Certificação Red Hat

Kaonashi

Power Member
Para quem estiver na área, a certificação Red Hat abre portas para emprego ou nem por isso? Será que alguém que decida apostar no RHCE - Red Hat Certified Engineer ou RHCT - Red Hat Certified Technician como a sua principal área de formação consegue entrar facilmente no mercado? Estas são as únicas formações de "renome" que conheço em Portugal, para além das fornecidas pela IBM.

Pergunto isto porque já fui da área de informática, mas como não acabei o curso não tenho direito a diploma. Actualmente sou Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho, mas estou descontente com a área e provavelmente voltaria para a Informática se fosse para redes e/ou Linux.
 
As certificações LPI já começam a ter algum nome cá em pt, quanto as Red Hat não sei, mas diria que para quem quer apostar em linux é uma forma de mostrar conhecimento .
 
Para quem estiver na área, a certificação Red Hat abre portas para emprego ou nem por isso? Será que alguém que decida apostar no RHCE - Red Hat Certified Engineer ou RHCT - Red Hat Certified Technician como a sua principal área de formação consegue entrar facilmente no mercado? Estas são as únicas formações de "renome" que conheço em Portugal, para além das fornecidas pela IBM.

Pergunto isto porque já fui da área de informática, mas como não acabei o curso não tenho direito a diploma. Actualmente sou Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho, mas estou descontente com a área e provavelmente voltaria para a Informática se fosse para redes e/ou Linux.

Eu fiz certificações Microsoft e Cisco, quanto ás certificações *nix, no nosso país há poucas empresas que apostam nesse tipo de pessoal. Todo o caso, investe na tua formação que terás sempre proveito mais cedo ou mais tarde, desde que saibas aplicar bem o que aprendeste e convem também que vás solidificando os conhecimentos obtidos.
 
Há uns anos dizia-se: "if you know Red Hat you know Red Hat; if you know Slackware you know Linux".
Pessoalmente, acho que isto ainda tem um fundo de verdade, se bem que hoje existam muito mais distribuições Linux.

Se vais trabalhar para um local onde usem Red Hat, a certificação deve 'olear' a porta de entrada. Se usarem OpenSuse, provavelmente seria preferível uma certificação qualquer da Novell. Se usarem Solaris, tens certificações da SUN.
 
Vamos lá ao desenterranço :D
Afinal estas certificações Red Hat / LPI abrem portas ou nem por isso? Estou virado para umas formações, mas não queria nada de microsh**t...
Alguém sabe como anda o mercado cá em Portugal em termos de oferta de trabalho, para este tipo de certificação?
 
As soluções open-source estão a aumentar, se tiveres a certificação Red Hat dá-te conhecimentos de linux. O PSD já falou nisso para uso das TI do estado, é sempre uma boa aposta, mas se tiveres por exemplo da Cisco, dá-te conhecimentos de redes mais geral. Por isso depende muito do que pretendes para a tua vida profissional. Eu vou tirar a da Red Hat em breve.

quantos aos sítios, tens a rumos, galileu, atec, entre outras. Isto pela zona do Porto e Aveiro.

cumprimentos
 
sim, é caro. Tens sempre a opção de comprares os livros que há de preparação e estudas por ti para o exame. cumprimentos

Que livros aconselham a comprar?! Seria também interessante encontrar exames de edições anteriores para familiarizar com a estrutura, consegue-se arranjar isso?!

Aqui há tempos pensei em estudar para o exame de LIPC 1 - Linux Professional Nível Júnior, LIPC 2 - Linux Professional Nível Avançado.... Mas depois acabei por não ter tempo....

Será melhor optar por exemplo, pelo Red Hat Linux System Administration incl. RHCT ao invés do Linux Professional Nível Júnior/Avançado ?!

cumps :001:

Volto a perguntar será melhor uma certificação em RHCE (Red Hat Certified Engineer) ou uma certificação LPI (Linux Professional Institute) ?!

cumps :001:
 
Atenção que o exame RHCE é hand-on, ou seja, não é exame de questionários a preencher de cruz mas sim mão na massa com resolução prática de perguntas, problemas e elaboração de cenários reais (configuração de um MTA, Web Proxy, iptables, etc, etc, etc.).
Para quem quer estudar só por livros será mais fácil o LPI uma vez que me parece que esses exames só são de escolha múltipla. Para quem já tem experiência do dia-a-dia com Redhat o RHCE tornará-se um pouco mais fácil.
 
Back
Topo