Cell e Xenon : Baixo desempenho

NeoToPower disse:
Epá.... SE os cpus da PS3 e X60 são assim tão fracos pk é que ambos optaram por desenvolver as suas própias soluções, gastando milhões, e ñ optaram por soluções ditas n x's mais potentes e já disponiveis? Nã me digam que eles são uma cambada de burros e ppl tipo anando é são os génios da casa...... tsss, tssss..... eles precisavam de potencia especifica e desnvolveram potencia especifica, que importa que os cpus sejam uma bosta noutras areas? desde que sejam bons e melhores que os outros naquilo que fazem.. who cares?
Basta seguir a simples lógica da batata:
PS2 = EE + 2 vectores (300mhz) = GT4 @ 1920x1080 I @ 60 fs
logo
PS3 = CELL (SPE + 7 vectores) ( 3,2ghz) + RSX = ................................................................................................... a 1920x1080 P @ 30/60 + fsaa e af a um nivel elevado

e

Xbox = cel 733mhz + gf3 = Ninja gaiden and so on 640x480 @ 60 fps + fsaa e af
logo
Xbox 360 = Costum PPC 3 cores 3ghz + Xenon = ........................................................................................... 1920x1080 I @ 30/60 fps + fsaa e af a um nivel elevado.


É que cinceramente.... acho que os pcs vão demorar 2 anos no minimo a apanhar as consolas em nivel grafico ( resolução + frame rate + complexidade grafica + fsaa + af ). Já na anterior geração assim foi e esta tudo leva a entender que vai pelo mesmo caminho.

bingo....

Depois deste post nem é preciso estarem praqui a inventar "dificuldades e obstaculos" onde eles nao existem....

É assim que funciona o mundo da informatica especifica. Aqui só ha X, não ha Y's e Se's
 
Raptor disse:
Não acredito.
Além disso, esses valores são ridiculamente elevados, por causa do nosso mercado.

Nos EUA tens (por exemplo):

Preço Médio de jogo PC: 39.99$ (33€)
Preço Médio de jogo de consola: 39.99$ (33€)

Não acredito que nos EUA os jogos sejam superiores a 40€ (49.99$)

Raptor, nem toda a gente mora nos EUA, e os 21% do IVA aínda não entraram em vigor...
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
err.... o PPE dá trabalho aos SPE's. Não atrofia sistema nenhum. É um maestro.

disse isto umas 3 vezes nesta thread ja.
É um maestro sem mãos a medir.
É um maestro que, quando tiver 6 ou 7 SPE's a PEDIR acesso à memória se vai atrofiar, e isso afecta a performance a toda a escala. Ou será os os SPE's vão continuar a trabalhar sem o pedido de DMA concluído? I think not :P
 
blastarr disse:
Um maestro extremamente simplificado, odiado pelos developers, segundo o que está no inquérito aos programadores dos jogos.

odiado pelos developers a este ponto da corrida..... se procurasses bem, ias encontrar a preciosa informação que os 3 algoritmos que distribuem trabalho aos SPE's (usando o PPC) só vai ser implementado na proxima versão dos DEV-KITS

... disto isto, bem... é o que é.
 
CrazyBomber disse:
É um maestro sem mãos a medir.
É um maestro que, quando tiver 6 ou 7 SPE's a PEDIR acesso à memória se vai atrofiar, e isso afecta a performance a toda a escala. Ou será os os SPE's vão continuar a trabalhar sem o pedido de DMA concluído? I think not :P

vai ler... ha dezenas de artigos que explicam isso.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
err.... o PPE dá trabalho aos SPE's. Não atrofia sistema nenhum. É um maestro.

disse isto umas 3 vezes nesta thread ja.


Então não leste o artigo.

The other point that has been made is that even if you can offload some of the physics calculations to the SPE array, the Cell’s PPE ends up being a pretty big bottleneck thanks to its overall lackluster performance. It’s akin to having an extremely fast GPU but without a fast CPU to pair it up with.
 
Vou lançar uma pergunta engraçada :). Deixa ver se alguem lhe pega.

