CELL numa placa PC "discrete"

de todas as analogias que já vi esta é sem duvida a mais comica! e sim tens toda a razão ;)

mas acho que actualmente o Cell só vai ter duas aplicações... calculos cientificos e Super-computadores da IBM.


E o GPU general purpose processing ainda é um caminho que tem muito para desbravar eheh

E Servidores?

Supõe que tens um menino destes a correr 20 Servidores de Call of Duty 2 ou Mesmo de Source: (São ambos uma consola que apenas requerem um 900mhz cada)

-Tendo em conta que Custa 7000€ então o teu saldo inicial fica -7000€.

-Agora vais a um sitio tipo cabovisão e pedes uma linha dedicada para aguentares os 20 servidores.

-2 Dias no MSN e no Xfire a alugar 1.5€ por slot (leia-se barato=2.5€ por slot) e arranjas ao fim de uma semana compradores para 320 Slots (1 Server tem em media 16 slots).

Por mês ficas com 240€ para pagar o Cell (480€- 240€ para net) e em 3 Anos pagas o Cell

- E como isso para o Cell não é nada, podes ainda gastar 40€ num disco de 120Gb e Criar 100 Caixas de Correio electrónico para todos os teus amigos por 5€ mês (tendo em conta que referi cabovisao tens largura de banda que chega e sobra)

Por mês ficas com ainda mais 500€ e reduzes o prazo de pagamento para 9 Meses. (se aumentares para 10 meses ficas com 40€ para ti por mês, o que te permite comprar mais um disco, de 120Gb o que te dá + 100 Caixas e aumentava o ganho em 500€ por mês, chegando para sobreviveres sem trabalhares).

Isto tendo em conta que o cell tem bom desempenho e que cada vez mais gente gostaria de ter os teus serviços e ao fim de 1 ano podias comprar outro Cell sem preocupação.

Ainda dizes que não vale a pena?

Abraços
 
Seguindo a teoria é possivel provar, agora na prática é questão de esperar por reviews...

Mas mesmo que só dê para metade chega ;)
 
E Servidores?

Supõe que tens um menino destes a correr 20 Servidores de Call of Duty 2 ou Mesmo de Source: (São ambos uma consola que apenas requerem um 900mhz cada)

-Tendo em conta que Custa 7000€ então o teu saldo inicial fica -7000€.

-Agora vais a um sitio tipo cabovisão e pedes uma linha dedicada para aguentares os 20 servidores.

-2 Dias no MSN e no Xfire a alugar 1.5€ por slot (leia-se barato=2.5€ por slot) e arranjas ao fim de uma semana compradores para 320 Slots (1 Server tem em media 16 slots).

Por mês ficas com 240€ para pagar o Cell (480€- 240€ para net) e em 3 Anos pagas o Cell

- E como isso para o Cell não é nada, podes ainda gastar 40€ num disco de 120Gb e Criar 100 Caixas de Correio electrónico para todos os teus amigos por 5€ mês (tendo em conta que referi cabovisao tens largura de banda que chega e sobra)

Por mês ficas com ainda mais 500€ e reduzes o prazo de pagamento para 9 Meses. (se aumentares para 10 meses ficas com 40€ para ti por mês, o que te permite comprar mais um disco, de 120Gb o que te dá + 100 Caixas e aumentava o ganho em 500€ por mês, chegando para sobreviveres sem trabalhares).

Isto tendo em conta que o cell tem bom desempenho e que cada vez mais gente gostaria de ter os teus serviços e ao fim de 1 ano podias comprar outro Cell sem preocupação.

Ainda dizes que não vale a pena?

Abraços

Eu nao sou nenhum especialista e muito menos sei o codigo fonte desses programas/bots.

As tuas contas estão todas certinhas, mas só falha numa coisa, se o Cell conseguir fazer isso tudo digo-te que qualquer processador de servidor (e nao precisa de ser quad-core) faz isso a metade do preço. Porquê?

Ora bem dessas aplicaçoes todas que disseste apenas os servidores de jogos usam um pouco de calculos virgula flutuante (leia-se os unicos que podem ser processados pelos SPE's) e mesmo assim não são na totalidade. Ou seja o resto tem de ser processado pelo PPE (que por sinal é uma versao capada do original), o que resulta num processador com uma pior perfomance que qualquer processador doméstico.

É claro que as coisas podem ser reescritas para trabalharem nos SPE's só que isso não é viável economicamente...

Digo desde já que nao me batam se tiver dito alguma asneira :P
 
contas de e-mails a 5 euros mês pros amigos ??

alguem paga conta de e-mail ????

Se tiveres uma empresa e kizeres mails no estilo geral@kursk_crash.pt numa ligação rápida, fiável, spam free e privada até se pagava, mas se fizeres 5€ semestralmente tmb dá, pk em cada 100 contas ganhas 500€ e podes comprar um disco de 120GB pa ter mais 100 contas no mes seguinte e receberes outros 500€ e comprares outro,.... por ai em diante

Eu nao sou nenhum especialista e muito menos sei o codigo fonte desses programas/bots.

As tuas contas estão todas certinhas, mas só falha numa coisa, se o Cell conseguir fazer isso tudo digo-te que qualquer processador de servidor (e nao precisa de ser quad-core) faz isso a metade do preço. Porquê?

