Dúvidas Central Telefónica com Lista de Espera numa linha analógica?

Zoao

Membro
Boas,

Já andei à procura aqui no forum e na internet, mas não consegui encontrar nada em concreto sobre este assunto, por isso se alguém me puder ajudar com esta dúvida simples...

Gostava de saber se é possível numa linha analógica da PT, ter a opção de lista de espera ou se para isso é necessário ter uma linha RDIS, ou Voip?
No meu caso mais especifico tenho duas linhas analógicas da PT e a central telefónica seria Asterisk.
Actualmente quando estou ao telefone e tenho uma outra chamada a entrar, oiço um pip, semelhante com o que acontece com os telemóveis.

Obrigado.
 
Não sei se é possivel o que dizes, mas penso que sim, porque nativamente a linha analógica já suporta chamada em espera pelo menos para duas chamadas.
 
Quem define a sinalização de "chamada em espera" é a central do operador, pelo que ser Voip, rdis ou analógico não tem influencia na função.

Tem em consideração que a sinalização em Analógico é acústica pelo que o sistema Asterisk pode não interpretar essa função. Não tenho experiência nesse tipo de ligações em placas analógicas.

Nos sistemas RDIS e VOIP a sinalização é realizada com dados pelo que o sistema interpreta melhor essa sinalização.

Se tens 2 linhas analógicas podes ponderar se não era melhor "migrares" os 2 numeros para um acesoo básico Rdis, na configuração Ponto Multi Ponto, podendo assim ter 2 canais de comunicação.

Atenção que não é 2 numeros x 2 canais = 4...... são 2 canais de comunicação para serem usados pelos 2 numeros. Assim podes receber em simulataneo 2 chamadas para o mesmo numero, fazer 1 e receber outra, ou fazeres 2 chamas do mesmo numero de saida ou de cada 1 dos numeros de saida; mas são sempre 2 canais.

abraços
 
Obrigado pelas respostas.

Pelo que parece com a linha analógica não dá para ser a nossa central telefónica (Asterisk) a fazer a gestão da fila de espera.
Estamos a equacionar colocar fibra e transferir os número para uma operadora Voip nacional, desta forma conseguimos ter preços mais simpáticos com 3 ou 4 canais de voz.
A outra hipótese seria manter a internet por ADSL e colocar RDIS, mas em principio esta solução sairá mais caro.
 
Aos entendidos, qual a diferença, em RDIS, de Ponto a Ponto para Acesso Ponto Multiponto? Já tive a ler um pouco sobre o assunto, mas não fiquei esclarecido! Obrigado!
 
Ponto a Ponto - sistema utilizado habitulamente na ligação Central Publica -> PBX cliente.

Caracteriza-se por habitualmente aceitar DDI's (pacotes de 10 nºs) - 21 756 00 00 a 21 756 00 09 - podendo ter 1, 2 3, 4 dezenas de DDIS's. Os acessos básicos na configuração Ponto a ponto podem ser associados criando canais de comunicação ( 2 - 4 - 6 - 8 .....) e partilhando o mesmo nº e correspondentes DDIS.


Ponto Multi ponto - sistema ultilizado entre Central Publica e Dispositivos de cliente (telefones, modems, video conferencia, etc.)

Têm em Portugal 3 MSN's associados a 1 Acesso básico (2 canais) podendo ser ligado na saida do Acesso básico no máximo 8 dispositivos (ligação em paralelo).

MSN - multiple subscriver Numer - 21 xxxxxx - 21 xxxxxx - 21 xxxxx
DDI Direct dial In - 21 756 00 00 , 21 756 00 01 , 21 756 00 02 ....... 21 756 00 09, ..... etc......
 
Back
Topo