Se os Cpu destas consolas são assim tão maus, porque é que vão aparecer soluções como a Ageia para PC? Se temos Cpu tão poderosos para jogos, para que é que é preciso uma solução destas? Porque é que os Devs anunciam suporte?

Se o Xcpu é um Celeron 1.4 em "real world performance" (gostava mesmo de saber como é que ele chegou a este numero) e pela opinião dele o Cell vai ser ainda pior, para que um PPU? Não faz sentido :D
 
Com os preços que o blastarr disse o que se fomenta é a pirataria, nada mais ... se os gajos descessem os preços dos jogos para 25/30€ mts mais iriam ser vendidos seguramente.

Mas jogos que gosto claro que compro, e digo-te, na me importei NADA de ter pago o que paguei (60 e poucos €) por exemplo pelo GT4.



Edit: 68 replies em cerca de 2h e 25mins ... not bad :P
 
OC, se esse algoritmo fizer jus ao mesmo hype que dava o Cell como um supercomputador num chip há uns meses, há-de ser uma bela ***ta.
Além disso, se há alguém que é perito em algoritmos e compiladores optimizados, é uma empresa de software como a MS, não a Sony (o compilador deles deu para fazer meia dúzia de jogos bons, no final dos 5 anos de vida da consola)...
 
Raptor disse:
Então não leste o artigo.

quem te disse que o PPC tem de fazer calculos que são dedicados aos SPE's? Sabes o que sao os SPE's?
a função do PPC nao é esmagar numeros.. é distribuir numeros. Só é bottleneck se o meterem a fazer o que não é suposto. obviamente

Tu leste mas nao leste com atenção lol :D
 
blastarr disse:
OC, se esse algoritmo fizer jus ao mesmo hype que dava o Cell como um supercomputador num chip há uns meses, há-de ser uma bela ***ta.
Além disso, se há alguém que é perito em algoritmos e compiladores optimizados, é uma empresa de software como a MS, não a Sony (o compilador deles deu para fazer meia dúzia de jogos bons, no final dos 5 anos de vida da consola)...

a toshiba ja mostrou um feito ás 3 pancadas a processar 48 SDTV's

ah, ups... a SOny tambem mostrou um na E3..

hype sem duvida...
E que tal pensar um bocadinho?

xiça.... hoje até ja tive que explicar uma coisa que nunca me passou pela cabeça num forum de informatica.
 
Blastarr ... mete o teu A64 a fazer decode dos 48 videos da demo da toshiba sff e ve se é a mesma coisa... NAO!!!


Custa mt entender k são cpu's para fins diferentes ???


Tu usas o mesmo cpu no teu pc que no teu router ???
 
Para um SPE ter acesso á memoria ele precisa de fazer um DMA request e ficar á espera, e pelo que os Devs dizem isto demora bastente. Como cada SPE tem pouca memoria, isto limita o numero de tasks que pode trabalhar.

Já agora, lembro que estamos a falar de consolas, que servem paar jogar e ocasionalmente ver um filme. E, eu pelo menos, apenas consigo ver um filme de cada vez. Por isso, essa cena fazer o decode de varios videos não interessa para nada. Apenas interessa o desempenho nos jogos.
 
Última edição:
CrazyBomber disse:
Leste o artigo? Lê lá bem que o gajo diz (ou especula) alguns desses motivos.
Quanto ao nivel gráfico, se comprares uma 7800GTX já podes ter todo o potêncial da PS3 no teu pc. Qual é a espiga?
Pela altura que a XBOX360 e a PS3 sairem já aí anda a próxima geração...


Agora é que te queimaste todo.

É que a mm placa na PS3 iria tirar mto mais rendimento do que essa mm placa no PC, ou achas tu que os programadores para PC vão fazer jogos para um PC especifico?!!!

È CLARO QUE NÃO!!!!!!


Nenhum programador para PC sabe que hardware tu tens em tua casa, mas para as consolas, eles sabem exctamente qual é o hardware e tiram o partido maximo dele.

Explica-me lá, como é que a XBOX que tem um celeron a 733Mghz e uma Gforce3 faz um Far Cry Instincts? Explica-me lá!!!

