Cenas práticas...

Mesmo assim, não deve fugir muito às 100 fotos, o que já não é propriamente "meia dúzia" de disparos.

:D a "meia dúzia" foi em sentido figurado Rui.
Mas como na maioria das vezes as fotos que tiro são em jpeg estou a vontade com um de 2Gb embora o ideal seja como o warlord faz que é andar na mala com pelo menos 2 cartões de 4Gb
 
certo, dps tb se tem de ter em conta o tipo de fotografias k cada um tira... se eu apanhar um sitio jeitoso a uma hora boa (ou ma) sou capaz de keimar ~20 fotos de uma vez para tentar fazer um hdr panoramico...

mas sim as vezes tenho o dedo pesado, conforme os dias e o tempo k tenho, mas facilmente vou a um passeio ***** e volto a casa com mais de 100 fotos :) agora se me perguntares kantas dessas sao "boas", epa, no comments :P
 
Eu percebi o que querias dizer, mas não consigo encaixar a ideia que o pessoal tem de 2Gb ser pouco. Acho que para alguém gastar mais de 4Gb numa tarde normal de passeio, já tem que estar a entrar numa onda de "brainless shooting".
Aliás, viu-se no encontro fotográfico, que poucas foram as pessoas a atingir as 200 fotos (eu nem às 100 cheguei, já a contar com os retratos do pessoal e isso). E foi um dia inteiro com o propósito de tirar fotos.

Warlord, a questão nem é tanto quantas são boas, a questão é quem é que numa saída normal gasta assim 8Gb (+400 fotos)? Isso faço eu numa tarde de motociclismo, que é sempre a dar-lhe a 6fps. Daí eu achar que o "pelo menos 8Gb" é algo exagerado.
 
Última edição:
num dia com 1-2 cartoes de 2gb ate me safava... voltava a casa e tava pronto pra outra. o problema e kando vou uns dias fora sem hipotese de descarregar... e ai compensa ter uns cartoes maiorzitos para nao andar com meia duzia de cartoes ou ser obrigado a levar um laptop (que evito, ja me basta passar tds os dias de volta dele)...

no passeio tirei uma duzia de fotos da parte da tarde, nao foi propriamente uma situacao "normal".

bem, o importante e o pessoal usar mais de 1 cartao :P
 
por curiosidade, fui ver quantas fotos tinha do passeio. 112 fotos, exactamente.
a minha taxa de incidencia de "keepers" fora de estudio anda pelos 10% a 30%; em estudio, anda pelos 30%-40%.
portanto, para mim 2gb é pouco, 4 é o ideal mesmo.

e eu considero-me algo trigger happy.. lol
 
O cartão de 8Gb dá para 353 fotos em raw e para 279 se for em raw+L ou seja um de 4Gb dará para 176 em raw e um de 2Gb para 88.
Números mais do que suficientes mesmo para quem tire só em raw.
 
no passeio tirei 141, 28 para HDR ou Pano.

tiro sempre em raw, se usasse jpg nao me importava de ter cartoes de 2gb em vez de 4gb :P
 
Preciso de umas dicas práticas e uns desenrascanços :P
Qual é a melhor maneira para disparar um flash optical slave com o built-in da máquina (Canon)?
Eu tenho conseguido, mas como não dá (ou eu não sei) controlar a potência do flash da máquina, este tem uma influência demasiado grande na imagem, que eu quero eliminar ao máximo.
 
Que maneira tão simpática de não dizeres que pegas numa máquina enquanto estás a conduzir :-)

Como é? Mão direita segura a máquina, mão esquerda trata da manete de mudanças e um joelho trata do volante? :D

ps2: e sim, ando *sempre* com a máquina no banco do passageiro quando viajo (o que acontece mais vezes do que eu desejava).

E como é quando travas bruscamente porque o c****** do gajo da frente trava imprevisívelmente? Máquina sai disparada contra o tablier?
 
E como é quando travas bruscamente porque o c****** do gajo da frente trava imprevisívelmente? Máquina sai disparada contra o tablier?

Felizmente, apesar de serem muitas, as minhas viajens não incluem propriamente filas de trânsito e idiotas que travam de repente (inclui só a parte dos idiotas). Até ver nunca tive um problema desses, mas olha que para a máquina sair diparada do assento ainda terá que ser uma travagem bem brusca ... Pode-se sempre passar a correia pelo cinto de segurança, just in case.
 
mas olha que para a máquina sair diparada do assento ainda terá que ser uma travagem bem brusca ... Pode-se sempre passar a correia pelo cinto de segurança, just in case.

Parece que muita gente subestima a inércia que os objectos inanimados ganham mesmo a 30km/h.

O truque da correia resulta, mas a máquina fica menos à mão. Eu costumo pendurá-la pela correia no apoio de cabeça do lugar do passageiro (pendurada para a frente se não tiver passageiro, pendurada para as costas do assento se tiver passageiro).

Nunca tirei fotos com o carro em andamento e eu a conduzir. Mas um dia hei-de experimentar aquilo do tripé no banco de trás e o disparador remoto.
 
Parece que muita gente subestima a inércia que os objectos inanimados ganham mesmo a 30km/h.

