Cerco à pirataria em Portugal

Status
Fechado a novas mensagens.
Se as autoridades começam a "apertar o cerco" os jovens vao todos entupir os tribunais... la vao os verdadeiros criminosos ter que esperar varios anos para serem julgados....

E vao ser precisos milhares de novos juizes para passarem os mandados de busca(ou lá como isso se chama....) para as autoriades nos virem ver o que temos no PC, ainda se lembram a confusao que foi quando a policia investigou os computadores do "24 horas"....

E quem tem leitores de MP3? Vai ter que andar com uma prova de compra das milhares de musicas que transportam??

Isto é só para assustar as pessoas e alertar algumas que talvez nao saibam que a sua musica, o seu software nao é legal!
 
Pelo que percebi das repostagens, estão a apertar o cerco ao crime organizado à volta da pirataria, o que acho muito bem. Se repararem, é o que as autoridades portuguesas podem e devem fazer neste domínio visto que, na minha opinião, a pirataria por "troca de ficheiros" em p2p é uma questão muito mais global e de resolução difícil, e não é a prender o pessoal que faz download de músicas que se resolve a questão.
 
LeeMan disse:
Acabou. A música hoje em dia é livre.
Acho que quem não concorda que mude de ramo ou que mude o ramo em si.

Hum... da parte de quem está dentro do assunto, n posso deixar de comentar: livre? Uma gaita... sabes a quantidade de dinheiro que nos custa, musicos, gravar um cd? Ora bem, digamos numa medida conservadora que nem somos uma boa banda e nem temos dinheiro para um estudio a sério, e gravamos uma maquete rasca num estudio rasca e fazemos 500 cd's... no minimo 1500 euros limpos para isto... sem contar com os gastos de estar vivos, mas esses geralmente são suportados pelo segundo emprego... mas este tipo de bandas n é partilhada na mula geralmente... sem contar com multimilionários americanos, o artista português tipico (pimba e afins) deve gastar pelos 10000 euros antes sequer de fabricar um unico cd... é o preço de gravar (e gravar depressa, em poucos dias), pagar aos músicos caso hajam, ao produtor, ao tipo que faz o master etc etc, ao fotografo, ao designer que fez a capa, etc... e estou a apontar por baixo... de seguida imprimir as capas e fabricar os cd's... digamos que se fabricam 5000, o artista tem esperanças em vendê-los... ficámos com um custo de fabrico de alguns euros por cd, depende da jewel case, da quantidade de cores e folhas do leaflet etc.. digamos 2,5 euros o cd.. temos 10000 euros + 2,5*5000 = 22500 euros para recuperar, sem lucro! O preço por cd fica em 22500/5000=4,5. Se o nosso amigo vender os cd's por sua conta e risco, baratos, directamente (na feira e no fim dos concertos secalhar), a 10euros cada, pq numa editora eles ainda levam uma BELA percentagem do lucro e a loja mais algum, terá que vender 22500 /(10-4,5)=4090 cd's só para recuperar o gasto... 4090 cd's para ter lucro ZERO, nem um tostão de lucro...

Compreendam que este exemplo é MUITO simplista, muito mesmo... sim, podem dizer que visto que um cd custa 20 euros o lucro é maior etc... só vos digo que: o artista passa fome, e a verdade é essa. Não tou a culpar o P2P por este estado de coisas, em minha opinião até foi positivo pq as pessoas ouvem e conhecem muito mais artistas que antes. A chatice é que de facto passaram a comprar menos cd's, a industria quer é massa, n os artistas, mas os negociantes de musiquice, e aumentaram os preços.. logo, menos vendas q a vida tá dificil...

N me interessa muito a polémica das partilhas e isso td, só n digam que a música é livre, pq passar um ano a escrever um álbum para todos o arranjarem de graça custa, imaginem-se a trabalhar o mês todo, e no fim o patrão ir-vos dizer que arranjou um tipo q fez o trabalho de graça nos anos 90, copiou o ficheiro dele, "obrigado mas este mês n te pago".

Tramado hã?

Deixo-vos com este pensamento: se ninguém fizer música pq tem de ter emprego das 9 as 18 para viver, em breve deixarão de ter música para partilhar...

Zeppel
 
blueplayer disse:
Se as autoridades começam a "apertar o cerco" os jovens vao todos entupir os tribunais... la vao os verdadeiros criminosos ter que esperar varios anos para serem julgados....