Pega num PC, Mete-lhe um Celeron 733Mghz, uma Gforce3 e 256 de Ram, e tenta correr o Jogo, quero ver como é que o vais correr...

Os anti-consolas estão todos mto contentes, mas eu com apenas 350€ que dou por uma PS3, vou ver graficos melhores do que em kualker PC após 3 anos após sair a consola, e depois vamos tar aqui para falar. É obvio que eu vou continuar com o meu PC, e vou jogar tb jogos neles, e vou fazer montes de coisas que n faço na minha Playstation, tal como Programar, mas podem ter a certeza, em jogos, vai demorar mto tempo a ultrupassar a PS3 e Xbox360.
 
Nemesis11 disse:
Vou lançar uma pergunta engraçada :). Deixa ver se alguem lhe pega.

Se os Cpu destas consolas são assim tão maus, porque é que vão aparecer soluções como a Ageia para PC? Se temos Cpu tão poderosos para jogos, para que é que é preciso uma solução destas? Porque é que os Devs anunciam suporte?

Se o Xcpu é um Celeron 1.4 em "real world performance" (gostava mesmo de saber como é que ele chegou a este numero) e pela opinião dele o Cell vai ser ainda pior, para que um PPU? Não faz sentido :D

ninguem pensa nisso pois é necessrio uma mente abstracta, que segundo aprendi, só se adquire aos 15 anos...
ups..alguns aqui ja sao bem mais velhos.... deve ser o EGO a interferir lol
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
correr aplicações NOVAS!

Aqui nao ha legacy pra ninguem... é tudo novo e feito para correr só jogos...

"É tudo novo..."

Axo que nao é preciso dizer mais nada, para justificar as conclusoes do Anandtech.

Acho que há pessoas que devem pensar que os algoritmos caem do ceu a todos os prgramadores, desde a editora mais insigificante até á gigante Electronic Arts. E que esses mesmos algoritmos serao facilimos de implementar e vao logo pôr as maquinas a bulir a 100% e logo a partir do 1º dia de lançamento....

Eu sei muito bem o que é programaçao e algoritmos e as dores de cabeça adjacentes..... nao é qualquer grupo de ciganos que poem um Farcry ou HL2 a bulir daquela maneira numa arquitectura ja com anos e anos. Imaginemos entao em hardware completamente novo e sem experiencia nenhuma.......
Ainda por cima ja andam a dizer maravilhas do Unreal3 na PS3 quando ainda tamos tao longe do seu lançamento.... lol
 
OC, mas desde quando é que é preciso um compilador para descodificar vídeo ?
Experimenta correr uma aplicação não paralelizável num Cell.

Hoje em dia já se faz o off-loading do vídeo para as GPU's, é esse o rumo dos PC's.
Off-loading de som (como na X-Fi), da física (AGEIA), dos gráficos e vídeo (GPU's).
 
Última edição:
Winjer disse:
Para um SPE ter acesso á memoria ele precisa de fazer um DMA request e ficar á espera, e pelo que os Devs dizem isto demora bastente. Como cada SPE tem pouca memoria, isto limita o numero de tasks que pode trabalhar.

ah sim... Vai ler... ainda nao chegaste la.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
quem te disse que o PPC tem de fazer calculos que são dedicados aos SPE's? Sabes o que sao os SPE's?
a função do PPC nao é esmagar numeros.. é distribuir numeros. Só é bottleneck se o meterem a fazer o que não é suposto. obviamente

Tu leste mas nao leste com atenção lol :D
Ai ai ai, jovem!
Olha lá, o PPE tem de ir buscar coisas à memória para distibuir pelos SPE's, certo?
Então o que é que acontece quando 5 SPE's fizerem um pedido de DMA ao mesmo tempo? Há de haver um que vai ficar em último, e vai ficar esse tempo todo sem fazer NADA.
Esse é o bottleneck! A fila vai crescendo, os SPE's vão ficando à espera, até que às tantas já há uma fila de 4 ou 5 SPE's sem fazer nada, à espera que o PPE despache o seu pedido...
 
Back
Topo