1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cenas práticas...

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Rui Marto, 14 de Maio de 2009. (Respostas: 77; Visualizações: 3836)

  1. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Criei este tópico para que todos possam partilhar "cenas práticas" que adoptam quando vão fotografar. Entenda-se por cenas práticas, formas de arrumar o material, disposição enquanto se fotografa, acessórios menos comuns, etc... Aquilo que acharem útil.

    Por exemplo, uma cena que costumo fazer é andar sempre com aquelas bolsas da Sandisk pendurada na correia da máquina. Assim tenho 3 cartões sempre acessíveis (dois na bolsa, um na máquina). Em coisas em que sei que vou "torrar" pilhas, meto outra com 4 pilhas no lado oposto da correia.
    Assim não preciso do colete, nem de andar com mala às costas. :) Depois posto pic.
     
  2. El Gordo

    El Gordo Power Member

    Boa dica....eu como gosto de fotojornalismo e de fotografar o "povo" tenho um apito!! na mochila,já fez jeito ..... 1º se tiveres numa zona manhosa e suspeita se vires q corres perigo apitas e chamas a atenção de pessoal e o infractor despersa... já me deu jeito uma vez na lota,o peixe a chegar e queria q ficasses a olhar p mim,apitei e o pessoal tudo olhou sem estar a fazer posses....tb já aconteceu o mesmo numa fábrica e na Lisnave.
    Tb ando com um saco de plástico sempre atrás,se tiver de colocar me de joelhos e o chão estar sujo ou molhado.....,etc.tenho mais dicas mas fica p depois :001:
     
  3. Almeida100

    Almeida100 What is folding?

    Tento não me esquecer de levar a compacta para a patroa. Assim ela sempre tem também com que se ocupar, enquanto estou "meia-hora" a mexer na DSLR nalgum sítio! :D
     
  4. El Gordo

    El Gordo Power Member

    Bem pensado.... :p
     
  5. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Uma coisa que faço *sempre* (porque já tive azar com isso) é no fim de tirar umas fotos, quando se faz uma revisão (quando sobra um tempo) bloqueio sempre aquelas fotos que sei que vão memso ser boas. Já não era a primeira vez que depois ia apagar fotos que eram as que se aproveitavam melhor. Claro que quem só olhar para as fotos ao chegar a casa isto não se aplica muito, mas ao estarem bloqueadas mesmo no computador não as podem apagar ...

    Quando vou com a ideia de fotografia macro levo as calças mais velhas e rotas que tenho, porque sei que vou andar de joelhos no chão -.-'
     
  6. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Boa ideia, mas nao havia ja uma seccao como esta?Tips e tal
     
  7. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    tenho 3 cartoes de memoria e uso-os em rotacao. depois de uma sessao fotografica chego a casa e descarrego o cartao (a) atraves de um leitor para o PC. depois pego no cartao e troco-o com o mais antigo (b). e so no inicio da proxima sessao e k formato o cartao (b).

    desta forma caso apague acidentalmente uma foto do PC, tenho backup ainda no cartao de memoria (a) [ate fazer a rotacao]. geralmente faco uma primeira revisao mt rapida de todas as fotos e apago as que ficaram blured, disparos acidentais, etc, so depois disso e k entram no workflow propriamente dito onde sao processadas e replicadas para backup. por isso existe ali um periodo critico em k se apagar do PC e se nao tiver no cartao posso perder fotos.
     
  8. kryo

    kryo Power Member

    a dica tipica é tirar tipo cem fotos num cartão, rodar de cartao, mais cem fotos, rodar de novo.
    porque? porque se perderem um cartão, não perdem todas as fotos daquela sessão/evento/actividade/whatever; perdem apenas algumas.

    (mas eu nao faço isso, sou demasiado preguiçoso. é até ao dia...)

    edit: nervermind, o warlord já o tinha dito.. lol
     
  9. speed200

    speed200 Power Member

    Isso comigo não dá, o cartão que uso é de 8Gb ou seja dá para muitas fotos mesmo que esteja a tirar em raw.
     