E vao ser precisos milhares de novos juizes para passarem os mandados de busca(ou lá como isso se chama....) para as autoriades nos virem ver o que temos no PC, ainda se lembram a confusao que foi quando a policia investigou os computadores do "24 horas"....

E quem tem leitores de MP3? Vai ter que andar com uma prova de compra das milhares de musicas que transportam??

Isto é só para assustar as pessoas e alertar algumas que talvez nao saibam que a sua musica, o seu software nao é legal!
muito bem visto,o people dos ipods se for ao itunes comprar musicas de certeza que nao recebe recibo da compra,la está eles ficam com a guita e o pessoal paga por mais uma lei mal feita.
 
.......... e ng estranhou o anucio da loja online??? LOL, isto é mais tipo " vou-te meter medo... mas se comparares aqui já ñ " . Publicidade gratuita meus caros.
Eu vou continuar a fazer aquio que sempre fiz. É tipo o software, ñ dou prejuizo pois, se ñ desse pra piratear, tb nunca o comprava porque são muitos €€€€€€€€€€€, tanto que uso o autocad em casa e nunca na vida dava 2000€ só pra fazer uns projectitos pessoais ou alguns renders pra passar tempo. ( a nivel da empresa é outra história ;) )
É verdade que os preços estão altos, mas ñ são desculpa, mas há muito software/musica/filmes a baixo preço que ñ custa muito ir comprando alguma coisa de vez em quando ao invés de se piratear só pk é fixe e facil.
 
zeppel
tudo bem que seja muito caro fazer um album e muito dificil e se tenham de fazer sacrificios por um sonho,mas epá se é tão dificil assim a culpa é das editoras e não nossa consumidores,são eles que fazem os preços!
se os artistas andam todos unidos a favor da musica nacional então porque não se unem contra os preços de fabrico e de venda dum album?!
ou pura e simplesmente fazem cds com segurança contra pcs.
fica este pensamento para ti tambem,qual a diferença de eu comprar um cd e partilha-lo na net com amigos,ou de o comprar na loja com capa e tudo e o ofereçer a alguêm?! se formos a ver é a mesma cena.ofereçer um cd de musica a alguêm tambem é pirataria?!give me a break.
 
Esta thread vai acabar como todas as outras, muito se discute e no fim fica tudo na mesma..

Fechem aquele tracker começado por "b" e que rima com "portuga" mais as news da telepac e ja fazem um bom rombo. E nem e preciso ir nenhum user preso... :P

Depois ha a industria que so ha pouco tempo e que percebeu que a Internet e a tecnologia pode servir muito bem para fazer dinheiro e nao e uma ameaça. O que a Internet fez foi acabar com o intermediario entre o artista e o consumidor, tornando o modelo de negocio antigo (paga 25€ e leva um cd com 14/15 musicas) obsoleto. A industria tem forçosamente que se adaptar e procurar novas formas de lucro a par com a tecnologia e nao combate-la a força (itunes foi ums bom começo)

Just my 0.99 cents (vale uma musica :D )

Namick disse:
fica este pensamento para ti tambem,qual a diferença de eu comprar um cd e partilha-lo na net com amigos,ou de o comprar na loja com capa e tudo e o ofereçer a alguêm?! se formos a ver é a mesma cena.ofereçer um cd de musica a alguêm tambem é pirataria?!give me a break

Se nao apagares as musicas nao e a mesma coisa. Quando das o cd a alguem abdicas tu de ouvi-lo, quando mandas uma musica a alguem nao abdicas de nada :P

Btw, Jesus Cristo foi o primeiro pirata historia da humanidade com o "crime" de piratear/multiplicar 5 pães e 2 peixes prejudicando assim a industria agricola e pescatoria :lol: :lol:
 
Namick disse:
qual a diferença de eu comprar um cd e partilha-lo na net com amigos,ou de o comprar na loja com capa e tudo e o ofereçer a alguêm?! se formos a ver é a mesma cena.ofereçer um cd de musica a alguêm tambem é pirataria?!give me a break.

Give me a break, sabes bem q n tou a falar disso de comprar e partilhar com os amigos... u know what i'm talking about... e a unica transacção envolvida é a conta da net

Vá, boas e n briguem meninos :)
 
É isso mesmo. Os artistas queixam-se mas eles próprios sabem que os únicos realmente beneficiados com a venda dos seus CDs/DVDs são as editoras e afins! Que tal eles gravarem as músicas, fazerem um site e venderem lá as suas músicas? Porque é que não ha inovação? Os únicos culpados são eles! Não é o consumidor que tem que se adaptar ao mercado, o mercado é que está sujeito ao consumidor!

