Cell Rendering Graphics - Video

Ansatsu

Power Member
uch has been said about Cell?s presumed inability to texture map well. Given the small (256KB) local stores and DMA memory access, the SPEs were relegated by many to only handle nice streaming geometry type workloads. This seemed like an issue ripe for a little prototyping.

First, colleague Mark Nutter, implemented a software cache abstraction layer for the SPE giving us the ability to both hide the complexity of DMAs and benefit from transparent data reuse. Next, given the lessons learned from this paper, we tiled our textures, optimized our access patterns, and implemented several cache replacement policies. We then rewrote the shader in the Quaternion Julia Set Raytracer to add five cubemap texture lookup passes - 3 refraction lookups, a reflection lookup, plus a background lookup. These five texture lookups were then blended together with a fresnel calculation and modulated with the base lighting computation to form the final sample color.

The results were very pleasing.

We found that even with small 4-way set associative software cache sizes (8 KB), miss rates for this renderer were a low 7% and hit access times were only 12 SPE cycles.

Using only seven 3.2 GHz SPEs we were able to raytrace 15 frames per second with a frame resolution of 1024×1024. The texture buffer held a cubemap with 1024×1024x16 bit texel faces resulting in a 12.5 MB texture buffer in XDR system memory. The performance penalty for using the five pass texture shader vs the lighting only shader was just 13%.

Our miss handler was implemented as a blocking function and we still have ideas pending to further reduce the 12 cycle software cache hit access time so we believe the 13% performance gap between the two shaders will continue to close.


Video: http://www.gametomorrow.com/minor/barry/julia.mov +/- 16Megas

Source: http://gametomorrow.com/blog/index.php/2006/03/24/cell-cant-texture/

Mto fixe o Video
 
Não consigo ver o video.. recebo esta mensagem no quicktime:
quicktime7rn.jpg


-------
edit

ja consegui ver, era preciso o Quicktime 7
 
Última edição:
Está giro video, é sempre bom saber que o Cell faz Raytracing em realtime, coisa que nem se podia pensar à uns anos atrás que era possivel apenas com o cpu. Mas claro para implementação nos jogos é completamente descabido pensar nesta solução, existem maneiras mais faceis, com mto menos impacto na performance e cujo efeito é tão bom como o raytracing.
 
opá.. eles até ao finakl do ano não podem mudar quase nada..porque:

o fabrico deve arrancar agora no verão.. e se entretanto mudarem alguma coisa t~em de mudar a concepção e as linhas de montagem... portanto, apesar de estarmos ainda longe do inverno, essas questões ficam decididas muito antes...

agora.. eles já sabem o que vão tirar ou por á muito tempo.. apenas andam a enganar..porqure eles (aka sony) já resolveram retirar o "hub" da consola, várias portas rj45 e dual hdmi á muito tempo.. apenas andam a enganar o pessoal..
 
Punkas disse:
Está giro video, é sempre bom saber que o Cell faz Raytracing em realtime, coisa que nem se podia pensar à uns anos atrás que era possivel apenas com o cpu. Mas claro para implementação nos jogos é completamente descabido pensar nesta solução, existem maneiras mais faceis, com mto menos impacto na performance e cujo efeito é tão bom como o raytracing.

Não se vão usar essa tecnica, mas olha um comentario que li da demo do warhank na GDC:

Warhawk featured Cell assisting RSX via ray-tracing
Thought I'd make this a seperate topic for all the ray-trace fanatics on the forum, but analysis of the actual audio feed of the conference has shown that in fact the Cell was assisting with the graphics in the Warhawk demo. Specifically, the volumetric clouds were being created real-time by software ray-tracing running on one of the SPE's.

Pretty exciting to see a use like this so early in the gen
 
Kursk_crash disse:
opá.. eles até ao finakl do ano não podem mudar quase nada..porque:

o fabrico deve arrancar agora no verão.. e se entretanto mudarem alguma coisa t~em de mudar a concepção e as linhas de montagem... portanto, apesar de estarmos ainda longe do inverno, essas questões ficam decididas muito antes...

agora.. eles já sabem o que vão tirar ou por á muito tempo.. apenas andam a enganar..porqure eles (aka sony) já resolveram retirar o "hub" da consola, várias portas rj45 e dual hdmi á muito tempo.. apenas andam a enganar o pessoal..

eles podem n tirar mas podem tornar melhor ... isto é melhorar o fabrico de certos componentes (como reduzir o tamanho do RSX por exemplo) ou tornar os SPE mais eficazes com alguns melhoramentos tal qual um stepping de CPU... todavia a consola é a mesma e a parte de fora é exactmente a mesma apenas se nota quando se mete uma consola lado a lado com uma versão mais antiga!

Supostamente o suporte ao 1080p tb foi ás urtigas e ninguem comenta isso ... à espera é tabu...
 
