar um dos SPE's (já que provavelmente nem metade deles será alguma vez usada em trabalho útil pelos programadores).
    De facto o core PowerPC é extremamente simples, dá a impressão que é um G3 com Altivec encolhido para 90nm... pensei que usassem ao menos um G5 full-featured.

6. Pocas

Pocas 1st Folding then Sex

nem tu , nem eu

PC pwns all the way! :D

Pocas

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Tanta teoria, tanta teoria, tanta teoria e depois é o que se vê :D
    Anyway ja tava á espera.......

8. blastarr

blastarr Power Member

Uma coisa é certa, estamos entre 6 a 9 meses de ambas as consolas saírem para o mercado e já estão a ser consideradas obsoletas pelos programadores.
    Quem na thread das consolas se gabava de ser este o fim dos jogos no PC, deve estar a receber o equivalente a um murro no estômago ao ler o artigo do mesmo site que aínda há meses falava tão bem do Cell.

PC lives ! ;)

9. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

estava a pensar em certos e determinados nicks.. :x2:

10. xBoShY

xBoShY Power Member

tavam à espera duma consola mais performante que um pc e por um valor inferior? :lol:

11. blastarr

blastarr Power Member

Eu não vou falar em nicks, o que me saltou mais à vista foi esta consideração sobre as CPU's da X360 e PS3:

"the real-world performance of the Xenon CPU is about twice that of the 733MHz processor in the first Xbox." (!)

Então temos aqui uma consola com um CPU equivalente a Pentium 3 Tualatin a 1.4Ghz ?!? (tecnologia do ano 2000/1).

"The Cell processor doesn’t get off the hook just because it only uses a single one of these horribly slow cores; the SPE array ends up being fairly useless in the majority of situations, making it little more than a waste of die space."

Glup... e isto foi a evolução da tecnologia das consolas em 5 anos ?
    Athlon64 X2 Dual core, cá vou eu... :D

12. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Eu ainda na vi o artigo, mas "he SPE array ends up being fairly useless in the majority of situations". O Cell não tá num pc. Num PC tu fazes mais coisas do que jogar ... a consola é só mesmo para jogar e ver filmes. Sendo que o Decode pelo que li é uma das boas coisas que o Cell faz, e se os jogos tiverem optimizados para usar os 7 "cpu's filhos" do CELL, a performance aumenta mt.

13. Horus-Anhur

Não são necessariamente obsoletas. Ainda tem os GPU's que são do mais potente que anda por aí. O RSX e o Xenos tem uma peformance semelhante ao G70 e R520. O RSX é apenas uma 7800gtx com uma velocidade maior (550Mhz), Turbo cache e feitas em 90n.
    Alías, se se confirmar o rumor de que o G70 tem 32 pipes com 8 desactivados, existe uma hipotese de que a Sony consiga até á data de inicio de produção em massa produzir este chip com 32 pipes com bons yelds.
    O facto de a Sony naõ divulgar o numero de pipes da RSX pode querer dizer que não sabem quantos terá no final.

14. scorcher

scorcher Power Member

Pronto.. respondo eu.. eu prefiro uma consola para jogar por simples perguiça :D .. no pc tens a trabalheira de instalar jogos, reinstalar o xp quando ele dá o berro por causa de andar a benchar e voltar a instalar os jogos.. mudas de gráfica lá vai mais uma trabalheira para deixar o pc no ponto, e voltas a dar cabo do xp por causa dos esticanços :x2: e lembras-te que tens uma coisa importante na partição do xp e se estiver em raid 0 é mais uma desgraça para a ir buscar.. depois há os sacanços e os ripanços das ultimas novidades que nunca te deixam o pc folgado para correr o desgraçado do jogo em condições.. e por fim fartas-te e dizes.. porra para isto!, podia ter uma consola onde apenas tinha que carregar no power e sentar-me no sofá para mandar umas aceleradelas ou andar ao tiros e tenho que levar com isto :x2: .. Por fim lá compras a desgraçada da consola que tantas vezes questionas-te a sua existência.. afeiçoas-te a um dos jogos exclusivos e depois vês-te como que obrigado a comprar a sucessora para continuar a jogar as continuações do mesmo, com a justificação de que o jogo até é porreiro e que metes-te a jogar em 3 tempos.. carregas no power, metes o jogo na drive e sentas-te no sofá (até pode ser em apenas num tempo se já tiveres o jogo na drive e se te apetecer ficar em pé :D ).

Por fim.. tanto jogo em consolas como no pc, depende é dos jogos.. (mas na consola não dá tanto trabalho)

[edit]
    Tive que editar isto por causa dos erros :lol: ...

15. blastarr

blastarr Power Member

É a diferença entre conduzir e ser conduzido.
    Há desvantagens em ambos.

16. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Sinceramente o que interessa vai ser o resultado final das consolas, as demos ( que n foram pre-renderizadas) impressionaram pela positiva, e acredito q qnd estas consolas sairem para o mercado, n vai haver equivalente no mundo dos pc's, tal como smp acontece cada vez q sai uma geraçao nova de consolas, pelo simples facto de serem dedicadas aos jogos, ainda por cima com o suporte de resoluçoes HD, já n há desculpa para o mundo dos pc's.

17. Fric

Fric Power Member

Para quem nao tem tempo de instalar um jogo e muitas vezes actualizar o pc com updates de drivers directx e ate mesmo aos proprios jogos, uma consola compensa sem duvida.

Eu sempre fui apologista do pc mas infelizmente o tempo comeca a desaparecer e tempo para estas coisas ja nao e' mt. Por isso mm decidi q a partir de agora passarei a comprar consolas em vez de andar a fazer updates ao pc.

Vai comecar ja pela PSP e talvez mais tarde pela PS3.

Fiquem bem

18. Horus-Anhur

Sobre a XBOX, que era superior á PS3:

"The combination of GPU and CPU limitations made 30 fps a frame rate target for many games, while simpler titles were able to run at 60 fps. Split screen play on Halo would even stutter below 30 fps depending on what was happening on screen, and that was just a first-generation title. More experience with the Xbox brought creative solutions to the limitations of the console, but clearly most game developers had a wish list of things they would have liked to have seen in the Xbox successor. Similar complaints were levied against the PlayStation 2, but in some cases they were more extreme (e.g. its 4MB frame buffer). " Anand Lal Shimpi.

19. blastarr

blastarr Power Member

E a qualidade de imagem nessas resoluções (com AA, AF, etc) é já de nível superior num pc actual.

20. kidloco

kidloco Power Member

Consolas sao pra jogar, nao é pra substituirem os pcs... Iam lá mesmo meter G5's, yeah right.

Eu sou adepto fervoso das consolas, por tudo o de bom que trazem a uma familia :p Computadores é pra trabalhar e para internet :)

Partilhar esta Página