Toda a gente reconhece que hoje em dia ninguém está para andar com CDs atrás para ouvir 10/15 músicas e com um CD player. Mesmo para ouvir em casa vai uma grande diferença em ter as músicas sempre todas disponíveis a andar a trocar de CD cada vez que se quer outro álbum/tipo de música!

Aqui entram os serviços de venda online de música, que foram o primeiro passo de adaptação da indústria ao consumidor. Quem apostou nisso reparou inteligentemente que é o único caminho a seguir.

Bandas pequenas, sem condições monetárias para gravar um disco só beneficiam com a partilha de ficheiros.

E atenção, os artistas musicais são dos poucos a beneficiar com a pirataria! A pirataria difunde a música de uma forma ímpar e isso é notável! Quem é que ha 10 anos conhecia a quantidade de artistas que conhece hoje? Sim, com a partilha ilegal podem não ganhar na venda de discos, no entanto ganham nos concertos e aí é que são beneficiados porque quanto mais forem ouvidos mais pessoas irão aos seus concertos e isto é certinho!

Já na indústria cinematográfica é diferente porque um filme está visto está visto, aí sim é mais preocupante!

Estas jogadinhas todas tipo a da notícia claro que são do total interesse das editoras, elas são as verdadeiras prejudicadas, mas é irónico que se referem sempre aos artistas como os prejudicados! Interessa-lhes obviamente! São eles que sentem o grande peso desta mudança, mas sim estou-me a borrifar, não são eles que produzem as músicas, eles são uns meros sanguessugas...
 
Última edição:
Ainda antes de ontem vi no telejornal uma reportagem sobre a PJ assumir que não tem meios nem pessoal suficiente e especializado para combater a pirataria em Portugal. Que não têm mãos a medir. Como é que esta associação está a pensar efectuar o combate? Pior ainda do que lá fora? Contratam uma empresa de segurança e mandam uns "gorilas" atrás de quem faz downloads?
 
Sinceramente axo que nunca havemos de perder esta guerra. Acho que devia ser criado estudios "publicos" ou de baixo custo para os artistas gravarem as malhas , ( ou que invistam em estudios proprios como muitos teem ) , depois fazem distribuicao gratuita via internet e que ganhem o dinheirinho com concertos. Se nao precisarem de gravar cds n precisam da editora mas sim de um estudio e de um pc ligado a net a distribuir o sonoro dps que façam concertos ate meter nojo.. As editoras essas que se F**** porque tao fartas de meter nojo a quem quer ouvir boa musica.. Acho que isso nao era assim tao complicado e resultava perfeitamente para as bandas.. Visto que ate cada vez mais se tem as musicas nos sites oficiais pra ouvir um bocado..que sejam inteligentes e que as bandas , artistas , pensem e caguem na dependencia das editoras..
 
Namick disse:
reparem bem,ou se compra os cds de musica ou de jogos a preços altos,ou espera-se uma eternidade á espera k os preços baixem,estilo akelas caixas na worten com cds prehistóricos a 5€,give me a break.

Se conseguires aranjar os CD's que queres a esse preço, tás com sorte. Eu ando atrás de CD's de uma das minhas bandas preferidas que alguns já foram editados há 10 anos e continuam a 20€ ou às vezes até mais caros que alguns bem mais recentes!

Acho que se esqueçeram que quem compra originais, não o faz obrigatoriamente em Portugal. Já há algum tempo que encomendo de sites internacionais jogos, DVD's, etc que me sai bem mais barato! E como eu, muita gente. É natural que as vendas tenham descido e desçam cada vez mais, à medida que cada vez mais gente tenha maior familiaridade com a internet e ultrapasse o medo de comprar on-line e adquira o que quiser onde for mais barato, que normalmente é lá fora!

E depois há coisas caricatas que acontecem, como por exemplo, estava interessado em comprar a season 1 do MacGuyver e vi-a a 40€ e achei um pouco cara; resolvi esperar alguns meses para ver se baixava uns euritos. Da última vez que a vi há venda já custava 60€ no mesmo sítio, fiquei8o!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo