Cenas práticas...

Rui Marto

Power Member
Criei este tópico para que todos possam partilhar "cenas práticas" que adoptam quando vão fotografar. Entenda-se por cenas práticas, formas de arrumar o material, disposição enquanto se fotografa, acessórios menos comuns, etc... Aquilo que acharem útil.

Por exemplo, uma cena que costumo fazer é andar sempre com aquelas bolsas da Sandisk pendurada na correia da máquina. Assim tenho 3 cartões sempre acessíveis (dois na bolsa, um na máquina). Em coisas em que sei que vou "torrar" pilhas, meto outra com 4 pilhas no lado oposto da correia.
Assim não preciso do colete, nem de andar com mala às costas. :) Depois posto pic.
 
Boa dica....eu como gosto de fotojornalismo e de fotografar o "povo" tenho um apito!! na mochila,já fez jeito ..... 1º se tiveres numa zona manhosa e suspeita se vires q corres perigo apitas e chamas a atenção de pessoal e o infractor despersa... já me deu jeito uma vez na lota,o peixe a chegar e queria q ficasses a olhar p mim,apitei e o pessoal tudo olhou sem estar a fazer posses....tb já aconteceu o mesmo numa fábrica e na Lisnave.
Tb ando com um saco de plástico sempre atrás,se tiver de colocar me de joelhos e o chão estar sujo ou molhado.....,etc.tenho mais dicas mas fica p depois :001:
 
Tento não me esquecer de levar a compacta para a patroa. Assim ela sempre tem também com que se ocupar, enquanto estou "meia-hora" a mexer na DSLR nalgum sítio! :D
 
Uma coisa que faço *sempre* (porque já tive azar com isso) é no fim de tirar umas fotos, quando se faz uma revisão (quando sobra um tempo) bloqueio sempre aquelas fotos que sei que vão memso ser boas. Já não era a primeira vez que depois ia apagar fotos que eram as que se aproveitavam melhor. Claro que quem só olhar para as fotos ao chegar a casa isto não se aplica muito, mas ao estarem bloqueadas mesmo no computador não as podem apagar ...

Quando vou com a ideia de fotografia macro levo as calças mais velhas e rotas que tenho, porque sei que vou andar de joelhos no chão -.-'
 
tenho 3 cartoes de memoria e uso-os em rotacao. depois de uma sessao fotografica chego a casa e descarrego o cartao (a) atraves de um leitor para o PC. depois pego no cartao e troco-o com o mais antigo (b). e so no inicio da proxima sessao e k formato o cartao (b).

desta forma caso apague acidentalmente uma foto do PC, tenho backup ainda no cartao de memoria (a) [ate fazer a rotacao]. geralmente faco uma primeira revisao mt rapida de todas as fotos e apago as que ficaram blured, disparos acidentais, etc, so depois disso e k entram no workflow propriamente dito onde sao processadas e replicadas para backup. por isso existe ali um periodo critico em k se apagar do PC e se nao tiver no cartao posso perder fotos.
 
a dica tipica é tirar tipo cem fotos num cartão, rodar de cartao, mais cem fotos, rodar de novo.
porque? porque se perderem um cartão, não perdem todas as fotos daquela sessão/evento/actividade/whatever; perdem apenas algumas.

(mas eu nao faço isso, sou demasiado preguiçoso. é até ao dia...)

edit: nervermind, o warlord já o tinha dito.. lol
 
a dica tipica é tirar tipo cem fotos num cartão, rodar de cartao, mais cem fotos, rodar de novo.
porque? porque se perderem um cartão, não perdem todas as fotos daquela sessão/evento/actividade/whatever; perdem apenas algumas.

(mas eu nao faço isso, sou demasiado preguiçoso. é até ao dia...)

edit: nervermind, o warlord já o tinha dito.. lol

Isso comigo não dá, o cartão que uso é de 8Gb ou seja dá para muitas fotos mesmo que esteja a tirar em raw.
 
a dica tipica é tirar tipo cem fotos num cartão, rodar de cartao, mais cem fotos, rodar de novo.
porque? porque se perderem um cartão, não perdem todas as fotos daquela sessão/evento/actividade/whatever; perdem apenas algumas.

(mas eu nao faço isso, sou demasiado preguiçoso. é até ao dia...)

E eu é que sou paranóico...