  10. Pentrite

    Pentrite Banido

    E eu é que sou paranóico...

    Mas já me aconteceu ir a um local apenas acessível por barco, onde praticamente não vai ninguém, começar a tirar fotos, aparece a única cobra mortal de São Tomé, a cobra preta, e a dado ponto o meu CF Sandisk de 4Gb diz que está cheio apenas com umas 50 fotos, a sorte é que tinha um de 2Gb como backup, senão era uma daquelas situações únicas na vida em que voltava apenas com 50 fotos.
     
  11. kryo

    kryo Power Member

    não dá porque? quanto maior o cartão maior razão há para fazer isso! perder ~300 fotos (4gb raw) é diferente de perder ~600 fotos (8gb raw)

    pentrite, não é questão de ser paranoico. shit happens não é verdade? mais vale não andar a facilitar.
    mas é como eu disse, eu não pratico isso lol. dá demasiado trabalho.
     
  12. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Acho que não percebeste, a ideia é ir distribuindo as fotos pelos cartões. Mesmo que só tenhas dois cartões as fotos ficam:

    Cartão 1: 1-100, 201-300, ...
    Cartão 2: 101-200, 301-400, ...
     
  13. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    eu nao disse propriamente isso, por isso e uma dica valida :)

    eu tb nao faco isso k descreves, geralmente so troco de cartao dps de encher ou seja a cada 200 fotos.
     
  14. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Por isso mesmo é que é preferível comprar dois cartões de 4Gb do que um de 8Gb, mesmo que saia um pouco mais caro.
    Cartões maiores do que 4Gb só se justificam numa situação em que tenhamos que tirar mais de 250 fotos sem poder trocar de cartão, que é daquelas coisas que acontece uma vez na vida.

    Dica: Comprar sempre cartões pequenos (=<4Gb) e rápidos q.b.
     
  15. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Em relacao aos cartoes na correia, ha correias que incluem esse compartimento. Acho que tanto a Lowepro como a Optech tem disso.

    DICAS:
    Quando chegares a casa e sacares os cartoes para ver no pc, colocar imediatamente um limpo na maquina. Maneira de evitar pegar numa maquina sem cartao :005:.

    Levar a lente mais flexivel montada na maquina. Se algo aparecer num instante, tem melhores hipoteses de conseguir uma boa foto.
     
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Essa dica faz-me lembrar ontem. Um passat espatifou-se no camião que seguia à minha frente e foi arrastado para dentro de um parque industrial (para onde seguia o camião), mas como devem calcular o tempo que demorei a puxar a mochila para o banco da frente e sacar da máquina, já não deu para apanhar nada. Já estava tudo "calmo e sereno".

    Mas ando quase sempre com a máquina ligada, já em ISO400, F5.6 e em Av. São settings que servem para quase todas as situações (em termos de exposição).

    Dica: Ao conduzir em Portugal, andar com a máquina em cima do tablier e um cabo disparador no volante. :D

    PS: Não, não houve mortos.
     
    Última edição: 14 de Maio de 2009
  17. kryo

    kryo Power Member

    ou então pões a máquina a não disparar sem cartão
     
  18. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    ia dizer isso mesmo :lol:
     
  19. edumad

    edumad I fold therefore I AM

    Isso e boa ideia, se nao seguirem mais esta dica:

    Checar que a maquina esta a funcionar/gravar correctamente no inicio de cada shoot.

    No entanto e bastante pointless quando chegas ao sitio onde queres tirar fotos e apercebes-te que nao tens cartao... ai nao te adianta de nada...
     
  20. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Que maneira tão simpática de não dizeres que pegas numa máquina enquanto estás a conduzir :-)

    ps: também o faço, se estiver "sozinho" na estrada, e a andar devagar

    ps2: e sim, ando *sempre* com a máquina no banco do passageiro quando viajo (o que acontece mais vezes do que eu desejava). Gosto especialmente dos túneis :-)

    ps3: sim, é ilegal ;)
     

Partilhar esta Página