Dúvidas Central Telefónica RDIS - Dúvidas

lbramos

Power Member
Oá Pessoal,

Queria mudar a instalação telefónica do meu sogro. Ele tem neste momento duas instalações: uma internet adsl com linha telefonica da clix; outra da PT, uma central RDIS (Siemens Gigaset 1054 ISDN) com um acesso primário (2 linhas telefónicas), com 8 extensões (siemens gigaset 1000c) - só voz, sem net.

A central tem muitos anos e não é praticamente usada... O meu sogro só a tem mantido por causa das chamadas internas na casa (sim, a casa é grande :p).

Como podem imaginar isto traz custos muito elevados... E agora como estou a renovar vários contratos queria acabar com isto...

A minha ideia é trocar a linha da clix por um tarifário e serviço mais actual (provavelmente uma solução fibra qualquer), e colocar uma central que aproveite as ligações da central antiga e se possível, também os telefones...

É possível tecnicamente ter uma o modem net/voz fibra, ligar uma das saídas de voz a outra central que aproveite as ligações internas da casa? Ou então uma central que sirva já para a net fibra e para o resto disto... Acham que é possível? Que recomendam?

Obrigado
 
Olá,

Hoje em dia o RDIS / ISDN é cada vez menos usado e os tarifarios que o operador disponibiliza não são propriamente baixos, para além de que acho que te estás a referir a um acesso básico e não a um primário. Á parte disso as centrais da siemens comunicam com os telefones via DECT pelo que os telefones e a central poderão funcionar isoladamente sem necessidade de ligação da central é rede pública ( o que podes facilmente testar bastando desligar o NT do operador da corrente eléctrica ), portando se nessa linha não existe propriamente necessidade de recepção de chamadas externas na central ela pode funcionar apenas como central interna sem comunicação de e para o exterior.

Por outro lado os Gigaset 1000c se não estou em erro são telefones analógicos e que não necessitam de ligação exclusiva a nenhuma central logo poderás ligar uma das bases directamente á rede pública (numa linha analógica) e depois ligar por DECT os restantes telefones a essa base permitindo assim a transferencia de chamadas entre telefones (se não me engano podes configurar 6 telefones por base mas vê no manual do telefone) ...
 
Back
Topo