Certificação THX. É Importante?

O que acham da certificação THX?

  • Deve ser tomada em consideração

    Votes: 14 53,8%
  • Não é sinónimo de qualidade

    Votes: 12 46,2%

  • Total voters
    26

mauro1855

I'm cool cuz I Fold
Já tinha introduzido o tópico Dolby Digital vs. DTS, e mais uma vez recorro aos users experientes (ou não) para que dêm a vossa opinião.
Vale a pena comprar equipamento THX Certified ?? É uma boa certificação ou não?

thx270580sq3.jpg

Cumps
 
Última edição:
No que diz respeito ao equipamento, qualquer tipo. Mas não esquecer por exemplo que a certificação THX tb está presente em salas de cinema (4 salas de cinema portuguesas), e não avalia só o equipamento, avalia a qualidade de som, imagem, posição das colunas, posição da tela, ambiente da sala, propriedades físicas da sala de cinema, etc....

Basicamente pergunto aos users o que axam desta certificação...

Cumps
 
Quanto a colunas, se a certificação está presente em colunas como as Z5500 da Logitech mas não em colunas de marcas como Kef, parece-me obvio que vale 0.

Vale 0 não no sentido que não assegura um certo nível de qualidade, isso concerteza assegura, apesar de não conhecer os pormenores do processo de certificação.
Vale 0 no sentido que não pode ser um item a ter em conta no momento da decisão, como o exemplo acima demonstra. Quem comprar as Logitech Z5500 em vez das Kef 3000.5 sai a perder em termos de qualidade.
 
Última edição:
Quanto a colunas, se a certificação está presente em colunas como as Z5500 da Logitech mas não em colunas de marcas como Kef, parece-me obvio que vale 0.

Vale 0 não no sentido que não assegura um certo nível de qualidade, isso concerteza assegura, apesar de não conhecer os pormenores do processo de certificação.
Vale 0 no sentido que não pode ser um item a ter em conta no momento da decisão, como o exemplo acima demonstra. Quem comprar as Logitech Z5500 em vez das Kef 3000.5 sai a perder em termos de qualidade.

Pois, segundo aquilo que li, isso deve-se ao facto de que a KEF não tenta adquirir essa certificação... Existe muito material bom que não tem certificação simplesmente porque nunca kis ter...

Isto é muito claro, por exemplo, nas salas de cinema portuguesas. De acordo com o Site THX, as unicas salas em Portugal certificadas são as salas 4/5 do Vasco da Gama e as salas 3/8 do NorteShoping. Não acredito que sejam as unicas salas de qualidade...

De qualquer forma no que diz respeito a equipamentos, aqueles que apresentam certificação THX é porque é material de boa qualidade, na minha opinião...

Cumps
 
A certificação THX é como aquela certificação que há para o produto do ano ou para o sabor do ano, quer dizer muito pouco.

Se pagares e seguires os critérios mínimos exigidos, levas com a certificação, se não pagares e continuares a seguir os critérios, não levas com o certificado.
 
A certificação THX pode indicar alguma qualidade a principio, mas não te deves guiar por ai.

por acaso tenho colunas com certificação THX (logitech Z-2300), mas não foi por ai que as comprei.

alias penso que apenas algumas logitech tem a tal certificação.

no mundo de audiofilia a sério, quase sempre segue-se a velha máxima do "a qualidade paga-se e bem".

ainda em equipamento de som, aprecio as marcas especializadas, como JBL, B & W, Denon, koss, sennheiser (estas 2 ultimas em auscultadores), etc

Quem comprar as Logitech Z5500 em vez das Kef 3000.5 sai a perder em termos de qualidade.

acredito, mas qual a diferença de preço? As Z-5500 deve ser as melhores colunas do mundo em relação preço/qualidade. Custam apenas uns 300-350 € e tem som que terias que queimar muitas notas em sistemas standalone.
 
Última edição:
Ter certificado será certamente melhor que não ter (pois provavelmente garante a mínima qualidade) no entanto o facto de ter ou não ter não quer dizer que as colunas sejam boas ou más.


acredito, mas qual a diferença de preço? As Z-5500 deve ser as melhores colunas do mundo em relação preço/qualidade. Custam apenas uns 300-350 € e tem som que terias que queimar muitas notas em sistemas standalone.

É uma diferença pequena enquanto as Z5500 custam uns 200 e poucos dólares as colunas que ele fala custam cerca de 1000 dólares http://www.amazon.com/Logitech-THX-...1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1219028284&sr=1-1 https://www.amazon.com/dp/B000FZ4KWO/ref=nosim?smid=ALAQLAKJ574UN&tag=zwame-20 no entanto o user comparou as colunas para mostrar que o certificado não equivale necessariamente a qualidade (pelo menos não qualidade superior), já que comparar ambas no que toca a qualidade de som seria o mesmo que comparar um Audi R8 V12 com um BMW serie 3, ambos bons veículos automóveis mas em patamares completamente diferentes.
 
