CEO da Ubisoft diz que pirataria no PC é de 93-95%

É mais um caso de "os jogos da minha empresa têm sistemas de drm absurdos e são pirateados a torto e a direito por causa disso, logo o resto da industria deve estar igual". Quem olhem mais para dentro em vez de recorrerem a desculpa mais antiga que existe e que em muitos casos esta o mais longe possível da realidade, basta olhar para maior parte dos títulos multiplataforma e ver quais as versões que são leaked primeiro nos sites do costume...
 
Foi o que eu já disse em qualquer lado aqui no fórum. A Ubi lixa-se a partir do momento em que se preocupa mais em tentar impedir a pirataria do que em simplesmente fazer com que o jogo venda (o que implica forçosamente que ele saia com qualidade logo no lançamento).

Por acaso até tenho bastantes jogos deles, até deve ser a editora da qual tenho mais, mas confesso que acho ridículo ter de ter o Uplay forçosamente com o Steam. Num jogo comprado noutra loja ainda vá, mas nos jogos Steamworks, acho que deviam retirar isso.
 
Mas... mas... quem vai piratear jogos desses gajos?

Só se forem as pessoas que compraram o jogo e não o conseguem jogar devido ao DRM abusivo deles...

Numeros atirados ao ar... pura e simplesmente numeros atirados ao ar...
 
O problema é mesmo o DRM. Eu tenho os AC's todos, tenho o Driver, e ainda o Splinter Cell. Tudo legal e na Steam. A mim nem é o DRM que me chateia mais, a mim dá-me mais comichão é quando a Cloud deles começa a dar o badagaio, quando comprei o Revelations joguei duas horas, e perdi o progresso TODO. Agora não sei, vou arranjar o jogo outra vez e ver se ainda estou no mesmo sítio.
 
Foi o que eu já disse em qualquer lado aqui no fórum. A Ubi lixa-se a partir do momento em que se preocupa mais em tentar impedir a pirataria do que em simplesmente fazer com que o jogo venda (o que implica forçosamente que ele saia com qualidade logo no lançamento).

Por acaso até tenho bastantes jogos deles, até deve ser a editora da qual tenho mais, mas confesso que acho ridículo ter de ter o Uplay forçosamente com o Steam. Num jogo comprado noutra loja ainda vá, mas nos jogos Steamworks, acho que deviam retirar isso.

A Ubisoft lixa-se em que? Eles não precisam do PC para nada sequer, e qualquer dia desligam-se mesmo dessa plataforma para jogos, e ficam apenas nas consolas.
As vendas deles na X360 e PS3 são mais que muitas.

As vendas deles de 2011 subiram 19% em relação a 2010.
Full-year sales up 19% to €1,039 million
 
DLC/DRM não funcionam contra pratica da pirataria, a única solução são conteudos online/multiplayer conheço muita gente que comprou o jogo por ter um multiplayer agradável ou bom.

São poucas as pessoas que compram os jogos por serem bons se não tiverem tido alguma experiência, no caso de sagas é mais fácil pois temos os anteriores para saber como é o jogo. E é tão fácil um jogo ser pirateado.
 
Curiosamente hoje em dia não conheço muita gente que obtenha jogos exclusivamente através de pirataria. Nos meus tempos de puto eram quase todos, mas há medida que fomos crescendo ganhamos uma natural consciencialização. Eu sei que eu e os meus amigos somos uma excepção, mas há cada vez uma maior comunidade (o responsável é o Steam) que coloca a pirataria de parte. Estes valores são obviamente falseados pelo senhor entrevistado, muito provavelmente ele estará a fazer contas de acordo com os dados que se encontram em sites de torrents e derivados, mas como sabemos é uma falácia usar esses números como perdas reais. Mas se há empresa que coloca as mãos no fogo é a Ubisoft, é natural que sejam os que se queimam com maior frequência.
 
Já não tenho referência mas o jogo Sins of a Solar Empire quando saiu, saiu propositadamente sem protecções, resultado: Saiu pirata rapidamente, muita gente sacou, gostou do SP e e para jogar o MP comprou. O jogo teve um sucesso mais do que o esperado.

A pirataria nunca vai acabar, tal como, muitas outras coisas (consumo de drogas, etc), pelo que é preciso adaptar as coisas à realidade ao invés de repressão ao máximo e paranoia pela protecção.