32

sim..

mas eu também acredio que seja FUNDAMENTAL optimizar quer em software, quer em hardware o cell os spp e o rsx.. é fundamentall

agora, e dizes bem, o tal 1080p foi ás urtigas, o dual hdmi também,
várias portas rj45 que inicialmente apareçiam na consola também fora,
o facto de a consola servir de hub.. e mais umas coisitas

epá..tem de ser.. baixar custos.. isto é uma consola.. não um pc nem media station a full vapor..

já várias pessoas disseram que o tal aclamado 1080p era virtaulemtne impossível com frame rates aceitáveis.. a não ser que se corte em algum lado..tipo g´raficos.

o que eu estou a tentar dizer é.
o que a sony tiver que mudar, te-lo-á que fazer até ao verão.. porque depois arranca a produção e até ao inverno não se muda nada..

anão ser questões de pacotes promocioanais, mais nada.
 
Kursk_crash disse:
sim..

mas eu também acredio que seja FUNDAMENTAL optimizar quer em software, quer em hardware o cell os spp e o rsx.. é fundamentall

agora, e dizes bem, o tal 1080p foi ás urtigas, o dual hdmi também,
várias portas rj45 que inicialmente apareçiam na consola também fora,
o facto de a consola servir de hub.. e mais umas coisitas

epá..tem de ser.. baixar custos.. isto é uma consola.. não um pc nem media station a full vapor..

já várias pessoas disseram que o tal aclamado 1080p era virtaulemtne impossível com frame rates aceitáveis.. a não ser que se corte em algum lado..tipo g´raficos.

o que eu estou a tentar dizer é.
o que a sony tiver que mudar, te-lo-á que fazer até ao verão.. porque depois arranca a produção e até ao inverno não se muda nada..

anão ser questões de pacotes promocioanais, mais nada.

Mas tu já viste uma nova informação oficial, ou mesmo imagens da consola onde tenham sido retiradas essas características iniciais ? Onde ?

1080p é útil para algo mais do que jogos, e ter um leitor de filmes em Blu-ray sem esse modo de resolução de vídeo não faz qualquer sentido, logo é quase impossível.
Durante a produção não se muda nada ?
A PS2 não sofreu inúmeras revisões, onde se retiraram até features como o slot para disco rígido, ou a ficha Firewire/IEEE 1394, ou se adicionou uma ficha Ethernet (PS2 Slim) ?
 
Ainda tou á espera que me dêm um link oficial onde a Sony diz que retirou o 1080p. É que inventar, eu tb sei se quiser.

A cena do Hub, nunca lá teve, por isso nunca pdoe ser reterado, e isso foi mais que discutido já. Os biased microsoft é que para terem algo para criticar vieram com essa.
 
Kursk_crash...

estás a esquecer-te das manobras de marketing como "comprar" users em foruns para espalhar a "boa nova" e chamar biased e "rapaz" aos outros...

Blastarr...

Os filmes blu-ray tb podem usar o modo 720p por exemplo! portanto não é impossível!

Ansatsu ...

uma coisa são specs outras são rumores e como tal até agora ninguem pôde confirmar se quer as specs da PS3 quanto mais se realmente vão ter o modo 1080p ... uma coisa é querer ter essa resolução outra coisa é poder ter essa resolução aplicada a algo mais que filmes o que eu deveras duvido que aconteça... mas pronto leva lá a bicicleta que eu fico com a campaínha para fazer trimm trimm
 
qwe

a ps2 sofreu alteração claro, mas isso é depois al longo da vida da consola.. á revisões do hardware..

tou a falar a escassos meses de iniciarem a full production..

e não é nenhum rumor.. não encontro link pra isso, mas posso-te adiantar que exuistem fotos iniciais, onde a ps3 apresenta 4 usb's e rj45 e que actualmente irá ficar com 2 portas apenas e uma rj45

quanto ao 1080p..é rumor... mas é um rumor vindo de developers que trabalham já com os dev.kits e acham é esticar demais as maravilhas para ter boas frame rates.

Eu não receço nada, de ninguem..não sou biased.. apenas leio as news.. pela web.. nada mais do que isso

o cell também ia ter mais cores e tal e já cortaram 1 pareçe ??!! não posso confrmar isso..
 
Morpheus disse:
Kursk_crash...

estás a esquecer-te das manobras de marketing como "comprar" users em foruns para espalhar a "boa nova" e chamar biased e "rapaz" aos outros...

Blastarr...

Os filmes blu-ray tb podem usar o modo 720p por exemplo! portanto não é impossível!

Ansatsu ...

uma coisa são specs outras são rumores e como tal até agora ninguem pôde confirmar se quer as specs da PS3 quanto mais se realmente vão ter o modo 1080p ... uma coisa é querer ter essa resolução outra coisa é poder ter essa resolução aplicada a algo mais que filmes o que eu deveras duvido que aconteça... mas pronto leva lá a bicicleta que eu fico com a campaínha para fazer trimm trimm

Eu também posso ver filmes/vídeos a 1920 x 1080 no meu monitor, apesar de ter menos resolução.
Chama-se a isso "downsampling".
Se o teu vídeo é 1080p e estás a vê-lo num ecrã que só suporta 720p, estás a perder pelo menos parte significativa do detalhe da imagem.

