1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Centralizar App Windows em servidor Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por paulorcrs, 22 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 821)

1. Pretendo ter uma rede, em que as varias workstations sao em ambiente windows e, em que os usuarios correm aplicaçoes para windows no servidor com linux, ou seja por exemplo o programa de facturação instalado no servidor (este apenas corre em ambiente windows) e os usuarios acedem a este apartir dos seus terminais, mas sem terem o programa la instalado. Pergunto se é posssivel tal , e o que devo utilizar. Obrigado

2. Underground909

Underground909 Power Member

Porque queres fazer isso assim? é para poupar em licenças?

Se calhar alguém disse-te que o Linux "consegue" correr software para Windows, mas isso pode não ser assim tão linear... o Linux está feito para correr programas para Linux e o Windows está feito para correr programas para Windows.

3. John Silva

John Silva Power Member

Reparem que existem interligações entre SO's ! Se existirem partições FAT ou NTFS num servidor Linux o Windows poderá ter acesso e o Linux suporta uma enorme variedade de formatos como devem saber. Executar um programa tal como se pretende sai um pouco fora das minhas competências mas estou habituado a trabalhar com ambientes virtuais onde num computador executamos um outro SO alojado num servidor....
    No Unix e também no Linux, trabalhar com terminais usando um só computador era algo normal no passado mas ficou em desuso com o passar do tempo, actualmente esse método tem ganho adeptos e está a voltar em força sobretudo em países emergentes.
    Neste caso especifico, não sei como se poderá resolver esse problema.

4. proactiv32

proactiv32 Power Member

A questão é que ele não quer virtualizar. Para isso existem cada vez mais soluções. Aliás, como referiste, os thinclients estão a voltar em força.

Bom, de qualquer das formas numa pesquisa rápida, encontras soluções. Honestamente só testei a VMWare ThinApp. Foi uma solução que me deixou com uma boa impressão mas, honestamente, não a testei o suficiente para dar uma opinião fundamentada.

Sei que esta solução só corre em ambiente Windows.

O conceito existe, à falta de alguém que já se tenha deparado com o mesmo desafio, deixo-te um inicio de pesquisa:

Abraço!

5. Desde já obrigado, já tinha estudado o VMware, pelo que percebi posso pagar apenas uma licença e ter workstations ligadas a esse servidor, mas interrogo-me pelo desempenho. Ps. Existe uma versão VMware para linux.

Última edição: 23 de Fevereiro de 2009
  6. proactiv32

proactiv32 Power Member

VMWare é uma empresa e tem inúmeros produtos. A aplicação da VMWare que te referi (ThinApp) não tem uma versão para sistemas UNIX.

Se queres criar ambientes virtuais nos terminais (PC Cliente), existem mais aplicações para o efeito, a mais comum das quais para ambiente Windows é o XenDesktop da Citrix.

Mas o que tu querias era partilhar apenas uma aplicação que não foi desenhada para ser partilhada... E isto, honestamente parece-me ser um enorme desafio.

São coisas completamente diferentes e exigem coisas completamente nomeadamente do servidor em termos de hardware.

Mas boa sorte!

Abraço!

7. Pelo que consigo apurar, eliminar por completo o "widows" das nossas vidas é deveras complicado, o meu objectivo era mesmo poupar e fazer poupar em tempos de crise o $$$$$ das licenças da M$S$. Obrigado

8. John Silva

John Silva Power Member

Nada te impede de ter um único computador apenas com o software em questão e teres acesso a ele através de um programa tipo VCN numa estação de trabalho com Linux. Acessos em simultãneo é que seria um problema...

Só uma curiosidade, já experimentaste instalar o programa de facturação através do Wine ?

Partilhar esta Página