Nota: Comprar jogos apenas com single-player, que duram 5h ou 6h, por 60 euros é no minimo pornografico.
 
Já não tenho referência mas o jogo Sins of a Solar Empire quando saiu, saiu propositadamente sem protecções, resultado: Saiu pirata rapidamente, muita gente sacou, gostou do SP e e para jogar o MP comprou. O jogo teve um sucesso mais do que o esperado.

A pirataria nunca vai acabar, tal como, muitas outras coisas (consumo de drogas, etc), pelo que é preciso adaptar as coisas à realidade ao invés de repressão ao máximo e paranoia pela protecção.


Nota: Comprar jogos apenas com single-player, que duram 5h ou 6h, por 60 euros é no minimo pornografico.

Se um dia os jogos em Cloud se tornarem realmente uma realidade(eu não sou adepto disso), quem quiser jogar tinha de pagar mesmo. A pirataria acabava.
 
A tendência no PC é que os jogos se tornem grátis, Team Fortress 2, Dota 2, LoL, Generals 2, Aliens Swarm, etc, existe formas de ganhar dinheiro sem ser preciso cobrar inicialmente pelo jogo, mas todos estes jogos são puramente online.
 
Não sou santo nenhum como muita gente, mas todos os jogos que dei realmente valor no passado e mesmo os tendo passado a 100% um dia mais tarde os comprei todos originais. Neste momento tenho o Steam e fiz lá muito boas compras, e outros nas revistas de jogos, outros nas lojas, e assim pouco a pouco vai ficando tudo original...

O que mais me preocupa é que eu sou um jogador quase puramente single-player, é raro jogar online e o único que faço isso actualmente é o L4D. Infelizmente cada vez julgo que os single-player são cada vez mais um add-on ao multiplayer, curtos, história fraca, poucos extras... E muitos nem sequer fazem uma única demo para testar, já que o meu portátil têm uma gráfica low-end e nem todos os jogos correm satisfatoriamente.

Só para exemplo ando há algum tempo para comprar o Modern Warfare 4 e os seguintes, que acabei por nunca os jogar, mas toda a gente me diz "Epá, o jogo é fixe mas acabas em meia-dúzia de horas..." dar nem que seja 20€ por um jogo que o sp são meia-dúzia de horas... não mesmo.
 
Numa conversa relacionada sobre este assunto, o director da Valve, Gabe Newell diz que a "piracy is a non issue"

In general, we think there is a fundamental misconception about piracy. Piracy is almost always a service problem and not a pricing problem. For example, if a pirate offers a product anywhere in the world, 24 x 7, purchasable from the convenience of your personal computer, and the legal provider says the product is region-locked, will come to your country 3 months after the US release, and can only be purchased at a brick and mortar store, then the pirate’s service is more valuable. Most DRM solutions diminish the value of the product by either directly restricting a customers use or by creating uncertainty.



Fonte: http://www.gamefront.com/gabe-newell-piracy-is-a-non-issue/
 
As consolas estão a muitas mas muitas milhas de ter a pirataria que o PC tem, o prejuízos em certos jogos são bem capazes de ser superiores ao lucro total de vendas. Por isso até acredito nesses números, só sou contra as formas de "prevenção", deviam adaptar-se como a Valve e não ir contra, pois isso não os leva a lado nenhum.
 
As consolas estão a muitas mas muitas milhas de ter a pirataria que o PC tem, o prejuízos em certos jogos são bem capazes de ser superiores ao lucro total de vendas. Por isso até acredito nesses números, só sou contra as formas de "prevenção", deviam adaptar-se como a Valve e não ir contra, pois isso não os leva a lado nenhum.

A pirataria nas consolas pode não ter os mesmos números que no PC (principalmente devido à facilidade com que é possível piratiar um software num computador pessoal), mas não são poucas as pessoas que pirateiam jogos numa plataforma como a xbox 360 por exemplo (até podes ver isso porque há muitas pessoas que jogam vários jogos em consola antes da data de lançamento, e não, não me parece que quase 1000 reviewers ou mais receberem uma cópia, até porque todos os sites de media do jogos não têm essa sorte). Basta ver o número de consolas que foram banidas do Xbox LIVE. As consolas X360 venderam bastante não só pelos problemas que teve (RROD, E74), mas também por causa dos bans.
 
