Certificações/Cursos

Nesse caso tira um ccna (nem se seja a estudar em casa e fazes somente os exames na rumos/galieu). Assim são capazes de te abrir as portas com ordenado >=1000€..

5 anos como tecnico senior ou 5 anos de xp?
E não, não podes avançar para o ccnp sem o ccna (o que faz sentido)..


5anos como Técnico Senior.
Em 2008 já tirei apenas os módulos de CCNA(no curso em que estava) nas já caducou.
Sim têm a sua lógica em não se puder avançar para o CCNP sem o CCNA.

Agora não sei qual das situações é a mais viável, se tire o CCNA ou se tire alguma vertente do CCNA mais especifica.
 
Mesmo para tirares alguma vertente do ccna é necessário tirares pelo menos o icnd1. (o ccna é composto por 2 exames: icnd1 e icnd2).
Vê na pagina das certificações os requisitos.
 
Mesmo para tirares alguma vertente do ccna é necessário tirares pelo menos o icnd1. (o ccna é composto por 2 exames: icnd1 e icnd2).
Vê na pagina das certificações os requisitos.

Já estive a ver.
Mas pelo que entendi tens duas maneiras.....ou tiras o ICND1 e ICND2 ou podes mesmo propor-te ao CCNA.
 
Boas malta, estou a pensar em entrar para um curso de redes na Galileu.
Gostava de saber qual a vossa opinião relativamente a estes cursos, valem a pena?

Gostava ainda de saber qual seria o curso mais indicado para o meu caso uma vez que já tenho algum conhecimento informático. Outra coisa que vale a pena referir é que pretendo fazer o curso via e-learning (online), uma vez que moro numa zona distante de todos os centros existentes.

Desde já, agradecido malta :)
 
Última edição:
Olá,

Para quem está empregado, 12º Informática mais uns módulos (um suposto nível IV), acham que vale a pena fazer um CET - Redes e Sistemas Informáticos (c/ IEFP pagando 200€) ou é igual se estudarmos e formos fazer um exame CCNA ?

O meu dilema é: Entre andar 2 anos num CET e andar uns meses a estudar o CCNA e fazer o exame em muito menos tempo podendo se calhar dar quase a mesma equivalência que o CET.
 
Se fizeres o self-study com o único objectivo de passares o exame isso vai-se notar quando chegares ao mercado de trabalho. Ao invés, se fores formado por um instrutor competente, que não só te dê problemas para resolver como acima de tudo te explique o porquê e o como resolver, isso vai ser uma extrema mais-valia no teu ingresso num emprego ligado às redes. Quando alguém já tem alguma experiência de trabalho eu aconselho a fazer apenas o exame porque ter o certificado é essencial hoje em dia, quando não se tem experiência, a formação on-site qualificada é sempre uma mais valia.
 
Se fizeres o self-study com o único objectivo de passares o exame isso vai-se notar quando chegares ao mercado de trabalho. Ao invés, se fores formado por um instrutor competente, que não só te dê problemas para resolver como acima de tudo te explique o porquê e o como resolver, isso vai ser uma extrema mais-valia no teu ingresso num emprego ligado às redes. Quando alguém já tem alguma experiência de trabalho eu aconselho a fazer apenas o exame porque ter o certificado é essencial hoje em dia, quando não se tem experiência, a formação on-site qualificada é sempre uma mais valia.

Ok, é de facto mais arriscado. Vou continuar com o CET, agora é a parte mais 'básica' e para nivelar conhecimentos, acredito que daqui a 6 meses seja mais complexo.
 
Tens estagio no cet? Do que ja viste, a matéria é interessante ou é daqueles de encher chourico? Tem componente pratica nas aulas?
 
Sim tens estágio no fim, agora no início está a ser para nivelar o pessoal, uns sabem mais outros menos e daqui uns meses entramos no curso a sério. A matéria no módulo de Redes vai ser basicamente o CCNA, agora estamos a fazer coisas como conversões de binário\decimal, VLSM, cálculos de redes, etc. pode ser básico mas não é muito fácil entender à 1ª :) Mas sim, diria que o CET é muito completo e pelo menos no fim as pessoas que o concluírem ficam sem dúvida com mais conhecimentos (e com nível V).
 