Axo que é mesmo uma questão de as marcas não estarem dispostas a pagar pela certificação, agora o que me esteja a lembrar que tenham essa certificação são 2 ou 3 colunas da logitech (incluindo as z-5500 e até alguns modelos inferiores), também os receptores onkyo têm essa certificação, desde o modelo TX-NR500E até ao TX-SR806, são todos THX certified, e o site apresenta logo essa informação...

Tou agora a ver no site THX e a KEF afinal tem alguns produtos com esse certificado..., por aquilo que estou a ver ainda há muitas marcas com esta certificação, Klipsch, KEF, Onkyo, Velodyne, Yamaha, LG, Harman Kardon, LG, B&K e muitas outras:


http://www.thx.com/products/home/search.html

Cumps
 
Há tambem a ter em conta que existem varios niveis de certificaçao THX

THX Standard
THX Ultra
THX Ultra2

Deve depender de quanto a marca quer gastar $$ numa licença THX :P

No meu ponto de vista isto é 90% marketing por parte da Lucasfilms e 10% qualidade teórica do material em questão. Ou seja, a Lucasfilms garante que o produto a ser comprado tem qualidade, no grau medido acima, por uma pequena quantia $$. As marcas querem gastar esse valor porque sabem que os utilizadores/compradores vao tender a comprar o material que tem o logotipo comparando com outro que nao tem....quando comparando produtos semelhantes em preço claro....

As minhas Proac nao teem qq afiliação ao THX nem parece ser esse o interesse da marca. Talvez porque quem compra esse produto está-se marimbando para o que diz na caixa, e confia mais nos proprios ouvidos...
 
Há tambem a ter em conta que existem varios niveis de certificaçao THX

THX Standard
THX Ultra
THX Ultra2

Deve depender de quanto a marca quer gastar $$ numa licença THX :P

No meu ponto de vista isto é 90% marketing por parte da Lucasfilms e 10% qualidade teórica do material em questão. Ou seja, a Lucasfilms garante que o produto a ser comprado tem qualidade, no grau medido acima, por uma pequena quantia $$. As marcas querem gastar esse valor porque sabem que os utilizadores/compradores vao tender a comprar o material que tem o logotipo comparando com outro que nao tem....quando comparando produtos semelhantes em preço claro....

As minhas Proac nao teem qq afiliação ao THX nem parece ser esse o interesse da marca. Talvez porque quem compra esse produto está-se marimbando para o que diz na caixa, e confia mais nos proprios ouvidos...

Não me parece... Existem de facto diversos graus de certificação, mas essas certificações variam consoante a qualidade/potência, digamos assim, umas colunas boas mas não mt potentes terão uma certificação THX Certified Multimedia, aconselhável para divisões com 1-2 metros de lado, THX Certified já será para 2-3 metros, THX Select/Select2/Select2Plus será para ambientes 3-4 metros, e finalmente equipamentos THX Ultra/Ultra2/Ultra2Plus para salas maiores que 4 metros de lado...

Quanto isso do 10% qualidade, não m parece... Dentro das marcas que são de facto certificadas, não são todos os produtos que são certificados, só aqueles que supostamente têm de facto qualidade (gama superior)...
No que diz respeito a salas de cinema com essa certificação, parece que tem de obedecer a diversos parâmetros. Sendo que o Vasco da Gama tem duas salas certificadas, leva-me a querer que a Lusomundo deve ter pedido certificação para todas as salas do Vasco da Gama, mas apenas duas receberam a certificação. Já percebi que a opinião geral dos users é que a certificação THX não significa muito em equipamentos, mas então e em salas de cinema??
Parece ser rigida uma vez que requer montes de parâmetros, como materiais de contrucção, ângulo de visão, etc...

Cumps
 
THX certified : Selo de reconhecimento por parte da Lucasfilm para assegurar que uma dada sala de cinema apresentava padrões de reprodução exactamente iguais aqueles que o Sr Geroge Lucas pretendia no filme Star Wars !!

Ou seja, este senhor (aliás quem criou a sigla foi outro tipo Tom Holman qq coisa e batizou com o nome dele : T.H.X. em que o X é de experiment acho eu) começou a espalhar a marca por todo o lado e rapidamente das salas de cinema chegou aos Home Cinema...

Com isso todo o equipamento começou a levar o selo, se pagasse os royalties !!
Por isso continuo a dizer...isto é tudo um grande marketing. Empresas de alto nivel que nao querem pagar royalties e estao-se marimbando pra isso continuam a valer o que valem.
E empresas de mid-fi que pagam para ter o Logotipo nao valem mais por isso tambem...

Ter um LOGO THX num cinema ate pode ter um certo valor, claro que sim !! Porque o logo representa o que o Gerge Lucas queria....garantir que aquela sala reproduz o seu filme como ele queria !!!

Agora avaliar um amplificador...umas colunas...um leitor de DVD....com um THX logo ??????
Que raio é que o senhor George Lucas me garante que eu vejo o filme em casa como ele queria que eu visse , so por ter o logo THX no meu DVD ????

É tanga !!!! Como ele o gravou nos estudios..só nos estudios ou numa grande sala de cinema!

Qualidade nao tem nada a ver com THX.... mas como está provado pelo marketing actual...o logo vende...e bem !!!
 
Back
Topo