certificacao agile/scrum

gonyalo

Power Member
Tenho ouvido falar e lido sobre Agile e Scrum. Também tive contacto numa
cadeira de faculdade.
A minha questão é: valerá a pena tirar uma formação de Scrum e/ou Agile?

Que escolas, preços e horas de formação acham razoáveis?
 
A meu ver, só valerá a pena esse tipo de certificados (e.g. certificado de Scrum Master) caso pretendas mesmo assumir o papel de um Scrum Master ou Product Owner num projecto. E mesmo assim não é requisito estritamente necessário, na minha opinião, para poderes assumir esse tipo de papéis.

Relativamente a escolas e preços, não te consigo responder.
 
tal como disse o poster anterior, tirar a certificação só se já tiveres um lugar em vista. De resto, o book of scrum é bastante pequeno, não é preciso cursos para o ler, o melhor é lê-lo, praticar o scrum, e revisitar o livro, procurar recursos/soluções para os problemas que se encontra diariamente.

em relação às certificações, hoje em dia há 2 reputadas: um dada pela scrum alliance e outra pelo srcum.org.

podes procurar melhor a história online, mas pelo que me lembro a que existia primeiro era a da scrum alliance, mas era um bocado um negócio para vender cursos/training.

basicamente pagavas bem, fazias 2 ou 3 dias de curso e tinhas a certificação sem exame. Como só era preciso ir lá e não provar nada, muita gente se começou a queixar do valor dessas certificações devdo ao extremo facilitismo.

alguns fundadores do scrum afastaram-se e criaram o scrum.org. Neste o curso/formação não é obrigatório (embora eles o vendam também a quem quiser), tens é de passar num exame online com 85% de respostas certas. O primeiro é o PSM I.

pelo que tenho visto há toneladas de gente com a certificação da scrum alliance, mas quem tira agora, faz a certificação do scrum.org
 
Já agora, falando da certificação ITIL Foundation, acham que é relevante para recém-licenciados?
Estou a fazer um curso online disso, acho interessante e o exame para a certificação custa 250€, enquanto que os cursos e certificações em empresas tipo Rumos ou Galileu custam mais de 1000€. O que acham desta certificação?
 
Estas certificações servem para quê? Apenas propósito educacional?

há anúncios específicos para scrum master que dão preferência a quem seja certificado. Para quem queira fazer vida disto, é, como se diz por aqui, "mais uma pena no teu chapéu".

atenção que as vezes se acha que o scrum master é sempre o team/tech lead, mas já vi equipas em que o scrum master era o manager, release manager, etc

é uma posição com funções bem definidas no book of scrum.
 
Já agora, falando da certificação ITIL Foundation, acham que é relevante para recém-licenciados?
Estou a fazer um curso online disso, acho interessante e o exame para a certificação custa 250€, enquanto que os cursos e certificações em empresas tipo Rumos ou Galileu custam mais de 1000€. O que acham desta certificação?


certificação ITIL é normalmente uma coisa que as consultoras te pagam se precisares disso para o teu trabalho.

tal como todas as certificações acrescentam sempre algo ao teu CV. Agora tem que se perceber bem a relação investimento/ganho e o tipo de posições que te queres candidatar.

não tiras uma certificação ITIL para te candidatares a startups - para isso vale mais ter um repositório no github e uma data de projectos interessantes.
 
A certificação de Scrum Master da Scrum Alliance (CSM) fica a preços na casa dos 750-1100 euros mais IVA com o curso (varia consoante o formador, e para cada formador pode variar com a antecedência de inscrição).

A certificação de Scrum Master da Scrum.org (PSM) fica (só teste, não requer curso):

- PSM I: US$ 150 por tentativa
- PSM II: US$ 250 por tentativa
- PSM III: US$ 500
 
Obrigado malta. Acho que fiquei com uma ideia.

No entanto tenho outras questões.
Em Portugal já se pratica muito esta metodologia? Qual a ideia que têm? Qual a experiência de empresas que as praticam?
 
No entanto tenho outras questões.
Em Portugal já se pratica muito esta metodologia? Qual a ideia que têm? Qual a experiência de empresas que as praticam?

Não consigo ajudar no resto, mas aqui posso dizer-te o que conheço.

Trabalho no Algarve, por isso dos outros lados não posso falar muito, mas tanto quanto vejo de anúncios de emprego e assim, o mesmo é verdade no resto do país.

Sim, pratica-se bastante esta metodologia. Todas as empresas que conheço aqui na minha zona com algum detalhe praticam SCRUM ou um híbrido (mistura de SCRUM com Kanban, por exemplo).

Pessoalmente no meu trabalho utilizamos SCRUM com algumas modificações, e estamos inclusive agora a tentar dar uns "tweaks" para melhorar o nosso processo, tendo em conta algum feedback da equipa e "experiências" realizadas. Gosto bastante das metodologias Agile em geral, e gosto de ler sobre o assunto e ter noção de como outras equipas e empresas utilizam o processo. Também não tenho experiência de trabalho onde não se usasse metodologias Agile, portanto não tenho como comparar, mas pelo que leio de outras pessoas, é sem dúvida um bom processo se se for flexível e se souber adaptá-lo à realidade da empresa.
 
certificação ITIL é normalmente uma coisa que as consultoras te pagam se precisares disso para o teu trabalho.

tal como todas as certificações acrescentam sempre algo ao teu CV. Agora tem que se perceber bem a relação investimento/ganho e o tipo de posições que te queres candidatar.

não tiras uma certificação ITIL para te candidatares a startups - para isso vale mais ter um repositório no github e uma data de projectos interessantes.
ITIL acho que faz sentido caso uses essa framework e ai sim compreendes e faz sentido mt coisa que la dizem senao tirares por tirar nao te vai acrescentar mt
 
A meu ver é melhor esperar que uma empresa te pague isso. Podes até negociar quando entras. A empresa ganha em ter alguém com formação e tu tb ganhas. Pagar isso do teu bolso, a meu ver, não te vai trazer grandes benefícios.
 
Back
Topo