1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CentOS 8

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sigul, 7 de Agosto de 2019. (Respostas: 8; Visualizações: 625)

  1. sigul

    sigul Power Member

    Para os fãs das distribuições mais ligadas a enterprise/servidores e que não conseguem pagar pelo suporte do Red Hat :P

    Há mais de uma semana que o Status das Builds para a nova versão do CentOS tem-se baseado na construção da build da imagem final do SO, tendo já sido bem sucessedida a build para x86_64, faltando as de PPC e ARM.

    [A editar com mais info...]
     
    Última edição: 17 de Setembro de 2019 às 09:44
  2. sigul

    sigul Power Member

    Última edição: 17 de Setembro de 2019 às 09:45
  3. sigul

    sigul Power Member

    Release candidate pronto!
    Nas lista de tasks completas, já aparece o repositório epel e os mirrors do elrepo também já foram actualizados para incluir a versão mais recente do linux kernel para EL8
     
  4. Natto

    Natto Power Member

    Qual é a diferença fundamental entre esta distribuição e por exemplo a Ubuntu?
     
  5. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Fundamental, talvez o formato dos pacotes. O Ubuntu usa Debs porque é um fork "continuo" de Debian e outro usa RPMs porque é um fork "continuo" de Fedora.
    Além disso Red Hat/Centos costuma ser mais conservador e tem suporte durante mais tempo (10 anos). Também é muito mais usado em Servidores do que em Desktops, enquanto o Ubuntu é bastante usado nos dois lados.
    A Red Hat também tem uma história maior que o Ubuntu. É das distros mais antigas. Agora, a Red Hat é da IBM o que pode ser positivo ou não. É algo para se ver dentro de uns anos.
     
  6. sigul

    sigul Power Member

    Não esquecer o suporte fundamental para software puramente empresarial c/ floating licenses.
    Maioria deste software, que normalmente anda nos 1000+€ em licenciamento (e não me refiro a coisas como MATLAB), é desenvolvido tendo em conta as distros do RedHat (e, por consequência, CentOS) e respectivas bibliotecas suportadas.

    Para além disso, o suporte em termos de IT e administração de cluster computing, é incomparável, visto que o RedHat é, para todos os efeitos, pago!

     
  7. ChristianoJR

    ChristianoJR Power Member

    A grande diferença na minha opinião, passa pela comunidade Ubuntu que é muito mais atractiva e existe muito mais entre-ajuda, é muito mais fácil encontrar tutoriais e soluções de problemas em Ubuntu devido a larga comunidade.
     
  8. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Certo. no mercado empresarial "tradicional" Red Hat é rei. :) Depois há coisas que também suportam Suse, outras Ubuntu, etc, etc, mas Red Hat é o ponto comum nesse tipo de software.
    A nível empresarial tanto Red Hat como Ubuntu têm uma grande importância, mas para empresas substancialmente diferentes.
    Eu colocaria assim: Red Hat é muito importante para empresas grandes, mais antigas e mais tradicionais. Ubuntu é mais importante no mercado SMB e para "Startups".