Tenta jogar com uma Xbox 360 num ecrã HD, e depois liga-a a uma tv convencional.
Perdes imensa qualidade de imagem, resolução, detalhe, etc.
----------------------------




Kursk, não se perdeu nenhum core, o que se passa é que está previsto desde o início que um dos 8 SPE's fica inactivo, para aumentar os yeld's de produção.
Assim, se um deles ficar danificado, aínda é possível utilizar o resto do chip (que, na realidade, é apenas 1 core com 1 PPE e 7 SPE's, um multicore CELL consiste em ligar todo este conjunto a um idêntico, pois não funcionam de outra maneira, é o mesmo que ter de duplicar as unidades FP/SSE/SSE2/3 de um Pentium 4 para um dual-core, sem essa duplicação não é possível chamar-se dual-core, é uma parte crítica do chip).

É o que acontece com a 7800 GS e 7800 GT.
O chip tem exactamente os mesmos componentes da 7800 GTX/GTX 512, apenas alguns desses componentes (desde que não seja uma parte crítica do chip, como o controlador de memória) estão desactivados por causa deste ou daquele defeito de fabrico.
Desta forma é possível vender a preço mais baixo com outro nome, e aínda fazer algum dinheiro com um chip que, noutra situação, se perderia por completo, ía para o lixo simplesmente.
 
Última edição:
blastarr disse:
Eu também posso ver filmes/vídeos a 1920 x 1080 no meu monitor, apesar de ter menos resolução.
Chama-se a isso "downsampling".
Se o teu vídeo é 1080p e estás a vê-lo num ecrã que só suporta 720p, estás a perder pelo menos parte significativa do detalhe da imagem.

Tenta jogar com uma Xbox 360 num ecrã HD, e depois liga-a a uma tv convencional.
Perdes imensa qualidade de imagem, resolução, detalhe, etc.

Isso chama-se oversampling e não downsampling. Não podes comparar a resolução no caso de um jogo contra a resolução no caso de um video. No caso de um jogo é downsampling, mas no video é oversampling, tu ainda na outra thread me criticaste por ter metido uma imagem do king kong da X360 a 720p encolhido (pq supostamente aumenta o detalhe da imagem, devido ao oversampling), o mesmo se passa com um video. Mais uma vez repito, não podes comparar a resolução de um video com a resolução de um jogo.
 
Punkas disse:
Isso chama-se oversampling e não downsampling. Não podes comparar a resolução no caso de um jogo contra a resolução no caso de um video. No caso de um jogo é downsampling, mas no video é oversampling, tu ainda na outra thread me criticaste por ter metido uma imagem do king kong da X360 a 720p encolhido (pq supostamente aumenta o detalhe da imagem, devido ao oversampling), o mesmo se passa com um video. Mais uma vez repito, não podes comparar a resolução de um video com a resolução de um jogo.

Se forem ambos de scan progressivo posso.
 
Não, não podes....

Pq ao passares uma X360 de uma TV HD para uma TV convencional estás a baixar a resolução da imagem do jogo, ao veres um video 1080p num monitor que só mostra 720p, os 1080p estão sempre lá na resolução do video, apenas faz oversampling para os 720p.
 
Punkas disse:
Não, não podes....

Pq ao passares uma X360 de uma TV HD para uma TV convencional estás a baixar a resolução da imagem do jogo, ao veres um video 1080p num monitor que só mostra 720p, os 1080p estão sempre lá na resolução do video, apenas faz oversampling para os 720p.

Sim, isso eu sei, mas discutíamos o nível de detalhe, não a resolução da fonte original (que nem é visível nesses casos).
Mas então estamos a falar de HDTV's/monitores de PC em resoluções progressivas, ou de tv's convencionais com sinal entrelaçado ?

Que o chip WebTV da X360 tem de suportar resoluções inferiores, já se sabe há muito.
Que o rendering interno é sempre feito a 720p, já se sabe há muito.
Que o modo 2xAA é obrigatório, já se sabe há muito (mesmo que certas coisas fiquem na mesma com aliasing visível, se um jogo não suportar especificamente features como alpha channel AA, modos superiores de AA em relação ao nativo, etc).
 
Última edição:
Ainda é muito cedo para o formato 1080p em video, em jogos nem se fala.

Os preços das HDTV com suporte de 1080p nativo ainda são proibitivos e e os filmes Blu-Ray que sairem de inicio serão conversões de 1080i para 1080p sem sequer usarem o suporte do filme original.

Além do mais há maneira de tranformar 1080i em 1080p em real time com um HTPC.

Tenho aqui o Die Another Day em 1080p WMV e posso dizer que não vejo diferença com outros filmes que tenho em 720p e 1080i, é claro, a minha LCD-TV têm uma resolução de 1366x768.
 
Back
Topo