O truque da correia resulta, mas a máquina fica menos à mão. Eu costumo pendurá-la pela correia no apoio de cabeça do lugar do passageiro (pendurada para a frente se não tiver passageiro, pendurada para as costas do assento se tiver passageiro).

Nunca tirei fotos com o carro em andamento e eu a conduzir. Mas um dia hei-de experimentar aquilo do tripé no banco de trás e o disparador remoto.

Pá, não ando por aí feito parvo de máquina na mão a coduzir :-), às vezes vejo algo que me agrada, e tento tirar a foto, mas nem uso liveview nem nada, é ao calhas. Se já tirei assim umas 20 fotos foi muito (por acaso tenho uma no flickr - http://www.flickr.com/photos/ruimoura/3269618874/).

Há coisas muito engraçadas feitas com o tripé no banco de trás, inclusivamente com vídeo.
 
Preciso de umas dicas práticas e uns desenrascanços :P
Qual é a melhor maneira para disparar um flash optical slave com o built-in da máquina (Canon)?
Eu tenho conseguido, mas como não dá (ou eu não sei) controlar a potência do flash da máquina, este tem uma influência demasiado grande na imagem, que eu quero eliminar ao máximo.
o unico controlo k tens da potencia do flash built-in e compensacao de exposicao (Flash Exposure Compensation), consegues aceder a ele atraves do menu da makina. mete a compensacao no minino (-2EV). de resto a alternativa mais barata sao uns wireless triggers do ebay.

PS: nao estou a falar da compensacao normal de exposicao (EV)
 
Preciso de umas dicas práticas e uns desenrascanços :P
Qual é a melhor maneira para disparar um flash optical slave com o built-in da máquina (Canon)?
Eu tenho conseguido, mas como não dá (ou eu não sei) controlar a potência do flash da máquina, este tem uma influência demasiado grande na imagem, que eu quero eliminar ao máximo.

Arkanis. Qual e a tua makina? E k nos menus ha-de haver uma opçao para meteres o flash built in a uma potencia de 1/32 do maximo. O k ja e algo mto fraco. Dp tb podes meter a mao a frente do built in a uma distancia de uns 2cm. Assim passa luz suficiente para o optical slave mas nao para influenciar a foto.

E como eu faço com a D40 e o SB-800. Embora ja tenha encomendado uns triggers Cactus V4. Mas e assim k tenho usado e ate nem fala mto. Mesmo em exteriores.
 
...

E como eu faço com a D40 e o SB-800. Embora ja tenha encomendado uns triggers Cactus V4. Mas e assim k tenho usado e ate nem fala mto. Mesmo em exteriores.
Consegues usar o Sb 800 fora da sapata com uma D40? Tenho ideia de que a D40 não faz controlo remoto de flash ( também tenho uma e essa é das principais razões para a querer trocar ).
 
Sim. Faço. Realmente a D40 nao tem CLS mas, se meteres o SB-800 para a opçao SU-4 ele fica disponivel para ser disparado opticamente. Logo, se o tirares da sapata e disparares com o flash built in o SB-800 tb dispara. Ate o pode disparar com o comando da televisao. LOL :D Mas so podes usar o SB-800 em manual e nao tens i-TTL.

Mete e a potencia do flash built in para 1/32 e como eu disse mete a mao uns 2cm a frente. E claro k com a mao a frente nao podes tar mto longe do SB-800 mas se tirares a mao da pra tares a uns 30m se nao tiveres nada a frente e ate e bastante fiavel.

E claro k o ideal mesmo e por cabo, pocket wizard ou triggers radio. So k assim e mais barato. lol :p

Pois warlord. Na Canon ja nao sei se da. Na nikon da. Dai lhe ter perguntado k makina ele tem. :)
 
Última edição:
Arkanis. Qual e a tua makina? E k nos menus ha-de haver uma opçao para meteres o flash built in a uma potencia de 1/32 do maximo. O k ja e algo mto fraco. Dp tb podes meter a mao a frente do built in a uma distancia de uns 2cm. Assim passa luz suficiente para o optical slave mas nao para influenciar a foto.

E como eu faço com a D40 e o SB-800. Embora ja tenha encomendado uns triggers Cactus V4. Mas e assim k tenho usado e ate nem fala mto. Mesmo em exteriores.

A Canon é uma 1000D e o unico controlo que tem é realmente o ajuste +-2 de exposição do flash. -2EV não é muito significativo e o flash continua com uma influencia bastante notoria.

A coisa da mão já experimentei e realmente até que funciona, mas fica com um problema gravissimo: a pouca luz do built-in que se consegue escapar fica com uma cor muito laranja o que põe uma coloração estranha na cena.
 
Tentem manter-se ontopic sff. Sei que é um tópico que dá muita margem para isso, mas o objectivo é discutir coisas que fazemos na prática (ex: preparação para trabalhos, transporte do material, contornar certas limitações, etc) e não questões técnicas (ex: RAW vs JPEG).

arkannis, mete um filtro IR à frente do flash. Ou experimenta com um bocado da parte "preta" dos negativos revelados.
 
Back
Topo