Ora bem dessas aplicaçoes todas que disseste apenas os servidores de jogos usam um pouco de calculos virgula flutuante (leia-se os unicos que podem ser processados pelos SPE's) e mesmo assim não são na totalidade. Ou seja o resto tem de ser processado pelo PPE (que por sinal é uma versao capada do original), o que resulta num processador com uma pior perfomance que qualquer processador doméstico.

É claro que as coisas podem ser reescritas para trabalharem nos SPE's só que isso não é viável economicamente...

Digo desde já que nao me batam se tiver dito alguma asneira :P

Repara que estou a fazer as contas pelo minimo, utilizando 10% do Cell (ou menos) para começar devagar, e depois fazeres uma evolução seguida sem teres de fazer upgrades ou comprar novas máquinas.
 
Última edição:
Se tiveres uma empresa e kizeres mails no estilo geral@kursk_crash.pt numa ligação rápida, fiável, spam free e privada até se pagava, mas se fizeres 5€ semestralmente tmb dá, pk em cada 100 contas ganhas 500€ e podes comprar um disco de 120GB pa ter mais 100 contas no mes seguinte e receberes outros 500€ e comprares outro,.... por ai em diante



Repara que estou a fazer as contas pelo minimo, utilizando 10% do Cell (ou menos) para começar devagar, e depois fazeres uma evolução seguida sem teres de fazer upgrades ou comprar novas máquinas.

10%? Como calculaste isso?

Lembra-te que o Cell em calculos de inteiros (MIPS) é fraco, e praticamente tudo o que tu disseste ali "usa" MIPS e nao FLOPS
 
10%? Como calculaste isso?

Lembra-te que o Cell em calculos de inteiros (MIPS) é fraco, e praticamente tudo o que tu disseste ali "usa" MIPS e nao FLOPS

Não fiz as contas em MIPS pois não sei quantos MIPS um server de CS ou COD utilizaria, mas comparei com outros CPUs e cheguei a esta conclusão.

Na lanparty que organizei, um P4 3.0 478 correu 4 Servers de CoD2 em simultaneo para torneios, sem problemas, e um P4 só tem 3.0 tem 9726 MIPS.

O Cell para PC, está a ser especulado para sair com 2 Cores e, tendo em conta que cada core tem 21800 MIPS prefaz um total de 43600 MIPs (isto assim pro alto dá 5 (ficam uns 1000MIPS a mais, mas o P4 não estava lento, nem a queixar-se, estava a correr à vontadinha e até utilizámos um cliente de COD2 nesse PC para Arbitrar um dos 4 servers))

O que quer dizer que, se o PC não deu nenhum sinal de fraqueza durante as 5 horas a que foi sobreposto, um CELL que é 4 vezes melhor nem pestanejava com 20 Servers, visto os servidores terem configs próprias e o próprio SO ser optimizado para o cell.

Os servidores de correio são basicamente uma questão de linha e Throughtput (penso que se escreve assim) do equipamento de rede... Não esquecer que o Cell é um suplemente ao CPU de origem que, se suporta PCI-E tem de ser no minimo um Sempron 2.8 que tem por volta de 8400MIPS.

10% é o uso do Cell a correr os servers normalmente, visto que o uso máximo de uma consola só se dá quando esta descompacta e processa os 4MB de cada mapa e os carrega para a memória e etc...
 
nao me posso pronunciar sobre esses numeros porque só encontrei um lugar onde dizia a performance MIPS do Cell (que foi onde tu viste). Mas acho estranho um core do Cell ter tanto MIPS tendo em conta que é uma versao capada de um PPC... Se esses forem os valores reais assim concordo contigo.

Mas tenho as minhas dúvidas que sejam assim tão altos.
 
nao me posso pronunciar sobre esses numeros porque só encontrei um lugar onde dizia a performance MIPS do Cell (que foi onde tu viste). Mas acho estranho um core do Cell ter tanto MIPS tendo em conta que é uma versao capada de um PPC... Se esses forem os valores reais assim concordo contigo.

Mas tenho as minhas dúvidas que sejam assim tão altos.

Se fossem pa ser baixos teriam posto Opterons na PS3 xD.

O Cell, tal como o CPU da PS2 foi feito para que os Home PCs apenas cheguem aos calcanhares dele daqui a 5 anos, dai não haver surpresas

Abraços
 
Se fossem pa ser baixos teriam posto Opterons na PS3 xD.

O Cell, tal como o CPU da PS2 foi feito para que os Home PCs apenas cheguem aos calcanhares dele daqui a 5 anos, dai não haver surpresas

Abraços

Nao... é diferente, a PS3 era suposto ter 2 Cells, a sony pensou que ele dava conta do recado sem GPU só que chegou a conclusao que um GPU tem o dobro da perfomance em GFLOP's do Cell. Entao toca a meter um GPU e só um Cell.

Agora acredito que ele tenha alguma perfomance em MIPS, mas daí aos programadores queixarem-se de ter pouco espaço de manobra para a programaçao de AI e afins, e aperece-me esse número à frente... fico :o

Nem sei para é que eles se queixam entao (supondo que isso é verdade) temos um duplo-core com perfomance de quad-core em MIPS e 2 SPE's já têm uma perfomance consideravel em GFLOP.
 
Pah os gajos se calhar estavam à espera de uma ps3 com 4 cores como chegou a ser especulado e agora taum a fazer birrinha =\

De qualquer maneira, um Cell para PC vem poupar muitos clusters a muita gente.

Se funcionar bem com 2 em simultaneo então... ui ui
 
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