Centrino 1.6

droidman

Power Member
Boas, sou um pouco leigo no que diz respeito a processadores e seus derivados, tenho um centrino 1.6 e ouvi imensas historias sobre os centrino, que equivalem ao dobro dos intel p4 etc.. e gostava de saber se o meu centrino 1.6 é realmente um 1.6 e porque se chama centrino.
e que programa (se ha) especifico para este tipo de pc, existe para ver e comparar por benchmark estes pc's e os normais.

Já agora o pc é um ASUS A3000
 
Para já chama-lhe Dothan... centrino é pa inglês ver...ele nao tem o dobro da capacidade dum p4... porque repara, tens 2mb de cache L2(provavelmente nem sabias) os p4 775 têm, se for prescott o mesmo, se for norhtwood para baixo tem 1024 (aí tens mais cache mais eles têm sempre mais velocidade)

se estiveres a falar de um Dothan Vs. um p4 DENTRO de um portátil, aí o Dothan ganha claramente, agora uma Dothan Vs. um p4 num desktop a história é outra...

Para que saibas, um Dothan num desktop clockado aí sim é uma bomba do caraças!!! (para fazeres isto tens de ter uma board 478 e o respectivo adaptador)

Quanto ao benchmarking... vais fz bench dum Pc em que não mecheste? serve para quê?
 
seguramente o Dotnah é melhor mas corre o renderbench... que penso que seja o bench mais interessante para procesaadores... mas obviamente os outros componentes também são importantes... para isso ser feito como deve ser, devias usar pelo menos as mesmas memórias e gráfica (nao sei se para esse bench é importante mas em todo o caso...)
 
Sway disse:
se estiveres a falar de um Dothan Vs. um p4 DENTRO de um portátil, aí o Dothan ganha claramente, agora uma Dothan Vs. um p4 num desktop a história é outra...

o meu portatil ASUS a 2.8ghz fez 6.20ms..ao nivel de muitos dothans que lá estao e superior a alguns..logo essa afirmaçao nao é tao linear quanto isso..em cache os dothans 1mb para o meu 512k sejam melhores,e a nivel de bateria..agora cpu contra cpu nao me parece.:D