1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Centrinos, Pentium M, e Pentium Desktop

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por rafana, 7 de Outubro de 2004. (Respostas: 13; Visualizações: 1339)

1. rafana

rafana Power Member

Viva!

Estou a pensar comprar um portátil e não queria gastar muito $, mas queria um que substitui-se o meu desktop.

A minha dúvida é em relação os processadores existentes.

Sei que os Centrinos gastam menos energia, mas por exemplo um 1.5Ghz tem mesmo como velocidade 1.5Ghz ou equivale a outra coisa quando comparado por exemplo com um Celeron?

Reparei que alguns Portáteis (nomeadamente alguns modelos da Tsunami) tem processadores Pentium IV deskTop. Isso é bom? Não consomem demasiada energia e não aquecem demasiado que possam danificar algum componente interno do portátil, tipo a motherboard ou mesmo derreter o processador visto não terem tanta area de refrigeração como existe num desktop? Provavelmente traz a vantagem de facilmente ($) se fazer um upgrade de processador não?

A diferença entre os processadores Pentium IV Desktop e os Pentium IV M, é mesmo apenas essa de gastar menos energia e aquecer menos?

E os AMD num portátil? São de fiar?
    E os Celeron?

Já agora e em relação às placas gráficas ONboard. É que a minha board do desktop tem uma de 32mb e é mesmo :die: , não só nos jogos (quase não corre o GTA) como no Windows que fica super lento quando trabalho com ela. E até tenho 512 de Ram. Tive que comprar uma Gforce2 que é umas 10x melhor.
    Mas queria saber era se nos portáteis as gráficas Onboard também são assim tão más? Não dá para subsitituir mais tarde pois não?

Desde já agradeço as vossas opiniões e achei que era um bom tópico para o forum e não consigo achar aqui nenhum semelhante.

Fikem.

2. rafana

rafana Power Member

Já agora ando a ver estes portáteis que me parecem ter uma boa relação caracteristicas preço (rondam os 1000Euros cá em Portugal), apesar de estarem um pouco acima das minhas possiblidades.

Que acham das máquinas?

Acer Aspire 1621LM
    Acer Aspire 1357LMi AMD XP3000+

3. i_marqs

i_marqs Power Member

Já foste ver secção dos portateis? Tens lá muitos threads. Vê "Damsel in distress"... acho que tem lá informação util em relação aos AMD.

Tens também o Acer Aspire 1513...

4. wOmBaT_PT

wOmBaT_PT Banido

ve o thread "damsel in distress" que ficas logo orientado, info nao falta... e já agora, todos os processadores são bons, depende somente do uso que queres fazer deles... azta

5. gonx_me

gonx_me Power Member

Para teres uma noção Centrino 1,5Ghz = Pentium4 2,4Ghz

6. rafana

rafana Power Member

Já tive a ver o thread que indicaram e realmente tá mt fixe e explica muita coisa. Mas não falaram dos Celeron em portáteis.
    O meu Desktop é 1 celeron 1.7 e realmente os Pentium IV 1.7Ghz são mais rapidos quando em comparação.
    Agora por exemplo os Celeron 2.8/2.6 Ghz, superam os Pentium IV 2.4 ou 2.0?E em comparação com os Centrinos 1.3?
    Porque desanconselham tanto estes processadores Celeron?
    É que tou um pouco limitado de orçamento, e os Portáteis com Celeron são considerávelmente mais baratos.

Tive a ver este aqui na *****:
    http://www.*****.pt/produtos.asp?fazer=ver&categoriaId=257&produtoId=3521

É um Tsunami Slider D400, mas segundo as informações em www.tsunami.pt estes portáteis andam à volta dos 1500Euros, porque tem processadores exclusivamente P IV, alguém conhece este modelo? A marca Tsunami é fiavel?
    Também tava em vista de um Acer Aspire 1357LMi AMD XP3000+, compensa a diferença de 200Euros a mais?

7. banid0

banid0 Power Member

celeron é gama baixa/de entrada a intel

em termos d esempenho bruto estará assim

celeron>pentium M(tecnologia centrino)> pentium 4 mobile

mas os pentium m(centrinos) serao os melhores na relacao qualidade/autonomia

8. rafana

rafana Power Member

Mas em comparação a um Celeron 2.4Mhz e um Centrino 1.3Mhz qual preferiam?

9. rafana

rafana Power Member

Em termos de performance...

10. IceGum

IceGum Power Member

Provavelmente o centrino 1.3 :rolleyes:

11. rafana

rafana Power Member

Mesmo com a elevada diferença da velocidade?

12. gonx_me

gonx_me Power Member

esse centrino 1,3Ghz é o "celeron centrino"? É que andam aí uns pentium-m (centrino) que são celerons.

13. rafana

rafana Power Member

AHHH, por acaso não tinha percebido ainda que tb havia "celeron centrinos".

Mas dando um exemplo concreto:
    http://www.*****.pt/comparar.asp?categoriaId=257&produto1=3521&produto2=3742

Trata-se de um acer e de um Tsunami. O preço é o mesmo, e os componentes, à excepção do processador, são semelhantes. Que acham?

14. i_marqs

i_marqs Power Member

Pessoalmente acho que deve depender da sua utilização.

Quanto às diferenças de processamento dos dois, não posso ajudar pois não conheço...

Se estás tão condicionado quanto ao orçamento e utilizares o portátil para programas pouco exigentes qualquer um deles serve (não acredito que as diferenças sejam significativas).

De qualquer forma há outros aspectos a ter em conta. Se viste os dois lado a lado a questão estética é um factor a poderar, a garantia e assistência das marcas...

Mas, respondi a este thread para indicar que podes arranjar bons negocios em portáteis usados com melhores características... por isso tens aí outra alternativa.

Partilhar esta Página