Centralizar Smart Devices e Módulo interruptor 3 teclas

|Seraph|

Power Member
Boas!
Este tópico serve para 2 situações para as quais agradeço ajuda:

1. (mais simples) quero tornar alguma iluminação cá de casa inteligente para poder controlá-la pelo smartphone e ter rotinas. Na sala, por onde queria começar, tenho um interruptor de 3 teclas ao qual pretendia colocar um módulo (ainda tenho de verificar se tenho caixa com dimensão para tal), a solução de trocar o interruptor por um inteligente seria só em último recurso, pois queria manter o aspecto uniforme dos interruptores. Que módulos existem para este efeito (3 teclas)? É preferível wi-fi ou zigbee ou outro sistema?

2. Tenho alguns electrodomésticos e gadgets "inteligentes" e gostava de centralizar a sua utilização numa única app. Já vi vídeos sobre o Home Assistant e parece muito interessante mas também muito complexo... Listando o que tenho actualmente:
- Máquinas lavar/secar, máquina da loiça e frigorífico LG;
- SmartTV LG;
- AC multisplit LG;
- Câmara de vigilância TAPO C210;
- Robot Xiaomi Vaccuum S12;
- Fitas LED Govee;
- GoveeLife Smart Thermo-Hygrometer 2s E-Ink (este último tenho ideia que é só bluetooth, fica de fora da equação).

Quero também introduzir sensores de presença, de abertura de portas e módulos para iluminação como referi atrás.
Que eco-sistema deveria de optar? Zigbee? Que gateways aconselham? Que app aconselham para integrar todos os equipamentos referidos? Home Assistant? Tuya? Outra...

Obrigado!
 
Não sei se consegues juntar tantos equipamentos de marcas diferentes numa única app, mas se for possível, sem dúvida que home assistant deverá ser o canivete suíço que procuras.

Atualmente fala se muito também do protocolo matter, mas isso poderia ser só interessante para os novos equipamentos
 
Que gateway aconselham?

Pelo que percebi o home assistant precisa de correr localmente. Uma das opções mais utilizadas é pelo Raspberry Pi. Opiniões?

Sobre o módulo para tornar o interruptor inteligente, alguma marca e modelo que possam recomendar?
 
Uso raspberry e um dongle zigbee da sonoff. Além de câmeras Wi-Fi tp-link, praticante tudo que é zigbee é compatível (tuya, xiaomi, ikea). Bastante estável com zigbee2mqtt, dá algum trabalho a configurar mas vale a pena.
 
Ligas esse dongle ao raspberry e ficas com um 2 em 1, é isso? Estou a achar que é um investimento inicial elevado e complicado de meter em prática (instalação e configuração Home Assistant)...

Encontrei videos sobre o Zemismart hub M1. Parece uma solução bem económica. Alguém tem este gateway?

Módulo para o interruptor???
 
O raspberry tem ligação a rede e dependendo do modelo tem Bluetooth, o dongle é para teres zigbee. Comprar hubs vais ter de comprar um para cada marca ou comprar 1 e ficares limitado. Até um raspberry 2 aguenta com o home assistant
 
O que quis dizer com um 2 em 1, é o raspberry servir de servidor do Home Assistant e também funcionar para emitir o sinal zigbee.

Pelo que percebi o Zemismart Hub M1 funciona com várias marcas...
 
Back
Topo