Mas já me aconteceu ir a um local apenas acessível por barco, onde praticamente não vai ninguém, começar a tirar fotos, aparece a única cobra mortal de São Tomé, a cobra preta, e a dado ponto o meu CF Sandisk de 4Gb diz que está cheio apenas com umas 50 fotos, a sorte é que tinha um de 2Gb como backup, senão era uma daquelas situações únicas na vida em que voltava apenas com 50 fotos.
 
Isso comigo não dá, o cartão que uso é de 8Gb ou seja dá para muitas fotos mesmo que esteja a tirar em raw.

não dá porque? quanto maior o cartão maior razão há para fazer isso! perder ~300 fotos (4gb raw) é diferente de perder ~600 fotos (8gb raw)

pentrite, não é questão de ser paranoico. shit happens não é verdade? mais vale não andar a facilitar.
mas é como eu disse, eu não pratico isso lol. dá demasiado trabalho.
 
Isso comigo não dá, o cartão que uso é de 8Gb ou seja dá para muitas fotos mesmo que esteja a tirar em raw.

Acho que não percebeste, a ideia é ir distribuindo as fotos pelos cartões. Mesmo que só tenhas dois cartões as fotos ficam:

Cartão 1: 1-100, 201-300, ...
Cartão 2: 101-200, 301-400, ...
 
a dica tipica é tirar tipo cem fotos num cartão, rodar de cartao, mais cem fotos, rodar de novo.
porque? porque se perderem um cartão, não perdem todas as fotos daquela sessão/evento/actividade/whatever; perdem apenas algumas.

(mas eu nao faço isso, sou demasiado preguiçoso. é até ao dia...)

edit: nervermind, o warlord já o tinha dito.. lol
eu nao disse propriamente isso, por isso e uma dica valida :)

eu tb nao faco isso k descreves, geralmente so troco de cartao dps de encher ou seja a cada 200 fotos.
 
Isso comigo não dá, o cartão que uso é de 8Gb ou seja dá para muitas fotos mesmo que esteja a tirar em raw.

Por isso mesmo é que é preferível comprar dois cartões de 4Gb do que um de 8Gb, mesmo que saia um pouco mais caro.
Cartões maiores do que 4Gb só se justificam numa situação em que tenhamos que tirar mais de 250 fotos sem poder trocar de cartão, que é daquelas coisas que acontece uma vez na vida.

Dica: Comprar sempre cartões pequenos (=<4Gb) e rápidos q.b.
 
Em relacao aos cartoes na correia, ha correias que incluem esse compartimento. Acho que tanto a Lowepro como a Optech tem disso.

DICAS:
Quando chegares a casa e sacares os cartoes para ver no pc, colocar imediatamente um limpo na maquina. Maneira de evitar pegar numa maquina sem cartao :005:.

Levar a lente mais flexivel montada na maquina. Se algo aparecer num instante, tem melhores hipoteses de conseguir uma boa foto.
 
Essa dica faz-me lembrar ontem. Um passat espatifou-se no camião que seguia à minha frente e foi arrastado para dentro de um parque industrial (para onde seguia o camião), mas como devem calcular o tempo que demorei a puxar a mochila para o banco da frente e sacar da máquina, já não deu para apanhar nada. Já estava tudo "calmo e sereno".

Mas ando quase sempre com a máquina ligada, já em ISO400, F5.6 e em Av. São settings que servem para quase todas as situações (em termos de exposição).

Dica: Ao conduzir em Portugal, andar com a máquina em cima do tablier e um cabo disparador no volante. :D

PS: Não, não houve mortos.
 
Última edição:
Isso e boa ideia, se nao seguirem mais esta dica:

Checar que a maquina esta a funcionar/gravar correctamente no inicio de cada shoot.

No entanto e bastante pointless quando chegas ao sitio onde queres tirar fotos e apercebes-te que nao tens cartao... ai nao te adianta de nada...
 
Dica: Ao conduzir em Portugal, andar com a máquina em cima do tablier e um cabo disparador no volante. :D

PS: Não, não houve mortos.

Que maneira tão simpática de não dizeres que pegas numa máquina enquanto estás a conduzir :-)

ps: também o faço, se estiver "sozinho" na estrada, e a andar devagar

ps2: e sim, ando *sempre* com a máquina no banco do passageiro quando viajo (o que acontece mais vezes do que eu desejava). Gosto especialmente dos túneis :-)

ps3: sim, é ilegal ;)
 
Back
Topo