Também é normal que a 360 tenha mais pirataria que uma PS3 por exemplo, é preciso ver que o medium que usam é muito mais acessivel (DVD, DVD-DL), mas mesmo assim a pirataria nas consolas não é propriamente comoda. Enquanto que no PC é quase um ritual do dia-a-dia, numa consola piratear um jogo tira grande parte do gozo, não deve ser a mesma coisa
 
O importante não é o facto de os jogos de consolas serem mais ou menos pirateados que os de PC, isso é irrelevante.

O que importa, e é aqui que reside a maior diferença, numa consola, mesmo que a pirataria seja elevada, os jogos originais vendem na mesma.

Basta ver quando sai um COD novo, duas semanas antes já ele anda por aí para quem o quiser jogar, no entanto, as vendas são astronómicas. Já no PC, isto por norma não acontece e os títulos tendem a sofrer mais devido às cópias ilegais.

E depois também é preciso ter em conta que as consolas estão muito massificadas e têm bastantes mais jogadores que o universo PC (nos ditos jogos AAA). Logo, mesmo que a pirataria fosse de 50% ou 60% em ambas as plataformas, os jogos de consola continuariam a vender muito mais.

É por isto que, a pirataria nas consolas seja muito menos problemática e praticamente nem é tema de conversa.
 
O importante não é o facto de os jogos de consolas serem mais ou menos pirateados que os de PC, isso é irrelevante.

O que importa, e é aqui que reside a maior diferença, numa consola, mesmo que a pirataria seja elevada, os jogos originais vendem na mesma.

Basta ver quando sai um COD novo, duas semanas antes já ele anda por aí para quem o quiser jogar, no entanto, as vendas são astronómicas. Já no PC, isto por norma não acontece e os títulos tendem a sofrer mais devido às cópias ilegais.

E depois também é preciso ter em conta que as consolas estão muito massificadas e têm bastantes mais jogadores que o universo PC (nos ditos jogos AAA). Logo, mesmo que a pirataria fosse de 50% ou 60% em ambas as plataformas, os jogos de consola continuariam a vender muito mais.

É por isto que, a pirataria nas consolas seja muito menos problemática e praticamente nem é tema de conversa.

Não vende no PC? Então o que é a Steam? Acho que há gente que compra para PC (menos que na consola), mas ainda são bastantes pessoas. Principalmente o jogo que referiste, COD, como tem componente online o pessoal que está interessado no jogo versão PC acaba por compra-lo. O que disseste que acontece na consola acontece no PC,m as em menor escala. Não tenho números, mas tenho quse a certeza que existem mais jogadores a jogar no PC (seja jogos web-Browser, AAA, indie, etc) do que na consola. Simplesmente a userbase é maior e há quem nem se aperceba que faz parte dela. O que queres dizer é que poderão existir mais jogadores de jogos AAA na consola do que no PC. Se a pirataria nas consolas não é um problema, então porque é que a Microsoft andou com wave bans e a Sony retirou o OtherOS? Deve ser porque há mais pessoas a piratiar na consola do que se pensa.

EDIT: Muitos jogos não saem no PC porque saem para um mercado mais fácil, no sentido em que não é tão exigente e onde é mais fácil programar ou desenvolver. Diz-me o que achas mais fácil: uma plataforma única como a X360 e depois portar os jogos para as outras plataformas ou o PC que possui infinitas configurações e possibilita ao utilizador personalizar ao seu gosto (isto se o developer deixar)?
 
Última edição:
Em certos jogos as consolas podem ter mais vendas e mais jogadores, mas em outros o PC pode bater aos pontos as consolas nos mesmo parâmetros. Isto já demasiado offtopic, tem pouco a ver com o tema
 
Depois ainda me lembro das chatices por comprar jogos com o GFWL....GTA4, Bullestorm, Arkhum Asylum, Arhum City, etc.....alguns jogos já nem compro se tiverem o GFWL, só se forem mesmo bons como os últimos Batman.

Ainda não consegui perceber o porque de o pessoal não gostar do GFWL, a mim nunca me deu problemas e para quem tem X360 (como eu) é um mimo.
 
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