Boa noite,

Gostaria que alguém me pudesse ajudar a escolher entre estas 2 instituições.

Actualmente estou a tirar o CTeSP de Redes e Sistemas informáticos no Politécnico de Setúbal. Acontece que também me candidatei ao curso na ATEC.

No IPS o curso é de 2 anos e tem o seguinte conteído programático: https://www.si.ips.pt/ests_si/planos_estudos_geral.formview?p_Pe=1418

Na ATEC o curso é de 1 ano e tem o seguinte conteúdo programático: https://www.atec.pt/images/stories/..._em_Gesto_de_Redes_e_Sistemas_Informticos.pdf

Ambos dão formação e ficas com nível V o que para mim não faz muito sentido (se um é de 1 ano e o outro de 2 anos). No IPS pago propinas, na ATEC não pagaria(pois encontro-me desempregado). Mas o dinheiro não tem muito peso na escolha.

No IPS pareceu-me ter mais matemática e também telecomunicações...

Eu gostava de saber é qual das instituições te prepara melhor e tem mais peso no mercado de trabalho. Basicamente com maior aceitação e reputação.

Obrigado

Cumps
André
 
Boas Jones_Raider, ja andei na ATEC no curso de redes, e também era de um ano e pouco mais estagio. Contudo tive que sair a meio e agora estou numa privada a fazer o mesmo curso.

A minha opinião 'e que na ATEC como a duração do curso 'e menor das a matéria correr e nao tens tempo para nada e as aulas sao de manha ate ao final do dia, na privada normalmente tens uma aula por dia, no máximo duas (depende da privada) e com isso o curso demora mais tempo, mas também te deixa mais tempo para estudares e ate arranjar um part-time. No que toca ao conteúdo programático ate agora 'e exactamente igual tirando uma disciplina ou outra.
 
Olá a todos,

Sem querer ser repetitivo e maçador, gostaria de ouvir umas opiniões vossas.

Eu estou com 38 anos e, apesar de gostar muito das TI, eu não trabalho na área e os meus conhecimentos são muito poucos, no entanto, quero mudar de vida profissional e fazer algo que me cativa e seduz.

Tenho a possibilidade de fazer um curso de 120 horas com certificação CCNA e no inicio do ano fazer um CET, ambos no CINEL.

Acham que só o CCNA vai-me abrir portas para eu entrar no mercado de trabalho nesta área? Ou devo mesmo depois fazer o CET e ficar com o CET e o CCNA? Ou fazer só certificações e esquecer o CET?

Fico muito agradecido pelas vossas opiniões.
 
Boas,

Acabei o meu curso técnológico de Técnico de Gestão de equipamentos informáticos.
Durante o meus 3 anos de curso, sempre fui mais virado para SO. Linux server's e coisas do género, mas também tinha uma componente de redes durante o meu curso e no meu estágio curricular acabei a fazer na área de redes onde ganhei um gosto enorme por uma área que tinha apenas um conhecimento superficial.

A minha questão é, eu gostava muito de me certificar nessa mesma área com algumas certificações da cisco, mas queria ter algum material para começar a estudar por mim próprio. Alguém sabe de sites que tenha isso?

Agradeço desde já a quem me ajudar.

PS: Uma das minhas duvidas vai ser quando for fazer certificação da cisco, residir nos açores e não saber se existe uma "entidade" que me certifique assim, sem ter que ir ao continente.
 
@@jdm nos açores e para o cisco (ccna) tens em:
ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores
Estrada de São Gonçalo - Edifício INOVA
9504-540 Ponta Delgada
São Miguel - Açores
9504-540 Ponta Delgada
Portugal

CELTA S.A
Avenida Natalia Correia
4A - Fraccao D - R/C
9500-341 Ponta Delgada
Portugal

Quanto ao resto, o ideal é veres cbtnuggets e arranjares os ebooks da certificação que queres.
 
Back
Topo