Centralizar App Windows em servidor Linux

paulorcrs

Membro
Pretendo ter uma rede, em que as varias workstations sao em ambiente windows e, em que os usuarios correm aplicaçoes para windows no servidor com linux, ou seja por exemplo o programa de facturação instalado no servidor (este apenas corre em ambiente windows) e os usuarios acedem a este apartir dos seus terminais, mas sem terem o programa la instalado. Pergunto se é posssivel tal , e o que devo utilizar. Obrigado
 
Porque queres fazer isso assim? é para poupar em licenças?

Se calhar alguém disse-te que o Linux "consegue" correr software para Windows, mas isso pode não ser assim tão linear... o Linux está feito para correr programas para Linux e o Windows está feito para correr programas para Windows.
 
Reparem que existem interligações entre SO's ! Se existirem partições FAT ou NTFS num servidor Linux o Windows poderá ter acesso e o Linux suporta uma enorme variedade de formatos como devem saber. Executar um programa tal como se pretende sai um pouco fora das minhas competências mas estou habituado a trabalhar com ambientes virtuais onde num computador executamos um outro SO alojado num servidor....
No Unix e também no Linux, trabalhar com terminais usando um só computador era algo normal no passado mas ficou em desuso com o passar do tempo, actualmente esse método tem ganho adeptos e está a voltar em força sobretudo em países emergentes.
Neste caso especifico, não sei como se poderá resolver esse problema.
 
Reparem que existem interligações entre SO's ! Se existirem partições FAT ou NTFS num servidor Linux o Windows poderá ter acesso e o Linux suporta uma enorme variedade de formatos como devem saber. Executar um programa tal como se pretende sai um pouco fora das minhas competências mas estou habituado a trabalhar com ambientes virtuais onde num computador executamos um outro SO alojado num servidor....
No Unix e também no Linux, trabalhar com terminais usando um só computador era algo normal no passado mas ficou em desuso com o passar do tempo, actualmente esse método tem ganho adeptos e está a voltar em força sobretudo em países emergentes.
Neste caso especifico, não sei como se poderá resolver esse problema.

A questão é que ele não quer virtualizar. Para isso existem cada vez mais soluções. Aliás, como referiste, os thinclients estão a voltar em força.

Bom, de qualquer das formas numa pesquisa rápida, encontras soluções. Honestamente só testei a VMWare ThinApp. Foi uma solução que me deixou com uma boa impressão mas, honestamente, não a testei o suficiente para dar uma opinião fundamentada.

Sei que esta solução só corre em ambiente Windows.

O conceito existe, à falta de alguém que já se tenha deparado com o mesmo desafio, deixo-te um inicio de pesquisa:



Abraço!
 
Desde já obrigado, já tinha estudado o VMware, pelo que percebi posso pagar apenas uma licença e ter workstations ligadas a esse servidor, mas interrogo-me pelo desempenho. Ps. Existe uma versão VMware para linux.
 
Última edição:
Desde já obrigado, já tinha estudado o VMware, pelo que percebi posso pagar apenas uma licença e ter workstations ligadas a esse servidor, mas interrogo-me pelo desempenho. Ps. Existe uma versão VMware para linux.

VMWare é uma empresa e tem inúmeros produtos. A aplicação da VMWare que te referi (ThinApp) não tem uma versão para sistemas UNIX.

Se queres criar ambientes virtuais nos terminais (PC Cliente), existem mais aplicações para o efeito, a mais comum das quais para ambiente Windows é o XenDesktop da Citrix.

Mas o que tu querias era partilhar apenas uma aplicação que não foi desenhada para ser partilhada... E isto, honestamente parece-me ser um enorme desafio.

São coisas completamente diferentes e exigem coisas completamente nomeadamente do servidor em termos de hardware.

Mas boa sorte!

Abraço!
 
Pelo que consigo apurar, eliminar por completo o "widows" das nossas vidas é deveras complicado, o meu objectivo era mesmo poupar e fazer poupar em tempos de crise o $$$$$ das licenças da M$S$. Obrigado
 
Nada te impede de ter um único computador apenas com o software em questão e teres acesso a ele através de um programa tipo VCN numa estação de trabalho com Linux. Acessos em simultãneo é que seria um problema...

Só uma curiosidade, já experimentaste instalar o programa de facturação através do Wine ?
 
Back
Topo